Brasil,

Geração de renda para erradicação do trabalho infantil: agroindústria é inaugurada em Arroio do Tigre

Iniciativa do programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (ARISE) visa oferecer nova fonte de renda às famílias

A agroindústria Delícias da Colônia foi inaugurada no distrito de Coloninha, em Arroio do Tigre, na última sexta-feira, 17. O evento reuniu diversas famílias produtoras de tabaco da região, autoridades, parceiros do projeto e representantes da Japan Tobacco International (JTI) - mantenedora do programa ARISE. A inciativa tem como objetivo auxiliar na redução da vulnerabilidade social e do trabalho infantil na localidade.

O empreendimento nasceu dos cursos de panificação oferecidos pelo ARISE às mães de alunos das escolas nas quais o programa oferece oficinas no contraturno. Para Elisabete da Cunha, uma das 13 mulheres que integram a associação da agroindústria, foi um momento especial. “Estou muito emocionada e feliz. Foi bastante trabalho para tirarmos esse projeto do papel. Agora, a gente quer começar logo a trabalhar e fazer dar certo, pois certamente vai nos ajudar a ter uma vida ainda melhor”, reflete.

Com a venda dos produtos que serão produzidos ali, a expectativa é que essas agricultoras possam gerar uma renda extra que ajudará a manter as crianças e adolescentes da região longe do trabalho infantil. “Já temos uma longa caminhada aqui no distrito de Coloninha com o ARISE e, quando realizamos as primeiras atividades voltadas às mães dos alunos, estávamos plantando uma sementinha. Hoje, estamos colhendo o primeiro fruto dela”, afirmou Luisa Siqueira, diretora da Winrock Brasil, parceira do ARISE.

Para o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, a iniciativa é mais um marco do ARISE, que, desde 2012, auxilia a mudar a realidade do município. “Antes, a imagem de nossa cidade estava muita marcada pela questão do trabalho infantil. Hoje, com o auxílio do ARISE e suas iniciativas voltadas à educação e à geração de renda, oferecemos mais oportunidades aos jovens e às famílias de nosso município”, afirma.

Ao agradecer a família Hubner – que doou o terreno no qual foi construída a agroindústria – e os diferentes parceiros do projeto, como a Emater/RS, a Renove Jr., a prefeitura municipal, a Winrock e profissionais envolvidos, o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flavio Goulart, se emocionou ao citar uma frase de Dom Helder Câmara: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”. Em sua fala, Goulart também ressaltou que as mulheres da agroindústria podem continuar contando com todo apoio que precisarem. “Tenham certeza de que a JTI e o ARISE vão continuar sendo parceiras de vocês, porque o que estamos fazendo aqui tem um significado muito maior. Nós acreditamos que a sustentabilidade do nosso negócio e, principalmente, da agricultura familiar, passa pela diversificação das atividades, pela proteção às crianças e adolescentes e pela ampliação do acesso à educação. Pois só assim vamos garantir uma próxima geração de trabalhadores rurais ainda mais qualificada, mais digna e mais próspera”, ressaltou.

O trabalho infantil em Arroio do Tigre

No município de Arroio do Tigre, que possui cerca de 12 mil habitantes, o Censo de 2010 apontou que existiam 626 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos ocupados, o que corresponde a 47,7% da população nessa mesma faixa etária. Os dados indicam que mais da metade (56,7%) das crianças e adolescentes ocupados desse contingente (10 a 15 anos) tinham entre 10 e 13 anos.

Uma realidade preocupante, visto que as crianças que trabalham, além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, brincadeiras e educação, carregam graves consequências para a vida adulta, como impactos físicos, psicológicos e econômicos. No Brasil, conforme dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), há 2,7 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e vaping, com operações em mais de 130 países. É proprietária global de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel fora dos EUA. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também um dos principais players no mercado internacional de vaping e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 45 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por cinco anos consecutivos. A JTI é membro do Japan Tobacco Group of Companies.

No Brasil, são mais de mil colaboradores em 11 Estados além do Distrito Federal. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em 16 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. Em 2018 e 2019, a JTI foi reconhecida como Top Employer Brasil.

Para mais informações, visite www.jti.com/brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo