Brasil,

Pecuária leiteira: propriedade no Paraná aumenta taxa de concepção em 12% após utilizar sistema de monitoramento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pecuária leiteira: propriedade no Paraná aumenta taxa de concepção em 12% após utilizar sistema de monitoramento

Com um rebanho de 900 vacas, Fazenda Rhoelandt, em Castro (PR), está inseminando animais aos 11 meses e conquistou melhores índices de produtividade

Localizada em Castro (PR), a Fazenda Rhoelandt conta atualmente com um rebanho de 900 vacas, incluindo 380 animais em lactação. Com 67 anos de história na produção leiteira, a propriedade atravessou o período de sucessão familiar, acompanhou as inovações tecnológicas e viu seus índices de produtividade melhorarem de forma significativa nos últimos dois anos. O proprietário Ronald Rabbers investiu no sistema de monitoramento, o Allflex Heatime Pro e, num curto espaço de tempo, conseguiu aumentar em 12% a taxa de concepção das vacas e passou a inseminar novilhas aos 11 meses.

“Para ser lucrativo em nossa atividade é preciso melhorar os números com as mesmas vacas. E foi isso que Allflex Heatime Pro nos ajudou a fazer. Os Dias em Leite (DEL) diminuíram 26%, de 230 para 170 dias e, as taxas de prenhez subiram. É neste patamar que queremos estar”, aponta o produtor Ronald Rabbers. Além disso, após a adoção do sistema, a propriedade conseguiu diminuir as perdas gestacionais em 13% e as vacas vazias voltaram a emprenhar 30% mais rápido.

O sistema foi instalado em fevereiro de 2018 e as vacas são monitoradas por meio de colares, fornecendo informações de atividade, ruminação e estresse térmico. Também é feito o monitoramento de saúde, que se dá por conta da alteração da ruminação e atividade. Segundo o proprietário, a escolha se deu, principalmente, pelas informações precisas fornecidas, sendo possível identificar vacas doentes de forma precoce, monitorar o bem-estar animal e identificar o cio. “É fácil de usar e o seu uso é intuitivo. Percebi que estamos no caminho certo, pois as informações são de fácil compreensão”, comenta.

Para Rabbers, o sistema de monitoramento também tem um papel importante na avaliação do parto e na rotina de exames para o pós-parto dos animais, pois pode indicar se a vaca está com alguma complicação de saúde em decorrência do parto.

Em 1986, quando Ronald Rabbers assumiu a fazenda do pai, o rebanho era de 60 vacas, 50 dos quais eram para ordenha. Desde então, a fazenda cresce 10% anualmente. Embora tenha tido um crescimento significativo ao longo dos anos e aumentado a produção de leite, a mão de obra tornou-se um problema. No entanto, o sistema de monitoramento também foi um aliado nesse quesito.

“É difícil encontrar funcionários qualificados para trabalhar com leite a cada dia, especialmente aqueles que podem ver e entender o comportamento dos animais, que sejam proativos em relatar os problemas de forma precoce”, aponta.

Por isso, ele precisava de um sistema que pudesse servir como “olhos” e “ouvidos” confiáveis, com insights que pudessem guiá-lo para tomar decisões assertivas. “Hoje todas as ações são tomadas com base nas informações fornecidas pelo sistema de monitoramento. Anteriormente, a fazenda dependia de observação visual, que não era muito precisa. Agora, apenas as vacas que mostram atividade de cio são inseminadas, evitando prejuízos com sêmen e tempo desperdiçado”, enfatiza.

Além disso, o sistema de monitoramento, ao fornecer dados sobre a ruminação dos animais, permite que o produtor possa entender melhor os efeitos da alimentação e alterar a dieta se necessário. “Com o rastreamento de consumo por taxa de ruminação e desempenho do lote, podemos ver se a dieta é boa ou se há problema com a mistura ou tamanho da fibra fornecida. A partir disso fazemos as alterações necessárias. Um exemplo é que retiramos a monensina sódica da dieta e começamos a usar óleo funcional”, relata.

Em termos de bem-estar animal, o sistema de monitoramento fornece alertas quando os animais estão em pico de estresse térmico, auxiliando o produtor para a melhor tomada de decisão, seja ela ventilação, aspersão ou remoção de aglomerados.

“Ao invés de identificarmos doenças no rebanho somente após notarmos a redução na produção, agora podemos, frequentemente, nos antecipar, o que significa fazer uma intervenção anterior para obtermos melhores resultados”, ressalta.

Rabbers optou por utilizar a solução Allflex HealthyCow24®, que fornece acesso móvel e pela web em tempo real dos dados da fazenda para se manter atualizado com os dados de sua propriedade quando estiver fora.

“Os resultados da reprodução são rápidos, o que nos trouxe confiança. Quando você dá um voto de confiança, percebe rapidamente que Allflex Heatime Pro simplesmente funciona e garante resultados positivos na nossa atividade”, finaliza.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.

A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal do mundo, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais a cada ano. Também são mais de 5,5 milhões de vacas monitoradas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.

Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em 65 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar