Brasil,

Como fazer com que suas vacas voem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Langwinski, Diego

Consultor Técnico Nacional - Bovinos de Leite da Cargill Nutrição Animal

Uma fazenda leiteira depende muito da produção de leite para se garantir rentável e sustentável. O mesmo ciclo se repete ano após ano: lactação, prenhez, secagem, pré-parto, parto e nova fase de lactação. Mas, o que deve ser feito para essa engrenagem funcionar e fazer com que suas vacas decolem e “voem” na produtividade de leite alcançando melhores picos de lactação?

O grande segredo está na fase de pré-parto, um momento que ainda possui grandes desafios aos produtores e seus rebanhos e que inicia 21 dias antes do parto.

O primeiro momento desafiador que podemos mencionar é a separação dos animais para o lote de pré-parto. Sabemos que na maioria das fazendas existem momentos em que este lote pode ter poucos ou muitos animais. Estes desajustes criam algumas dificuldades de manejo a serem superadas, mas esta é uma questão que está muito mais relacionada com fatores externos e, ou, que fazem parte do planejamento da fazenda, que precisa organizar para que os animais tenham suas crias na época onde os animais são mais eficientes na transformação do alimento em leite. Outro grande desafio é oferta de dietas balanceadas durante o período seco, sobretudo, nos últimos 21 dias que antecedem ao parto. Nesta fase, dependendo da forma como o produtor de leite realiza a nutrição e manejo de seus animais, poderá ter aumento na produção de 2 a 3 litros de leite durante o pico de lactação. Além disso, estudos recentes apontam que, as bezerras que nascem destas vacas, recebendo as condições adequadas poderão também ter um potencial produtivo, no futuro, de cerca de 2 a 3 litros de leite a mais.

A pesquisa em vacas leiteiras durante o período de pré-parto, busca entender como os animais são influenciados pelo balanço negativo de cálcio e energia, além da relação dos mesmos com o sistema imune dos animais. A Cargill Nutrição e Saúde vem investindo em pesquisas próprias para oferecer aos produtores de leite a vanguarda em nutrição e saúde para vacas leiteiras na fase de pré-parto (modelo de transição Cargill). E por isso, os produtos Máxima K2 pré-aniônico e Nurture Drench são especialmente pensados para estimular o consumo e aproveitamento dos alimentos, o que é crucial à medida que o parto se aproxima, além de oferecer um pacote nutricional que atue na melhoria do status de cálcio no organismo (os sais aniônicos). Um status adequado de cálcio é fundamental para que o animal exerça funções básicas como, por exemplo, ser capaz de se erguer sozinho ou realizar as contrações ruminais. Esses dois pilares (energia e cálcio), sustentados por uma nutrição eficiente e rica, são essenciais para o terceiro pilar da tríade: a imunidade, que por consequência é reforçada.

Estes fatores auxiliam para que os animais cheguem ao dia zero, o momento do parto, mais saudáveis e dispostos a buscar alimentos para produzir leite de forma positiva, alcançando o teto máximo de sua produtividade. Mas, para isso, os cuidados no dia zero também não podem ser esquecidos, junto a uma fase de pré-parto muito bem feita. O manejo do local, a higiene e o conforto térmico, também são fatores que devem ser levados em consideração ao longo de todo o processo. Uma vaca mais sadia é o passaporte para o produtor ter mais rentabilidade na sua propriedade. Desta forma, o cuidado precisa ser integrado e completo.

Uma dica importante é compreender que para cada fase da vida dos bovinos de leite existe uma recomendação nutricional específica. Deixar os animais sob pastejo ou compartilhar a mesma dieta de lactação não é uma prática recomendada. Por exemplo, a quantidade de ração no pré-parto é 2 a 3 vezes menor do que as vacas em lactação. No entanto, a exigência nutricional de vitamina E é de 2 a 4 vezes maior para as vacas em pré-parto. Momentos diferentes, novas necessidades requerem reforço nutricional e de manejo ímpar. Somente quando isso for equilibrado para cada momento, a sua vaca terá potencial para alcançar voos mais altos na lactação e produção. E está aí o plano de vôo básico para você acelerar e fazer as suas vacas decolarem.

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar