Brasil,

Ovo ganha destaque no período religioso da Quaresma

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Ovo ganha destaque no período religioso da Quaresma

Rico em nutrientes e um valioso ingrediente na cozinha do brasileiro, o ovo ganha destaque no período religioso da Quaresma

Além de ser um ingrediente de fácil acesso, versátil e fundamental em tantas receitas por sua qualidade de engrossar, aerar, etc., o ovo - um dos alimentos mais completos do mundo - ganha espaço na mesa do consumidor com a Quaresma, quando os católicos evitam o consumo de carne por 40 dias, entre o Carnaval e a Semana Santa. Apesar de os benefícios do ovo para a saúde humana não serem uma novidade, é nesta época que a fonte de proteína de alto valor biológico e bom teor de aminoácidos alcança, ano a ano, seu melhor desempenho no quesito consumo.

“A qualidade proteica do ovo lhe permite ser um alimento substituto de outros com proteína de alto valor biológico como carnes vermelhas e frangos”, diz a Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição, Dra. Milena C. M. Cornacini. Duas porções de ovos representam cerca de 20% das necessidades diárias de proteínas e ele é indicado para o consumo em qualquer idade, conclui Dra. Milena.

De acordo com a Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país e que produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna e líquidos pasteurizados, o período da Quaresma tradicionalmente traz um incremento no consumo dos ovos. “Acompanhamos o crescimento sazonal, que é de aproximadamente 25% neste período. É um bom momento para destacarmos aos consumidores os benefícios deste alimento”, afirma Gilson Katayama, Diretor Comercial da Katayama Alimentos.

Características nutricionais dos ovos

Dentro do ovo há substâncias para gerar uma vida, o que o torna extremamente rico em nutrientes, como os ácidos graxos saturados e insaturados, todos os aminoácidos essenciais, minerais como zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro, vitaminas como riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12, além de compostos ativos como luteína e zeaxantina.

Dentre as vitaminas que fazem parte da composição do ovo destaca-se a colina, importante precursor, por exemplo, de um neurotransmissor envolvido na formação de sinapses e memória, ou seja, o ovo faz bem para o cérebro. Além disso, o consumo desta proteína está relacionado com a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, degeneração muscular nos olhos e atua como prevenção da catarata.

Outra vantagem nutricional que a Dra. Milena destaca é o selênio contido no ovo, já que o nutriente exerce papel antioxidante fundamental em distúrbios metabólicos e pode contribuir no tratamento de doenças metabólicas crônicas, como diabetes, arteriosclerose e fenilcetonúria. A nutricionista desmistifica ainda a ideia de que o ovo seria um vilão no quesito colesterol, já que a lecitina encontrada no ovo ajuda a reduzir a absorção do colesterol nos intestinos, o que não causa impacto no aumento do colesterol no sangue.

Melhores opções de preparo

O ovo é um alimento saboroso e de fácil incorporação nas receitas, podendo ser consumido cozido ou mexido, mas para se obter seus efeitos benéficos é importante se considerar a melhor forma de preparo. O ideal é que ele seja feito sem uso de óleos vegetais ou manteiga, como quando é cozido ou é feito pochê, cozido na água sem a casca. O problema fica por conta das frituras, e nesses casos o ideal é usar uma frigideira antiaderente com pouco azeite de oliva extra virgem, óleo de gergelim ou de abacate.

“Outro ponto a se considerar é se a técnica de preparo causa ruptura ou não da gema dos ovos”, diz Dra. Milena. Estudos mostram que ovos preparados com ruptura da gema, em relação ao ovo cozido ou frito com as gemas intactas, apresentaram menores teores de luteína e zeaxantina, nutrientes que contribuem na proteção contra problemas da visão, por exemplo.

Canal Ovo de Novo

Para quem busca novas receitas que levem ovo, nosso canal no YouTube está recheado de dicas e deliciosas novidades. O Canal Ovo de Novo tem um olhar dedicado a essa proteína e traz, toda semana, receitas salgadas e doces. Acesse e confira: youtube.com/ovodenovo

Perfil Katayama Alimentos

A Katayama Alimentos está entre as maiores indústrias avícolas do país e já trilhou quase 80 anos de história. Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Como resultado desse processo, em 2019 recebeu o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company.

Produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna e líquidos pasteurizados, mantendo todos os lotes rastreáveis. A previsão para 2020 é de 1 bilhão de ovos, com perspectiva de crescimento de 40% para este ano e de 15% para 2021. Essa produção está concentrada em uma área de 725 hectares, localizada na cidade de Guararapes, Estado de São Paulo, e conta com 370 colaboradores, que cuidam atentamente de quase 4 milhões de aves em recria e postura.

O sistema de produção da Katayama Alimentos, um dos mais modernos da América Latina, é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde é mantida de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves. A indústria possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é auditada no programa IFS Global Markets Food, que atesta a conformidade em relação à integridade e segurança de alimentos processados para o varejo, além de possuir a Certificação Halal, que atribui segurança e qualidade a serviços e produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

A Katayama Alimentos faz parte do Grupo Katayama, que também atua nos segmentos de pecuária, ovinos e fertilizantes orgânicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar