Brasil,

Quando o assunto é agronegócio e TI, os investimentos continuam porque o setor não para de crescer

Por Luciano Steinbruch

Não há pandemia ou crise que abale o agronegócio no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia, as principais commodities brasileiras deverão sofrer pouco impacto com a crise instaurada pelo Coronavírus. O PIB de 2020 deve fechar com alta de 3,8%. Em outros momentos de retração, nos quais vários setores econômicos seguiam instáveis, vimos este mesmo cenário. O que isso significa? O setor agro não para de crescer.

E quando falamos em investimentos, a área de tecnologia é a que mais desponta neste mercado. Não é de hoje que a automação entrou no campo por meio de suas máquinas e equipamentos. Internet das Coisas, tratores autônomos, robótica, drones e dados para uma melhor tomada de decisão. Mas inovar apenas o campo não é o suficiente. O ecossistema agrícola precisa acompanhar essa inovação para que faça sentido esse salto tecnológico. Ora, se o setor investe em equipamentos de alto valor agregado, a rede de serviços e suprimentos precisam andar no mesmo passo.

A indústria que supre as necessidades do setor agro com serviços, por exemplo, tem que estar no mesmo passo de inovação. Veja, por exemplo, como se comporta o campo durante a safra. Os equipamentos agrícolas não podem ter paradas. Isso significa que tratores cada vez mais autônomos e digitais não podem contar com uma assistência analógica. Manutenção preventiva, parada programada, peças disponíveis just in time... tudo precisa operar como uma orquestra regida pela tecnologia. Isso significa oferecer o mínimo de intervenção possível. E como se atinge esse patamar? Com todo o ecossistema operando de forma digital.

Então, de fato, transformar os negócios digitalmente é o caminho da inovação? Para uma parcela significativa do alto escalão executivo, ela é um impulsionador. Numa pesquisa realizada neste último ano pela E-Consulting para saber como a Transformação Digital é aplicada nos negócios, 52% dos 203 CEOs ouvidos consideram que a inovação não depende da Transformação Digital, mas esta é um grande facilitador. Então, olhando para o cenário do agronegócio, o caminho é cada agente desse ecossistema buscar soluções para, cada vez mais, atender à demanda desta economia digital. O resultado são ganhos cada vez mais elevados e uma melhor sustentação econômica num setor que praticamente irá sustentar o PIB Nacional este ano.

*Luciano Steinbruch é CEO da Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo