Serpro e Ministério do Turismo lançam nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital
Solução desburocratiza check-in e check-out, economizando tempo para os hóspedes e permitindo a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional
Na última terça-feira, 16, o Ministério do Turismo lançou oficialmente a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Com tecnologia desenvolvida pelo Serpro e em 100% formato digital, a FNRH vai desburocratizar os processo de check-in e check-out, trazendo economia de tempo para os hóspedes e permitindo, ainda, a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.
Vantagens
A principal vantagem para quem se hospeda é a possibilidade de realizar o check-in de forma antecipada, a partir de qualquer dispositivo móvel, o que também deve reduzir consideravelmente as filas na recepção dos próprios hotéis.
O setor hoteleiro também ganha com a maior agilidade no atendimento, redução de custos com papel e integração automática de dados, tudo já em conformidade com a legislação vigente. Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.
“O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”, destacou o ministro do Turismo Celso Sabino.
"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.
Construção conjunta
Ao longo dos últimos anos, o Serpro testou pilotos do serviço, com implementações em dezenove hotéis. “O desenvolvimento da FNRH foi fruto de um trabalho intenso e colaborativo entre o Serpro e o Ministério do Turismo. As etapas piloto, que contaram com a parceria de alguns meios de hospedagem, foram essenciais para o sucesso do projeto. Essa proximidade com o setor nos permitiu validar entregas, reduzir riscos e identificar oportunidades valiosas de melhoria. O resultado foi uma construção conjunta, pensada para atender às reais necessidades do turismo brasileiro", avalia o gerente do departamento de negócios do Serpro, André Luís Lago.
"A equipe de desenvolvimento considera que esse marco só foi possível graças ao uso estratégico do low-code, que permitiu transformar um desafio complexo em uma entrega ágil, padronizada e robusta. A tecnologia possibilitou desenvolver e refinar a solução em ritmo acelerado, sem comprometer a qualidade ou a segurança", explica João Paulo Novais, superintendente de Soluções para Governos e Mercados do Serpro. Segundo João Paulo, após a iniciativa do primeiro projeto piloto do FNRH, a empresa pública de TI do governo federal realizou todo um "rebranding" da solução, criando uma nova versão do sistema. "Essa nova versão marca um novo capítulo para a hotelaria brasileira, consolidando-se como uma ferramenta essencial para o setor", avalia o superintendente.
Como funciona
A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.
O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.
O anúncio da regulamentação da FNRH, que permitiu o lançamento oficial da tecnologia aconteceu durante durante a Equipotel 2025, evento de hotelaria que aconteceu de 15 a 18 de setembro em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário