Canavial precisa de mais eficiência na fase de maturação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ruralpress
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Canavial precisa de mais eficiência na fase de maturação

O Peso+ da Ubyfol contém os principais nutrientes responsáveis pelo aumento da atividade fotossintética da cana-de-açúcar e supre essa necessidade nesta importante etapa

Assim, como todos os cultivos, para o produtor obter eficiência e alta produtividade é preciso atenção com sua lavoura desde o plantio até sua colheita. No caso da cana-de-açúcar não é diferente, embora seja uma cultura mais resistente, é preciso cuidado com alguns detalhes de manejo que se bem realizados garantirá ao produtor boa produtividade do canavial por muitas safras.

O uso de novas tecnologias deverá ser implementado a fim de melhorar a eficiência não só do aspecto nutricional como também do vigor da cultura para garantir a produtividade e longevidade dos canaviais. Novos produtos e/ou novos manejos que melhorem o desenvolvimento de toda a planta poderão contribuir para isso.

A busca de melhores práticas agrícolas e a adesão de novas tecnologias que venham a melhorar o desempenho dos canaviais tem sido frequentemente almejada pelos principais formadores de opinião do setor, objetivando uma melhor exploração do potencial produtivo da cultura e consequentemente a redução do custo de produção. O rendimento industrial depende do fornecimento contínuo de matéria-prima de alta qualidade tecnológica e, consequentemente, teores adequados de sacarose.

Entre todas as fases da cana-de-açúcar, a maturação é uma das etapas que exige bastante atenção. Afinal, é o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares e seu deslocamento e armazenamento no colmo, que vai resultar uma maior produção de açúcar e etanol. Para auxiliar os agricultores no manejo nutricional desta fase tão importante e decisiva, a Ubyfol, multinacional brasileira, que desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes, para todas as culturas agrícolas, disponibiliza o Peso+.

O produto foi formulado de maneira balanceada, contendo os principais nutrientes responsáveis pelo aumento da atividade fotossintética da cana-de-açúcar. Ele atua no transporte e armazenamento de açúcares durante o fechamento do ciclo, promovendo o aumento de ATR (Açúcar Total Recuperável).

De acordo com Michel José Piemonte, que atua na área de desenvolvimento técnico de mercado de cana-de-açúcar no Brasil, na fase de maturação os dias já estão mais curtos e temperaturas mais baixas e a planta muda a intensidade de seu metabolismo e com isso a necessidade de nutrientes muda. “O Peso+ ajuda no armazenamento de açucares, frutose + glicose que resultam em sacarose. Mas, para que esta junção aconteça são necessários: o magnésio, o potássio na obtenção de carboidrato e o boro que ajudará na translocação da sacarose até colmo”, destaca.

Considerando que o boro é apenas um dos elementos limitantes para o acúmulo satisfatório da sacarose, a Ubyfol pensou em um produto que pudesse fornecer de maneira equilibrada e balanceada, outros elementos e compostos orgânicos associados a ele. Assim atua de forma sinérgica na síntese de sacarose, no transporte e armazenamento de açúcares ao final do ciclo da Cana-de-Açúcar. “Dessa forma, a utilização de um conjunto de complexos orgânicos e nutricionais favoráveis à fotossíntese e armazenamento de sacarose contribuirá para a correta maturação e aumento do ATR”, afirma Piemonte.

Aplicação

A aplicação do Peso+ é feita de 30 a 40 dias antes da colheita, e pode ser realizada, com ou sem maturador, ajudando a diminuir o estresse causado pelo mesmo, melhorando o ATR e aumentando o TCH (Tonelada de Cana por Hectare).

O maturador promove o acúmulo de sacarose e aumento de ATR, mas para de crescer. O nutricional ajuda a planta a acumular sacarose e a vegetar junto. “O Peso+ ATR aumenta a atividade fotossintética da cana, atua no transporte e armazenamento de açucares durante o fechamento do ciclo promovendo o aumento de ATR. Além disso, o produto não possui fitotoxidez ou restrições de aplicações, tendo assim uma maior flexibilidade a colheita e ação residual na soqueira seguinte”, afirma o técnico.

Diferenciais exclusivos

Um dos diferenciais do Peso+ em relação a outras soluções disponíveis no mercado é a Polihexose, tecnologia exclusiva para o mercado de nutrição complementar via fertilizantes especiais da Ubyfol. Essa tecnologia é uma molécula 100% orgânica, presentes em todas as linhas de produtos, e que tem como objetivo melhorar e potencializar a utilização e os efeitos da nutrição complementar.

Sendo substâncias orgânicas derivadas das plantas, as Polihexoses são biologicamente ativas e fazem parte do metabolismo e constituição dos tecidos vegetais. “Nossa concentração de macro e micronutrientes são essenciais para a fase de maturação, pois a Polihexose teoricamente deixa o Peso+ prontamente disponível para que a planta absorva e assimila melhor os nutrientes”, destaca Piemonte.

Ainda segundo o técnico, o Peso+ tem sido o carro chefe da empresa na nutrição na fase de maturação, nas principais usinas do Brasil. Além disso, o produto passou as fronteiras e já há trabalho em andamento na Guatemala. “Lá estamos entrando para trabalhar com o produto juntamente com o maturador e mais alguns aminoácidos. O foco também é gerar mais concentração de açúcar na cana para as indústrias locais”, finaliza.

Sobre a Ubyfol - Multinacional brasileira com sede em Uberaba-MG, que desde 1985, desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes, para todas as culturas agrícolas. Possui um portfólio completo, com produtos de alta concentração, não sendo nocivos ao meio ambiente, oferendo ao mercado uma nutrição foliar de máxima performance e garantia de altas produtividades. Com profissionais especializados, possui assistência técnica de qualidade, com processos de vendas consultivos e bem estruturados, além de um relacionamento diferenciado.