Brasil,

Caiu o consumo de ração na granja de suínos? Descobrir a causa é o primeiro passo

Caiu o consumo de ração na granja de suínos? Descobrir a causa é o primeiro passo

Especialista técnico da BIOMIN lista principais fatores associados à diminuição do consumo de ração pelos suínos, que impactam o desenvolvimento dos animais

A alimentação de qualidade e em quantidade suficiente representa uma das condições mais importantes para o bom desempenho dos suínos. “O baixo consumo de ração indica que algo não está correndo bem e o reflexo é direto na produtividade: quanto menos alimento for ingerido menor é o ganho de peso de diário. Logo, esse animal precisará ficar mais tempo no plantel, aumentando os gastos dos suinocultores”, explica Vladimir Borges, gerente técnico de suínos da Biomin, empresa de soluções naturais para nutrição animal.

“O bem-estar animal é um dos primeiros pontos a ser observado. Temperatura ambiente acima do conforto térmico dos suínos impacta a queda do consumo de ração, assim como temperaturas abaixo do recomendável. No caso dos leitões pós-desmame, é possível notar quando estão amontoados tentando se aquecer acabam não ingerindo a quantidade correta de alimentos”, destaca Borges.

O especialista da Biomin assinala que o ambiente deve comportar o número de animais adequado ao espaço para não gerar disputa nos comedouros, o que pode provocar consumo desigual entre os animais. “Ajustar a altura de comedouros e bebedouros é uma ação simples, que pode impactar positivamente o consumo de alimento dos animais. A água é parte essencial nesse processo. Sua qualidade e vazão devem estar adequadas ao número de animais na granja”.

A segurança dos alimentos é um fator preocupante, pois além da diminuição do consumo também desencadeia vários problemas sanitários. “As micotoxinas presentes na ração provocam prejuízos ao sistema imunológico e reprodutivo dos suínos. Um animal contaminado pode até parar de se alimentar. Entre as substâncias tóxicas mais comuns estão Deoxinivalenol (DON), Fumonisinas (FUM) e Alcalóides de Ergot”, alerta Vladimir Borges.

O gerente técnico de suínos da Biomin também destaca a importância da qualidade da ração em termos de palatabilidade e de composição de nutrientes. “É importante que a equipe técnica das granjas avalie periodicamente a composição da dieta oferecida. Por exemplo, o excesso de magnésio e zinco reduz o consumo, assim como a falta de sódio, ácido pantoteíco (Vit. B5) e Tiamina (Vit. B1)”, explica.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo