Brasil,

Demanda de consumo por alimentos saudáveis impulsiona produtos orgânicos no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kethylin Pinheiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Conquistar os consumidores é um dos grandes desafios da indústria alimentícia, especialmente neste momento em que a sociedade busca cada vez mais o consumo de alimentos saudáveis, naturais, orgânicos e veganos. Segundo pesquisa da Euromonitor, agência internacional de pesquisa de mercado, o Brasil já ocupa o 4º lugar em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta RS$ 35 bilhões por ano. O estudo revela que, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano.

Dentro deste segmento, têm se destacado os alimentos plant based, ou seja, com matéria-prima de origem vegetal. Estes dados ressaltam que este setor da indústria deve estar atento às tendências de consumo, apostar no desenvolvimento de produtos saudáveis e adaptar as linhas de produtos já existentes.

Atendendo à essa demanda, a Concepta Ingredients, unidade de negócios do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas com foco nas indústrias de alimentos saudáveis, naturais e orgânicos, segue apostando em inovações para o setor. Neste ano, durante a 23ª Food Ingredients South America (FiSA), a empresa lançou o açúcar demerara líquido orgânico, e se tornou a primeira empresa brasileira a lançar esse produto no mercado. Proveniente do manejo orgânico, o açúcar demerara líquido pode ser utilizado em uma ampla gama de produtos das indústrias alimentícias, como pães, bolos, doces, grelhados, molhos e chutneys. Além disso, a versão líquida facilita a manipulação e não empedra durante o armazenamento, o que garante maior aproveitamento.

A Concepta também lançou o Óleo de Babaçu Tostado Orgânico, extraído por prensagem a frio das amêndoas do coco babaçu provenientes dos biomas Amazônia e Cerrado. Rico em ácido láurico e ácido mirístico. Com sabor levemente amendoado, o óleo é um ótimo substituto do óleo de coco virgem, pois contém as propriedades nutricionais semelhantes e sabor mais neutro para o preparo de receitas.

De acordo com pesquisa da Organis (Entidade Setorial dos Orgânicos) sobre o consumo de produtos orgânicos no Brasil 2019, a preocupação com a saúde é um dos principais motivos para a busca da população por produtos orgânicos, liderando o ranking com 84%, seguida por características do produto (30%), meio ambiente (9%), curiosidade (9%) e estilo de vida (7%). Ainda segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram estar ‘muito interessado’ e 35% ‘interessado’ em buscar informações sobre como manter uma alimentação mais saudável, esses dois itens juntos totalizam 88%, o que mostra que muitos brasileiros mudaram padrões de consumo de alimentos.

É preciso mostrar ao mercado que é possível tornar os alimentos mais saudáveis, funcionais e que também fazem bem ao meio ambiente, sem deixar o sabor de lado. Para isso, é preciso desenvolver continuamente produtos ricos em valor nutricional e saborosos para consumo direto ou como ingredientes de diferentes receitas.

Sem dúvidas, a alimentação saudável é uma tendência que veio para ficar e este setor da indústria está de olho nesse cenário e em busca de ingredientes que colaborem para essa grande transformação.

*Lilia Kawazoe é gerente comercial da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que se dedica ao desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar