Brasil,

Tecnologia para elevar a qualidade da matéria-prima da cana-de-açúcar é apresentada em série de eventos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Campos demonstrativos de novo produto da Nufarm à base de Etefom tiveram resultados debatidos em encontros técnicos coordenados pela consultoria Agro Analítica; produto transferiu ganhos de até 12kg de ATR por tonelada de cana

A empresa Nufarm, em parceria com a consultoria, pesquisa & desenvolvimento Agro Analítica, realizou uma série de eventos técnicos com ênfase na melhora do desempenho dos canaviais. Durante os encontros, nas cidades paulistas de Araçatuba, Piracicaba e São José do Rio Preto, e na sul-mato-grossense Dourados, foram apresentados resultados a campo obtidos com o novo regulador de crescimento à base de Etefom Impulse®, produto da companhia Nufarm que acaba de chegar ao mercado.

Segundo o consultor Weber Valério, sócio-diretor da Agro Analítica, antes de chegar ao mercado o novo produto foi avaliado com a consultoria da empresa numa série de campos demonstrativos. Um desses ensaios, observa o consultor, foi realizado na cidade de Piracicaba, numa área cultivada com a variedade CTC4, e teve por objetivo analisar o desempenho de Impulse® para antecipar a maturação da cana-de-açúcar.

Conforme Valério, em 70 dias a CTC4 acumulou 12 quilos de ATR por tonelada de cana, comparada a outra área na qual não ocorreu o emprego do Etefom. De acordo com ele, a Agro Analítica conduz neste momento outros trabalhos em nível de campo, focados em diferentes características atribuídas ao produto pela empresa fabricante. São analisados nesses trabalhos, por exemplo, a redução da isoporização em variedades específicas de cana, além de ganhos na produção da cultura por hectare (TCH) e toneladas por hectare (TAH).

“Observamos que por se tratar de um produto menos ‘estressante’, Impulse® transfere ao usuário mais flexibilidade na colheita”, acrescenta o consultor. Valério destaca ainda que o Etefom da Nufarm é alvo de testes que compreendem a aplicação no sulco de plantio e em períodos de pouca umidade, como ocorre, em geral, nos meses de julho.

“Resultados preliminares indicam que o produto melhorou o ‘arranque’ inicial, o stand, perfilhos e uniformizou o desenvolvimento da cultura, principalmente nos plantios mecanizados”, enfatiza Valério. “Temos ainda como objetivo estimular ao máximo a brotação de gemas”, continua o consultor. Os trabalhos da Agro Analítica em torno do novo Etefom da Nufarm, conforme Weber Valério, serão conduzidos nos campos demonstrativos até a fase da colheita.

O gerente de produto da companhia Nufarm, engenheiro agrônomo Murilo Borges, enfatizou nos eventos que o novo Impulse® transferiu resultados representativos ao manejo e à produtividade de canaviais, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. “Registramos elevação de produtividade, condições mais favoráveis para manejo de canaviais na fase de colheita e ganhos nos processos de moagem das usinas”, informou o executivo.

A Nufarm atua há mais de 100 anos no agronegócio. Com sede em Melbourne, na Austrália, possui um amplo portfólio. No Brasil, mantém uma unidade fabril em Maracanaú (CE), um escritório em São Paulo (SP) e oito centros de distribuição. Sua estrutura comercial reúne 150 profissionais de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Produtos & Mercados, que asseguram a excelência no atendimento às principais regiões agrícolas. Em parceria com seus distribuidores, a Nufarm investe no programa Nufarm Care, valorizando a segurança no uso de agroquímicos e a preservação do meio ambiente.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar