Brasil,

Índice de mortalidade do tétano em equinos chega a 80%; doença exige prevenção, alerta especialista da Ceva Saúde Animal

Índice de mortalidade do tétano em equinos chega a 80%; doença exige prevenção, alerta especialista da Ceva Saúde Animal

Oito em cada 10 equinos morrem após ser diagnosticados com tétano. Essa é a estimativa média de pesquisas científicas recentes. “Apesar de não ser contagiosa, a doença é extremamente perigosa para esses animais, que ficam expostos a esporos da bactéria presentes em baias e estábulos”, explica Baity Leal, gerente da linha de produtos para equinos da Ceva Saúde Animal.

“Muitas vezes, o tétano é negligenciado pelos criadores e equipes dos haras. Como consequência, podem ocorrer pesados prejuízos, como gastos com tratamento, perda de potencial genético dos equinos doentes e, ainda mais grave, a morte de animais”, afirma Baity, mestre em medicina veterinária. “Além disso, os equinos passam por grande sofrimento com a enfermidade”.

A doença é causada pela bactéria Clostridium tetani, que reside no trato gastrointestinal dos cavalos e pode sobreviver nesse ambiente desfavorável por longos períodos, na forma esporulada. A contaminação ocorre por meio de ferimentos na pele, que podem ser causados por diversos fatores, como ferrageamento, castrações e demais procedimentos cirúrgicos.

“Essa bactéria, quando entra em contato com a lesão, provoca rigidez muscular de forma sistêmica e o quadro evolui para espasmos, pressão mandibular, febre e morte", informa Baity Leal.

A vacinação é a melhor forma para impedir que os equinos desenvolvam o tétano. A Ceva Saúde Animal tem no portfólio a vacina tríplice Tri-Equi®, que também protege os animais contra a encefalomielite viral equina e a influenza equina (tipos I e II). “Após a primeira aplicação intramuscular, deve-se repetir a dose após 28 dias e realizar novas vacinações anualmente”, orienta Baity. “É importante lembrar que mesmo em animais vacinados há necessidade de uso do soro antitetânico em caso de feridas profundas e castrações.”

Sobre a Ceva

Líder nacional no segmento de saúde equestre, a Ceva conta com o maior portfólio de produtos do mercado para esse tipo de animais. A empresa ainda oferece produtos farmacêuticos e biológicos para pets, bovinos, suínos e aves. Com faturamento global de € 1,2 bilhão, a Ceva Saúde Animal está presente em mais de 110 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo