Em quatro anos, TE Connectivity investiu 5,5 milhões de reais em seu laboratório de validação e teste de produtos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natielly Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

- Desde 2020, foram realizados cerca de 280 validações e 1.800 relatórios de testes no local

- Atuação do laboratório nacional diminuiu em torno de 20% o tempo de desenvolvimento de projetos da TE

- Construção de sala e novos equipamentos elevaram o padrão tecnológico do laboratório ao longo dos anos

- Expectativa futura inclui investimentos acima de 5 milhões de reais

A TE Connectivity, fabricante de conectores e terminais elétricos para diversos setores da indústria, comemora quatro anos de inauguração do seu laboratório nacional, onde os produtos desenvolvidos pela empresa no Brasil passam por análises minuciosas antes de serem aprovados e liberados para produção em série. Desde então, foram concluídos para as principais montadoras e sistemistas presentes no País cerca de 280 validações de produtos e 1.800 relatórios de testes. Só no último ano o laboratório aumentou em 27% a quantidade de validações.

Paulo Almeida, supervisor do laboratório, explica que o espaço, localizado em Bragança Paulista, SP, onde fica também a fábrica da companhia, trouxe redução de aproximadamente 20% do tempo de desenvolvimento dos projetos. “Algumas etapas dos testes de validação antes eram feitas em outras unidades da TE, fora do País. A proximidade com nossas operações fabris no Brasil nos permitiu dar respostas mais ágeis às demandas do setor automotivo, assim como lançar terminais e conectores elétricos com mais velocidade”, conta o profissional, que é um dos 15 que trabalham na equipe de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da empresa.

Para aumentar a eficiência operacional do laboratório, a TE investiu, ao longo desses anos, 5,5 milhões de reais em infraestrutura e equipamentos. Entre as melhorias realizadas, está a construção de uma sala de teste de sujidade, utilizada para avaliar o nível de partículas metálicas e não metálicas presentes em alguns produtos da TE, além da aquisição de oscilógrafo e registrador gráfico, usados nos testes de monitoramento de sinais elétricos das conexões.

Devido ao elevado padrão tecnológico do laboratório, em linha com os mais rigorosos critérios globais, desde 2020 foram conduzidos também, no local, projetos em parceria com a planta da empresa localizada nos Estados Unidos.

Novos equipamentos serão prioridades nos próximos anos

A expectativa da companhia é seguir investindo no laboratório brasileiro nos próximos anos, a fim de proporcionar ainda mais confiabilidade aos clientes e reforçar a presença na região de Bragança Paulista.

Para isso, há um plano de investimento acima de 5 milhões de reais voltado para aquisição de novos e modernos equipamentos. A ideia é que esses equipamentos ajudem a equipe em estágios importantes dos testes, como a identificação de falhas e a avaliação da transmissão dos sinais elétricos em conexões de Data Connectivity.

“Estamos empolgados com a ideia de continuar trilhando o caminho da inovação. Afinal, nosso objetivo principal é oferecer ampla contribuição para elevar continuamente o padrão tecnológico da indústria automotiva nacional”, conclui Almeida.

Sobre o laboratório nacional da TE

Inaugurado em 2020, o laboratório nacional da TE é um dos 24 laboratórios de alta complexidade que a companhia tem no mundo.

Com 530 metros quadrados de área construída, o espaço possui uma equipe de engenharia treinada para analisar todo e qualquer produto que a TE fabrica. A partir da aprovação e da homologação junto aos clientes, é iniciada a produção dos novos componentes.

Além de equipamentos para monitoramento de sinais elétricos e variação de temperatura, como oscilógrafo, registrador gráfico, osciloscópios, multímetros, gerador de sinal e aquisitores de dados, o laboratório possui câmaras climáticas e de choque térmico, estufas, shaker eletrodinâmico, máquinas para ensaios mecânicos de tração e compressão, impressoras 3D, máquina de choque mecânico, entre outros.

Sobre a TE Connectivity Ltd.

A TE Connectivity é líder global em tecnologia industrial, que cria um futuro mais seguro, sustentável, produtivo e conectado. Sua ampla gama de soluções de conectividade, comprovadas nos ambientes mais adversos, permitem avanços em transporte, aplicações industriais, tecnologia médica, energia, comunicações de dados e casa. Com mais de 90.000 profissionais, incluindo mais de 8.000 engenheiros, trabalhando ao lado de clientes em aproximadamente 140 países, a TE garante que TODA CONEXÃO CONTA. Saiba mais em www.te.com e no LinkedIn, Facebook, WeChat e Twitter.