Brasil,

Morre “Lenda”, primeiro bovino clonado a chegar na fase adulta

“Lenda” da Embrapa, primeiro bovino clonado a partir de células somáticas a chegar à idade adulta no Brasil, e segundo animal clonado pela equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, morreu em 18 de maio de 2020 aos quase 17 anos de idade.

Lenda era um clone da raça Holandesa nascido em 04 de setembro de 2003, produzido a partir de células da granulosa retiradas de um outro animal morto, exemplo de possibilidade de recuperação e maximização do uso de germoplasma de animais de mérito genético superior.

Lenda foi prova de que animais clonados podem ter vida semelhante aos demais, pois teve um desenvolvimento completamente normal e produziu quatro gerações de filhos, comprovando sua capacidade reprodutiva. Além disto, viveu por quase 17 anos, o que para um bovino é uma idade avançada.

Ela vinha em um emagrecimento progressivo e nos últimos dois dias estava muito fraca e acabou vindo a óbito. Após seu exame de necrópsia, não foram constatadas alterações significativas, a não ser pela sua dentição gasta, compatível à sua idade e que provavelmente contribuiu para seu emagrecimento. Coletou-se ainda amostras de células para armazenamento em banco genético da Embrapa e para futuras análises moleculares.

A equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia também produziu outros clones bovinos como a"Vitória da Embrapa" (2001), primeiro animal clonado na América Latina e "Porã" e "Potira" (2005) da raça Junqueira, que encontrava-se à época em risco de extinção no Brasil.

Estes resultados demonstraram o protagonismo na clonagem de bovinos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que desenvolve estudos em biotécnicas avançadas de reprodução animal, genética molecular e epigenética, entre outros nas áreas animal, vegetal e de microrganismos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo