Brasil,

Conheça 3 riscos de explosão no agronegócio e como preveni-los

Poeira gerada na movimentação dos grãos pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição - Divulgação Poeira gerada na movimentação dos grãos pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição - Divulgação

Quando pensamos em agronegócio, a primeira imagem que vem à mente são as belas propriedades com muitos hectares, lavouras produtivas e animais desfrutando uma pastagem verdejante. Por outro lado, ninguém pensa nos riscos de explosão. Sim, eles existem!

“Apesar de raramente serem discutidos no agronegócio, os riscos de explosão são mais comuns nas produções rurais do que você imagina”, comenta Jamile Zarif, coordenadora de produtos da Schmersal. Abaixo ela menciona três riscos comuns de explosão no agronegócio que merecem a atenção:

Poeira de grãos - A poeira gerada na movimentação dos grãos - no transporte, processamento e armazenagem, por exemplo - pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição, como uma chave liga/desliga ou uma botoeira não apropriada.

Poeiras acumuladas - As poeiras acumuladas durante os processos nos armazéns, galerias e túneis em superfícies, luminárias, estruturas e até mesmo no chão podem gerar explosões secundárias, pois com a onda de choque gerada pela primeira explosão, a poeira acumulada nestes locais gerará outras nuvens de poeira, ocasionado novas explosões ao entrar em contato com a chama da primeira. A falta de limpeza e de exaustão adequadas podem prover riscos para as instalações.

Riscos ocultos - Quando algo anormal acontece nas atividades, geralmente os colaboradores consideram comum e corriqueiro. Assim, são automaticamente classificados como situações normais e não são tomadas ações corretivas, o que coloca em risco o operador. Um exemplo são os focos de incêndios em limpadores de algodões, que podem propagar e ter consequências desastrosas.

Importante ressaltar que não existe “risco zero” para novos episódios, mas é possível amenizá-los e prevenir desastres com investimento em segurança e conhecimento.

É indispensável que os operadores e todos que tenham acesso aos locais com potencial risco de explosão - como as áreas classificadas como Zonas 20, 21 e 22 – recebam instruções e treinamentos sobre os riscos e procedimentos das áreas. Além disso, é fundamental utilizar equipamentos elétricos fixos e portáteis com proteção Ex, devidamente certificados pelo Inmetro.

E como proteger os negócios dos riscos de explosão? A Schmersal, por exemplo, tem um portfólio dedicado à proteção Ex. “São inúmeras soluções para atmosferas explosivas, com produtos desenvolvidos para eliminar possíveis fontes de ignição que oferecem riscos aos ambientes. É extremamente importante que empresas e profissionais que atuam em áreas com risco priorizem produtos adequados para atmosferas explosivas, incluindo no agronegócio. Todos são corresponsáveis pela prevenção desses acidentes”, finaliza Jamile Zarif.

Sobre a Schmersal

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo