Brasil,

Tratamento de sementes proporciona controle de pragas e doenças e garante stand inicial da cultura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ananda Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Especialista da Ourofino Agrociência orienta sobre a importância da prática que gera resultado com baixo custo de investimento

No dia a dia do campo, buscar ferramentas para o melhor desempenho das culturas é fundamental para garantir o sucesso das safras. Entre as práticas recomendadas por especialistas e que resultam em lucro sobre o produto final, o tratamento de sementes é uma das mais importantes. Isso porque a iniciativa, realizada por meio de agroquímicos, proporciona a prevenção de doenças e pragas em fases inicias, permitindo que a planta possa germinar e se desenvolver melhor nesse estágio, possibilitando resultados mais altos de produtividade.

“Quando realizamos a técnica de maneira correta e assertiva, proporcionamos uma melhor germinação, o que resultará em uma lavoura com stand apropriado, além de plantas mais vigorosas e sadias, enraizamento e uniformidade de estandes para variedade plantada. A prática protege a semente desde o primeiro contato com o solo até o início do crescimento da planta. O resultado disso é uma cultura com maior capacidade de expressar seu pleno potencial produtivo”, explica Marco Cunha, Gerente de Produtos Inseticidas e Fungicidas da Ourofino Agrociência.

Segundo o especialista, para o tratamento adequado de sementes, é preciso atenção a alguns pontos. A recomendação é que o procedimento seja feito próximo ao plantio, aproximadamente 30 dias antes. Mas também há possibilidade de fazê-lo com 24 horas de antecedência. “Cada tratamento tem um tempo adequado para secar completamente. Além disso, o volume de calda do produto que será aplicado varia de acordo com cada cultura e precisa ser respeitado. Dessa forma, evita-se a redução do poder germinativo”, pontua Marco que diz que as região e condições climáticas também entram nessa lista de observações.

O tratamento pode ser realizado de duas formas: nas propriedades rurais e também nas indústrias, em unidades de beneficiamento de sementes. Para ambos os casos, a Ourofino Agrociência desenvolveu o inseticida Terra Forte®, um produto de contato e ingestão à base de fipronil, que tem amplo espectro de controle de pragas que atacam soja, milho, algodão, feijão e também pastagem. A solução é de formulação líquida composta por micropartículas que proporcionam maior uniformidade no recobrimento das sementes.

“Por ser um inseticida de fácil manuseio, o Terra Forte® também proporciona fácil limpeza dos equipamentos após o uso”, pontua Marco. A solução da Ourofino Agrociência age no controle das pragas como broca, lagartas, vaquinha, coró em estágio larval e cupins.

Além do controle amplo de pragas, o gerente de produtos da Ourofino também aponta como benefício do tratamento de sementes a proteção do potencial genético da variedade que o produtor escolheu plantar. Ainda, auxilia o estabelecimento de plantas Bt nas áreas de refúgio agrícolas, promove o estabelecimento do estande na lavoura e influencia positivamente na fisiologia da planta. “Vale à pena investir na prática. É um baixo custo de investimento diante de um resultado de alta produtividade no campo”, explica Marco.

O Terra Forte ® está disponível no mercado em embalagens de 1 e 5 litros, indicadas para a utilização em propriedades rurais, e de mil litros, ideal para procedimentos industriais. Outras soluções do portfólio da Ourofino Agrociência podem ser encontradas no site ourofinoagro.com.br.

Sobre a Ourofino Agrociência

A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira fabricante de defensivos agrícolas. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 120 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve seus produtos com base nas caraterísticas do clima tropical, seguindo o propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Mais informações no site ourofinoagro.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar