Brasil,

Realidade virtual em aquicultura será mostrada pela Embrapa no Show Rural Coopavel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clenio Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pela primeira vez, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) estará no Show Rural, evento organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), no Paraná. Tradicional entre os grandes eventos agropecuários do país, neste ano acontece de segunda (3 de fevereiro) a sexta (7).

A zootecnista Marcela Mataveli, que trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai apresentar a piscicultura em formato de realidade virtual. Segundo ela, “a tecnologia é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas, que demonstra a qualidade de água”.

Marcela explica que, no contato direto, sempre houve dificuldade em fazer com que os produtores entendam a dinâmica do peixe. O fato de ele ficar dentro da água, onde precisa respirar, se alimentar, fazer suas necessidades fisiológicas e, claro, crescer. Esse contexto todo, agora com a realidade virtual, fica mais fácil de ser compreendido.

Ela aposta nas vantagens desse novo formato: “na realidade virtual, a gente consegue explicar os dois principais problemas de qualidade de água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Consegue também explicar que uma das soluções é o aerador. Eu acho que vai ficar muito mais fácil pro produtor e pros visitantes entenderem”.

Experiência – A ideia é que os visitantes do Show Rural possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. “A gente tem dificuldade de observar o peixe porque o viveiro sempre tem água e a água sempre fica esverdeada. Dessa forma (com a realidade virtual), a gente consegue demonstrar pros visitantes; inclusive, consegue nadar do lado dos peixes”, explica Marcela.

Essa é uma tecnologia fruto do BRS Aqua, principal projeto da Embrapa em aquicultura. Com mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados envolvidos, ele conta com três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa, dinheiro que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq); e a própria Embrapa.

O BRS Aqua é um projeto de caráter estruturante, sobretudo em termos de campos experimentais e laboratórios, além de ter forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados em aquicultura, envolvendo a formação e o desenvolvimento de bolsistas e estagiários. E, naturalmente, tem caráter mais técnico, ao estudar e buscar soluções para diferentes áreas do conhecimento em aquicultura, com destaque para nutrição, germoplasma, sanidade, tecnologia do pescado e manejo e gestão ambiental.

A pesquisadora Lícia Lundstedt, da Embrapa Pesca e Aquicultura, lidera o projeto, cujo nome oficial é “Ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil”. O BRS Aqua trabalha com quatro espécies aquícolas (tilápia, tambaqui, camarão cinza e bijupirá). Elas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento do chamado pacote tecnológico, que são referências de produção e manejo a que os produtores precisam estar atentos para sucesso na atividade.

A realidade virtual que será apresentada, pela primeira vez, no Show Rural Coopavel foi idealizada por três áreas da Embrapa Pesca e Aquicultura: Transferência de Tecnologia, Comunicação e Pesquisa. O BRS Aqua foi o projeto que custeou financeiramente seu desenvolvimento.

A proposta é que essa tecnologia seja demonstrada em outros eventos pelo país, facilitando o entendimento de aspectos importantes da produção aquícola de qualidade. Em breve, a realidade virtual em aquicultura da Embrapa estará disponível gratuitamente na internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar