Brasil,

Algodão safrinha: mobilidade do boro via floema é chave para a alta produtividade

Algodão safrinha: mobilidade do boro via floema é chave para a alta produtividade

A produção de algodão em pluma deve atingir novo recorde este ano, com 7 milhões de toneladas (crescimento de 1,6%), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda safra ganha cada vez mais importância no resultado da cultura e, por isso, é preciso dar atenção especial ao trato.

“A exigência nutricional do algodoeiro é grande, ainda mais quando pensamos em áreas de alta tecnologia e elevada produtividade”, afirma o diretor técnico da Brandt no Brasil, Samuel Guerreiro. “Assim, a aplicação balanceada de macro e microelementos, sem deixar nutrientes abaixo do nível ideal, é importante para alcançar boa produtividade.”

O boro é um exemplo de elemento que tem sido, por vezes, negligenciado, seja por falta de informações ou pelo uso de soluções já ultrapassadas. “Muitas propriedades investem forte em boro, no solo e via foliar, mas continuam observando deficiência do nutriente, especialmente nas maçãs de primeira posição”, detalha Guerreiro, que é engenheiro agrônomo.

Esse problema acontece pela dinâmica do boro: no solo, é facilmente lixiviado e sua absorção pelas raízes é via fluxo de massa, enquanto dentro da planta é translocado apenas pelo xilema – e não redistribuído pelo floema. “De forma natural, o boro tende a se acumular em extremidades, onde a evaporação é maior e consequentemente o fluxo de massa também, preterindo pontos mais sombreados, nos quais o nutriente absorvido do solo não consegue chegar em altas concentrações. Da mesma forma, as aplicações foliares normalmente não permitem sua translocação via floema até lá”, explica o especialista.

A única saída para resolver essa equação é manter o uso do boro presente no solo e realizar aplicações foliares com alta tecnologia, que permita o transporte do nutriente dentro da planta. Esse é o caso de Manni-Plex B-Moly, destaque da Brandt. “Essa solução contém em sua formulação elementos naturais que promovem a mobilidade do boro pelo floema, fazendo com que tenha mobilidade no sistema, suprindo as necessidades do algodão”, diz Samuel Guerreiro.

A tecnologia Manni-Plex é utilizada por agricultores de mais de 65 países há mais de uma década, com resultados excelentes: plantas mais fortes, mais sadias e mais produtivas. “B-Moly tem ainda outra vantagem: não produz reações químicas quando em contato com a maioria dos defensivos agrícolas e reguladores de crescimento”, finaliza o diretor técnico.

Sobre a Brandt

A Brandt é subsidiária da norte-americana Brandt, que atua desde 1953 na fabricação de insumos para diversas culturas. Especialista em nutrição vegetal, a empresa está presente em mais de 65 países, com tecnologias inovadoras. A companhia está há cinco anos no Brasil, com sede administrativa em Londrina (PR) e fábrica em Olímpia (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo