Brasil,

KPMG destaca tendências e desafios para o setor de agronegócio frente ao cenário de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Ulsen
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Um levantamento da KPMG apontou as principais tendências e desafios para o setor de agronegócio no atual cenário de pandemia do novo coronavírus. O documento traz ainda considerações sobre o padrão de retomada para segmentos dentro do setor, considerando impactos da pandemia nas operações de produção e distribuição, assim como os impactos na demanda dos produtos finais.

Para a sócia-líder do setor de agronegócios da KPMG no Brasil, Giovana Araujo, dois padrões distintos de retomada de negócios pós-COVID 19 destacam-se no agronegócio.

"Neste cenário, temos o segmento de açúcar e etanol, um dos mais afetados, no qual predomina o padrão de transformar para emergir, e temos também grande parte do agronegócio, onde predomina o padrão de retorno ao normal", analisa.

Segundo o levantamento, alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor de agronegócios em virtude pandemia são:

· Etanol: Forte queda de preços da gasolina nas refinarias no Brasil, pela queda dos preços internacionais do petróleo e derivados, com impacto nos preços do etanol (consumidor e produtor). Neste cenário, a revisão anunciada de contratos pelas distribuidoras de combustíveis agrava situação de preços e traz risco de fluxo de caixa. Há ainda uma preocupação com a capacidade de armazenamento de etanol.
· Açúcar: Maior parcela da produção da safra de 2020 e 2021 foi fixada a preços atrativos, o que atenua, parcialmente, o impacto da queda de preços do etanol. Por isso, há uma preocupação com o cumprimento de contratos.
· Energia de biomassa: Grande parte da energia exportada é sob regime de contratos, menor exposição ao mercado spot (mercado de entrega de mercadoria imediata e o pagamento à vista). Preocupação com cumprimento de contratos.
· Grãos: Desvalorização cambial ao final da colheita da safra favorece exportações. Não ocorreram rupturas relevantes nas operações e logística de exportação. Preocupação com cumprimento de contratos. Decisões sendo tomadas para plantio da próxima safra, trazendo preocupações sobre falta de moléculas importadas da China, ruptura logística na entrega de insumos, impacto do dólar forte na compra de agroquímicos, disponibilidade de crédito e custo do capital.
· Algodão: Maior parcela da safra vendida. Preocupação com cumprimento de contratos e demanda global pela competição com fibra sintética. Queda de preços internacionais influenciada pela queda dos preços de petróleo.
· Hortifruti: Redução da demanda de frutas e hortaliças na crise, em especial as mais perecíveis. Dificuldades de logística aérea para exportação.

As principais tendências para o segmento de açúcar e etanol destacadas pelo estudo são as seguintes:

· Foco na execução da safra, mitigando os riscos de operação (criação de reservas técnicas, aumento do tempo de safra e do estoque de insumos, revisão de turnos)
· Revisão do orçamento e fluxo de caixa da safra de 2020 e 2021, com foco na liquidez.
· Reestruturação financeira e refinanciamento da dívida.
· Foco em redução de custos e aumento da eficiência operacional da produção.
· Revisão dos contratos de trabalho à luz das mudanças governamentais
· Revisão do Capex (despesas de capital ou investimento em bens de capital), considerando paralisação de investimentos em capacidade de produção de etanol de milho.
· Judicialização de contratos.
· Medidas de apoio governamental setorial (CIDE, isenção de PIS/COFINS, etc).
· Maior apetite para diversificação de negócios (bioeletricidade, levedura, etc).
· Forte transformação digital em toda empresa, em especial na área agrícola.

Já as principais tendências para os demais segmentos do agronegócio destacadas pelo estudo são as seguintes:

· Foco em produtividade: fazer mais com menos, mitigar eventuais pressões de custos em virtude do impacto do dólar forte nos insumos.
· Repensar o negócio: processos, tecnologia, agregação de valor, aspectos ambientais, maior uso de biológicos, estrutura de capital.
· Maior comunicação entre agentes na cadeia e conectividade.
· Novos valores: cooperação, transparência e reputação.
· Forte transformação digital em toda empresa, em especial no front office, middle office e back office.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar