Como a conectividade remota capacita ambientes de trabalho em constante evolução
* Por Georg Beyschlag, Presidente da TeamViewer Américas
Embora o índice de trabalhadores em esquema home office tenha diminuído em 2024, ele ainda é mais do que o triplo de antes da pandemia, quando apenas 7% dos dias de trabalho remunerados eram remotos. Os dados são da Pesquisa de Modelos e Posturas de Trabalho (The Survey of Working Arrangements and Attitudes – SWAA; em inglês) realizada mensalmente nos Estados Unidos pelo WFH Research, um grupo de pesquisa voltado para o trabalho remoto e liderado por Nicholas Bloom, professor da Universidade Stanford e especialista em teletrabalho, e demonstram que uma transformação progressiva vem ocorrendo na forma como o trabalho tem sido estruturado nas instituições modernas.
À medida que empregadores continuam a aprimorar as políticas internas de suas empresas e a experimentar diferentes regimes de trabalho, desde totalmente remotos até híbridos ou em dias específicos obrigatórios no escritório, o ambiente laboral segue em transição rumo a um modelo de maior flexibilidade, liberdade e qualidade de vida.
No Brasil, o estudo Anywhere Office: Novos Modelos de Trabalho no Mundo Pós-Pandemia, realizado pela KPMG com profissionais de Recursos Humanos e de áreas afins em corporações que atuam em aproximadamente 20 segmentos da economia, revela que 62% das empresas brasileiras têm intenção de manter o esquema de trabalho híbrido de forma permanente.
Expandindo o Ecossistema Digital
Para muitos, um ambiente de trabalho no qual 100% dos funcionários estão alocados na empresa é coisa do passado. Um caso interessante é o da Allstate Corporation, empresa fundada em abril de 1931 nos Estados Unidos e que é hoje uma das maiores fornecedoras de seguros de linhas pessoais de capital aberto do país, possuindo e operando mais de 19 companhias nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Índia. Só em solo norte-americano, a seguradora contabiliza aproximadamente 57 mil funcionários, dos quais 82% trabalham remotamente.
Esse é um movimento em curva ascendente e para dar apoio às equipes remotas e aos muitos dispositivos conectados que utilizam para trabalhar (desde equipamentos de pontos de venda e sistemas de quiosque de autoatendimento até máquinas operacionais), as empresas de todos os portes e segmentos estão ampliando seus ecossistemas digitais. A conectividade remota se tornou a pedra angular do mundo moderno e as empresas vêm apostando em sua expansão entre locais, fusos horários e dispositivos por meio de tecnologia avançada capaz de servir a configurações remotas e híbridas.
Por conta disso, o uso de uma plataforma centralizada de suporte e gerenciamento de dispositivos é de suma importância para organizações que buscam atender a todas as suas demandas com eficiência a partir de um único console e fornecer suporte remoto a qualquer pessoa. Esse tipo de tecnologia que conecta funcionários, dispositivos e sistemas de TI permite que as equipes de TI consigam resolver problemas sem a necessidade de se deslocar de prédio em prédio em grandes propriedades ou condomínios corporativos e igualmente ajuda na redução de custos com imóveis e viagens. A Dell Technologies, maior fabricante de sistemas de computador do mundo, é um exemplo disso e afirma que seus funcionários remotos reduziram suas viagens em impressionantes 218.871 milhões de quilômetros (ou 136 milhões de milhas) por ano.
A adoção do trabalho em formato híbrido exige que as empresas se mantenham cada vez mais preparadas e organizadas para garantir uma infraestrutura de TI e de tecnologia operacional (TO) segura e confiável. Além disso, o gerenciamento proativo dos sistemas é fundamental para operações tranquilas e seguras.
O Fator Humano
A tecnologia de conectividade e a expansão das empresas digitais oferecem benefícios significativos, entre eles aumento da produtividade, tranquilidade e conveniência, porém não estão isentas do risco de erros humanos acidentais que levam a possíveis desafios de segurança.
Estimativas da plataforma global de dados e business intelligence Statista apontam que o número de dispositivos da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) em todo o mundo deve saltar de 15,9 bilhões em 2023 para mais de 32,1 bilhões em 2030, o que reforça a necessidade das empresas de manter uma visibilidade adequada desses dispositivos remotos para que todas as medidas de segurança estejam em pleno funcionamento a fim de prevenir problemas.
Segundo o relatório Violações de Dados e Ataques Cibernéticos Estados Unidos 2024, da IT Governance USA, fornecedora líder global de soluções de governança de TI e gerenciamento de risco e conformidade com especial foco em GDPR, proteção de dados, CPRA/CCPA, ISO 27001 e resiliência e segurança cibernética, mais de 2.700 incidentes de violação de dados divulgados publicamente foram aferidos no país desde novembro de 2023. Isso não acontece sem perdas e despesas. Só em 2020, o custo médio de um ataque cibernético para empresas europeias ou norte-americanas com mais de 1000 funcionários chegou a 504.000 dólares, ou cerca de R$ 2.842.660,30.
O Colonial Pipeline, um dos maiores e mais importantes oleodutos dos Estados Unidos, foi vítima de um ataque de ransomware em maio de 2021. O ataque afetou consumidores e companhias aéreas ao longo de toda a costa leste do país e foi considerado uma ameaça à segurança nacional. A companhia operava remotamente e os invasores entraram na rede por meio de uma senha exposta de uma conta VPN – situação que poderia ser facilmente mitigada com visibilidade adequada e medidas de segurança. Isso ressalta a importância de estabelecer uma postura de segurança em toda a empresa em relação à capacidade de definir, manter e monitorar regras e políticas para facilitar o acesso remoto em todo o patrimônio de TI, incluindo laptops, terminais de ponto de venda e sistemas de quiosque.
Visibilidade
Para enfrentar as ameaças de cibercriminosos e tornar a conectividade remota segura, a transparência em todo o ecossistema de TI é vital. As companhias precisam ter visibilidade de seus dispositivos remotos e de rede conectados para que suas forças de trabalho permaneçam produtivas de forma segura e escalável, independentemente de onde os funcionários estejam.
Se pensarmos na visibilidade de forma holística, é imprescindível que as empresas tenham uma estratégia de integração, que nada mais é do que o conjunto de planos, métodos e manobras que uma equipe de TI deve seguir para conectar efetivamente vários sistemas e aplicativos disponíveis de modo seguro para os usuários. Essa estratégia permite também que os profissionais de TI tenham visibilidade integral de todos os dispositivos conectados, garantindo que os protocolos de segurança sejam estritamente seguidos a fim de prover suporte técnico eficiente, a qualquer hora e de qualquer lugar, aos funcionários remotos.
Um exemplo disso é a Dole. A maior produtora e comercializadora de frutas frescas do mundo é cliente TeamViewer e possui mais de 5.000 dispositivos em toda a empresa, incluindo redes, servidores, laptops e telefones. Logo, um suporte de TI é fundamental para a empresa. Com uso de uma solução de conectividade remota de ponta que monitora e gerencia efetivamente todos os ativos, os técnicos podem resolver falhas de dispositivos instantaneamente, o que promoveu uma melhoria de 82% na eficiência operacional da Dole por meio de melhor gerenciamento de TI, monitoramento, visibilidade e aplicação de protocolos de segurança.
A Dole é um caso sobre como um bom aproveitamento de soluções de gerenciamento remoto é fundamental para manter a eficiência operacional e a segurança em ambientes de trabalho híbridos.
Configurado para o Sucesso
Enquanto as empresas experimentam novos sistemas de trabalho, como semanas com quatro dias úteis ou sextas-feiras livres e navegam pelo atual cenário em constante evolução de políticas mais livres no escritório, a Transformação Digital se mantém ativa em um período de transição extremamente significativo.
Ao garantir que as equipes de TI estejam equipadas para lidar com as exigências do trabalho remoto, o mercado corporativo pode reduzir incertezas, proteger seus negócios e operações e seguir na vanguarda do que é estar melhor preparado para quaisquer mudanças que o futuro possa trazer. Isso se chama evolução - esse processo incrível de mudança e adaptação que estamos vivenciando nos tempos atuais e que vamos igualmente testemunhar no futuro.
Grandes, pequenas e médias empresas com presença na web e empresas menores ou mais tradicionais sem uma presença online marcante podem igualmente se beneficiar de modelos laborais mais livres como o remoto e o híbrido, que aumentam a produtividade, a satisfação e a qualidade de vida dos funcionários e mantém a saúde operacional dos negócios em ambientes de trabalho configurados para o sucesso.
Sobre a TeamViewer
A TeamViewer é a empresa líder global em tecnologias e plataformas de conectividade remota para acesso, controle, gerenciamento, monitoramento e reparação de dispositivos de qualquer tipo – desde laptops e celulares até máquinas industriais e robôs. Embora a solução TeamViewer seja gratuita para uso pessoal, a companhia conta com mais de 640 mil assinantes e o software é amplamente utilizado por corporações e indústrias de todos os portes e segmentos para digitalização de processos críticos de negócios através de conectividade remota rápida, segura e perfeita. Tendo como pano de fundo as megatendências globais, como proliferação de dispositivos, automação e novas culturas de trabalho, a TeamViewer vem proativamente moldando a transformação digital e continuamente inovando nos campos da Realidade Aumentada, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Desde sua fundação em 2005, o software TeamViewer, carro-chefe da empresa, já foi instalado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos em todo o mundo. Com sede em Göppingen, Alemanha, a TeamViewer emprega mais de 1,5 mil pessoas em escritórios globais. Em 2023, a companhia alcançou faturamento de cerca de 627 milhões de euros. As ações TeamViewer AG (TMV) estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertencem à MDAX.
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