Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Químicos e biológicos juntos para o sucesso na lavoura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Químicos e biológicos juntos para o sucesso na lavoura

A Interação representa uma evolução na proteção dos cultivos, ofertando melhor desempenho e eficiência

A agricultura moderna permitiu alimentar o mundo graças a aumentos contínuos de produtividade, frutos do desenvolvimento de tecnologias como o melhoramento genético, nutrição e controle químico de pragas e doenças.

O mundo agrícola vive hoje uma nova transformação: a expansão do uso de produtos biológicos em complementariedade a produtos químicos. Essa nova fase da agricultura é pautada pela combinação da busca por novos incrementos de produtividade e novos padrões de sustentabilidade exigidos pela sociedade e desejados pelos agricultores.

Os produtos biológicos já são uma realidade e serão cada vez mais utilizados em combinação sinérgica com os químicos. De acordo com José Erasmo Soares, engenheiro agrônomo e consultor da Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para o agronegócio, o consórcio de produtos químicos e biológicos pode garantir muito mais resultados nas lavouras. "A integração é essencial para melhorar o sistema produtivo, pois o produtor pode trabalhar com as duas ferramentas de forma conjunta, extraindo o melhor que cada um tem a oferecer”, destaca.

Existe um conceito chamado “Manejo Integrado” há muito tempo conhecido e estudado na agronomia, o qual promove o uso de ferramentas complementares capazes de otimizar o uso de insumos e aumentar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. A adoção do manejo integrado vai crescer muito nos próximos anos, mas há cuidados importantes para o setor. “Os biológicos possuem ações distintas dos químicos. O agricultor deve utilizar as ferramentas dentro de um manejo para que as suas necessidades sejam supridas. Caso contrário ocorrerá uma frustração”, explica Soares.

Soluções para as demandas

Os produtos biológicos têm evoluído muito, tanto em qualidade da formulação como em eficiência agronômica. O desenvolvimento das novas gerações de biológicos é focado nos principais desafios de cada cultura, como o manejo de cigarrinhas no milho, de percevejos na soja, de nematoides no café, entre outros. Em breve estarão disponíveis soluções específicas para sanidade, fertilidade, estimulação, e demais necessidades. Nesse sentido, os biológicos serão cada vez mais excelentes ferramentas para trazer melhor equilíbrio ao solo e às lavouras.

Segundo Soares, os biológicos podem ajudar a planta a se defender dos patógenos existentes por meio de diferentes mecanismos. “Ao conseguir maior equilíbrio das condições de solo com uso de microrganismos, as plantas se desenvolvem mais, o sistema radicular melhora e assim ela absorve melhor os nutrientes dos fertilizantes e se defende de maneira mais adequada frente aos patógenos”, ressalta.

Para o especialista, os biológicos estão se desenvolvendo para a complementação dos químicos, aumentado sua eficiência e reduzindo o tempo para o surgimento de resistências. “Nossa recomendação é pelo manejo integrado. Nossa pesquisa vem suportando cada vez mais esse conceito. Está claro que o equilíbrio entre químicos e biológicos é que vai trazer uma solução para o produtor e para a sociedade”, finaliza o engenheiro agrônomo.

Pesquisas em andamento

Ainda em fase de pesquisa, diversos resultados têm demonstrado o aumento da eficiência nutricional, o equilíbrio fisiológico das plantas e do manejo de pragas e doenças pela combinação entre químicos e biológicos.

Fabio Scudeler, gerente de inovação e tecnologia da Biotrop, revela que a empresa tem se dedicado exaustivamente ao tema. “Não podemos detalhar muito, pois se trata de material confidencial, mas há resultados consistentes sobre o controle de doenças da parte aérea de plantas alternando produtos químicos e biológicos para as culturas da soja, feijão, citros e tomate. Em alguns anos teremos um portfólio completo”, completa.

Sobre - A Biotrop é uma empresa inovadora, fruto da visão e da aliança entre o AQUA CAPITAL e um grupo seleto de profissionais do agronegócio. Com escritórios comerciais em Vinhedo (SP) e unidade avançada de multiplicação bacteriana em Curitiba (PR), a Biotrop leva aos produtores o que há de mais avançado e inovador em soluções biológicas para a agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar