Brasil,

Publicação da Embrapa relata experiência de projeto com pecuária de corte no Tocantins

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clenio Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Periodicamente, os técnicos capacitados pelo projeto têm um encontro presencial

O ABC Corte vem mostrando bons resultados nas propriedades rurais em que está sendo executado. Projeto de transferência de tecnologia em pecuária de corte, é coordenado pela Embrapa e abrange o Tocantins e o Sul do Pará. Um dos bons exemplos desse projeto está na Fazenda Limeira, situada em Cristalândia, município que fica na região Centro-Sul tocantinense.

A propriedade é uma das chamadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) do ABC Corte, que são áreas dentro de propriedades rurais em que, sob a supervisão de um técnico capacitado e acompanhado pela Embrapa, são implantadas tecnologias visando ao aumento da produção e da produtividade da pecuária de corte.

A implantação de ao menos uma URT é o principal compromisso dos técnicos do projeto, que passam por capacitações teóricas e periódicas coordenadas pela Embrapa. Dessa maneira, teoria e prática são intercaladas, numa capacitação de caráter continuado. Nas capacitações teóricas, que são presenciais, os técnicos compartilham suas experiências no ABC Corte, muitas vezes ajudando-se e crescendo juntos tecnicamente.

Os técnicos responsáveis pela condução da URT da Fazenda Limeira são Carlos Henrique Vianna e Guilherme Milhomem, da empresa Boa Esperança Agronegócios. Na safra 2017/2018, foram feitas intervenções numa área de 11,6 hectares de pastagem com capim Mombaça, que representa pouco mais de 2% da área total com pastagens na propriedade.

A experiência nessa URT, com os resultados obtidos tanto do ponto de vista técnico como econômico, está relatada em publicação que acaba de ser finalizada e disponibilizada pela Embrapa. O acesso é gratuito e pode ser feito neste link. Entre os resultados, está, por exemplo, uma renda bruta por hectare de R$ 10.910,31. Com um custo operacional efetivo, também por hectare, de R$ 9.412,62, aquela URT chegou a uma margem bruta de R$ 1.497,69 por hectare. O resultado significa uma taxa de remuneração bruta de quase 16%.

Viabilidade – A publicação tem como autores os dois técnicos responsáveis pela URT, além de analistas de transferência de tecnologia e pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO): Pedro Alcântara, zootecnista e coordenador do ABC Corte; Cláudio Barbosa, também zootecnista; e os pesquisadores Márcia Grise, Marcelo Cunha e Leonardo Moreno.

No final da publicação, os autores consideram que “a viabilidade técnica em se produzir mais carne através da intensificação da produção das pastagens vem sendo demonstrada pela pesquisa agropecuária há alguns anos. No entanto, para estimular a adoção dessa tecnologia é fundamental que a sua viabilidade econômica também seja demonstrada”.

E prosseguem dizendo que “essa demonstração de viabilidade técnico econômica, somada à capacitação técnica de agentes multiplicadores, são os principais objetivos do projeto ABC Corte. O estudo de caso apresentado nesse documento é apenas um exemplo de outros que surgirão ao longo do projeto e que servirão de base para o fomento à intensificação sustentável da produção de carne no Tocantins”.

Outra publicação recente sobre o ABC Corte é um trabalho apresentado durante o Congresso Técnico Científico da Engenhara e da Agronomia (Contecc), que aconteceu em Palmas em setembro do ano passado. Acesse o trabalho clicando neste link.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar