Brasil,

Após pesquisa participativa, Colmeia Viva aprimora Assistência Técnica e caem relatos de mortalidade de abelhas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Apiários em lavouras de soja. Diálogo entre agricultor e apicultor protege cultivos e abelhas Apiários em lavouras de soja. Diálogo entre agricultor e apicultor protege cultivos e abelhas

Mapeamento de abelhas feito com a participação de mais de 200 agricultores e apicultores, de 78 municípios, ancorou ação do setor de defensivos agrícolas

Uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas para combater o mau uso de produtos e preservar abelhas, o Movimento Colmeia Viva celebra o sucesso de seu programa de Assistência Técnica. Implantado há cerca de dois anos, logo após a conclusão da pesquisa MAP - Mapeamento de Abelhas Participativo -, feita com a participação de agricultores, apicultores e acadêmicos das universidades Unesp e UFSCar, o serviço oferece suporte especializado gratuito no manejo de agroquímicos e colmeias nas áreas rurais.

Conforme o Colmeia Viva, tem sido crescente a adesão do campo à proposta central do serviço de Assistência Técnica, que é a de esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas na relação entre agricultura e apicultura. O movimento ajuda a viabilizar a complementaridade entre defensivos agrícolas e abelhas, além de mitigar casos de mortalidade desses insetos polinizadores. A meta do Colmeia Viva é elevar continuamente o número de atendimentos da Assistência Técnica.

O médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva, salienta que o MAP constituiu uma iniciativa de pesquisa concebida para investigar causas de mortes de abelhas no entorno de lavouras. Com a participação dos acadêmicos Osmar Malaspina e Roberta Nocelli, das universidades Unesp e UFSCar, respectivamente, o trabalho abrangeu mais de 200 agricultores e apicultores em 78 municípios paulistas.

“Assistência Técnica é parte de uma estratégia de médio e longo prazos para incentivar a construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura, entre o agricultor e o apicultor. O serviço atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias”, explica Espanholeto.

“Quando necessário, atendemos agricultores e apicultores diretamente nas propriedades de um e outro. Com essa estratégia, de 2018 até hoje caíram os relatos aos canais do movimento sobre mortes de abelhas ocasionadas por mau uso de defensivos”, continua Espanholeto. Ainda de acordo com o especialista, o movimento atua nas áreas agrícolas da Bahia, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Acessível pelo 0800 771 8000, Colmeia Viva Assistência Técnica também orienta agricultores, apicultores e prestadores de serviço pelo telefone, e os incentiva a aderir a outras ferramentas de suporte, como Colmeia Viva APP e Manual de Boas Práticas. O primeiro é um aplicativo que facilita o diálogo entre agricultores e apicultores, enquanto o manual detalha medidas fundamentais para proteger cultivos, abelhas e meio ambiente.

Analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva, a engenheira agrônoma Rhaissa Michievicy assinala que o estudo MAP, que ancorou o modelo de assistência técnica prestado pelo movimento, compreendeu visitas a campo, coleta de abelhas para análises, identificação do perfil de apicultores e práticas de manejo de apiários.

“Avaliamos ainda a relação entre abelhas e agricultura e entre resíduos de produtos químicos e mortes de polinizadores. Este trabalho demonstra o reconhecimento da indústria de defensivos no tocante a seu papel estratégico na construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura.”

Do ponto de vista qualitativo, observa a analista, o serviço de Assistência Técnica serviu de suporte à aproximação e à construção de parcerias do Movimento Colmeia Viva com empresas do agronegócio, órgãos de governo, acadêmicos, agricultores e apicultores. “Surgiram ainda treinamentos customizados para agricultores e apicultores, na forma presencial e a partir de agora também no formato EAD (ensino à distância)”, conclui Rhaissa Michievicy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar