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Serpro e Ministério do Turismo lançam nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital

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Serpro e Ministério do Turismo lançam nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital

Solução desburocratiza check-in e check-out, economizando tempo para os hóspedes e permitindo a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional

Na última terça-feira, 16, o Ministério do Turismo lançou oficialmente a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Com tecnologia desenvolvida pelo Serpro e em 100% formato digital, a FNRH vai desburocratizar os processo de check-in e check-out, trazendo economia de tempo para os hóspedes e permitindo, ainda, a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.

Vantagens

A principal vantagem para quem se hospeda é a possibilidade de realizar o check-in de forma antecipada, a partir de qualquer dispositivo móvel, o que também deve reduzir consideravelmente as filas na recepção dos próprios hotéis.

O setor hoteleiro também ganha com a maior agilidade no atendimento, redução de custos com papel e integração automática de dados, tudo já em conformidade com a legislação vigente. Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.

“O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”, destacou o ministro do Turismo Celso Sabino.

"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.

Construção conjunta

Ao longo dos últimos anos, o Serpro testou pilotos do serviço, com implementações em dezenove hotéis. “O desenvolvimento da FNRH foi fruto de um trabalho intenso e colaborativo entre o Serpro e o Ministério do Turismo. As etapas piloto, que contaram com a parceria de alguns meios de hospedagem, foram essenciais para o sucesso do projeto. Essa proximidade com o setor nos permitiu validar entregas, reduzir riscos e identificar oportunidades valiosas de melhoria. O resultado foi uma construção conjunta, pensada para atender às reais necessidades do turismo brasileiro", avalia o gerente do departamento de negócios do Serpro, André Luís Lago.

"A equipe de desenvolvimento considera que esse marco só foi possível graças ao uso estratégico do low-code, que permitiu transformar um desafio complexo em uma entrega ágil, padronizada e robusta. A tecnologia possibilitou desenvolver e refinar a solução em ritmo acelerado, sem comprometer a qualidade ou a segurança", explica João Paulo Novais, superintendente de Soluções para Governos e Mercados do Serpro. Segundo João Paulo, após a iniciativa do primeiro projeto piloto do FNRH, a empresa pública de TI do governo federal realizou todo um "rebranding" da solução, criando uma nova versão do sistema. "Essa nova versão marca um novo capítulo para a hotelaria brasileira, consolidando-se como uma ferramenta essencial para o setor", avalia o superintendente.

Como funciona

A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.

O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.

O anúncio da regulamentação da FNRH, que permitiu o lançamento oficial da tecnologia aconteceu durante durante a Equipotel 2025, evento de hotelaria que aconteceu de 15 a 18 de setembro em São Paulo.


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