Brasil,

A Internet das Coisas (IoT) como pilar fundamental para impulsionar a Indústria 4.0 no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Internet das Coisas (IoT) como pilar fundamental para impulsionar a Indústria 4.0 no Brasil

Braços robóticos inteligentes da indústria para tecnologia de produção de fábrica digital

Por Gabriel Pavão

O conceito de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, há tempos assumiu um papel central nas discussões industriais, inclusive no contexto brasileiro. Desde a sua introdução, o setor pode se beneficiar da ascensão de novas automações e a integração de tecnologias inovadoras capazes de promover avanços significativos que não apenas elevam a eficiência, mas também impulsionam a produtividade das operações industriais, marcando um avanço significativo na maneira como as empresas conduzem suas atividades.

Dentro deste contexto, a Internet das Coisas (IoT) emerge como uma alternativa estratégica, impulsionando a progressão do setor no que diz respeito à Indústria 4.0. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório da Research and Markets, o mercado de IoT industrial atingirá U$ 276 bilhões até 2029, refletindo o seu potencial para os próximos anos.

No Brasil, este impulsionamento será movido, principalmente, pelo investimento governamental no plano “Nova Indústria Brasil”, aliado à crescente demanda das indústrias por iniciativas que visem a redução de custos, o aumento de produtividade e a otimização de processos.

Apesar do cenário promissor com relação a IoT, desafios como custos de implementação, falta de infraestrutura com relação a conectividade no Brasil, e ainda, escassez de mão de obra qualificada são fatores que podem desacelerar essa tendência.

Outro gargalo está relacionado à integração dos dispositivos de IoT com os sistemas legados das empresas. Caso este processo não seja realizado de maneira efetiva, os dados coletados pela tecnologia podem se tornar subutilizados, comprometendo a assertividade e a utilidade das informações obtidas.

Além disso, é importante ter em mente que a maturidade das indústrias brasileiras por este tipo de tecnologia varia consideravelmente. Há setores no Brasil, por exemplo, que já são considerados maduros quanto a implementação da IoT. É o caso do agronegócio, em que a IoT está sendo utilizada para monitorar o clima, a saúde das plantações e o desempenho do maquinário. Outro bom exemplo é o setor de Utilities, que tem se apoiado em recursos tecnológicos para otimizar as redes de energia e reduzir perdas.

Benefícios da IoT além da teoria

Já está mais do que evidente que a Internet das Coisas conta com o potencial de transformar a maneira como as empresas operam e competem no mercado. Isto porque, com os sensores de IoT é possível obter o monitoramento em tempo real das máquinas, processos e produtos, permitindo a identificação e resolução de problemas de forma ágil e segura. Desta forma, a IoT se traduz em uma oportunidade estratégica, uma vez que por meio deste tipo de recurso as organizações capacitam-se para prever falhas e realizar a manutenção preventiva, evitando paradas não planejadas.

Outra possibilidade da IoT é garantir o controle da qualidade dos produtos em tempo real, assegurando que os mesmos atendam aos padrões exigidos, além de permitir a sua rastreabilidade, acompanhando a origem e o destino, facilitando, assim, a identificação de problemas.

A adesão dos sensores de IoT pode corroborar, ainda, para que as empresas sejam mais sustentáveis, já que pode monitorar o impacto ambiental das operações industriais, fazendo com que as organizações realizem as ações necessárias para otimizar o uso de recursos como energia, água e materiais. Além disso, os dispositivos podem mapear a segurança de ambientes industriais, prevenindo acidentes e protegendo os colaboradores.

A implementação dos sensores de IoT nas indústrias

A adoção da IoT no segmento industrial envolve certa complexidade e, para garantir um processo efetivo é necessário um faseamento, com etapas bem definidas. A começar pelo planejamento, que contempla a definição dos objetivos, a análise de necessidades, a seleção de fornecedores e a definição da arquitetura, incluindo os dispositivos, a conectividade, a plataforma de dados e os aplicativos em questão.

Na sequência, a fase de implementação é realizada, com a instalação e configuração dos dispositivos. Depois, é feita a integração com os sistemas existentes na indústria, seguido do treinamento dos colaboradores para utilizar a solução IoT.

Após essas etapas, é crucial realizar o monitoramento do dispositivo em questão, para garantir que o mesmo esteja funcionando de forma adequada, sem esquecer de sempre manter a sua manutenção e atualização constante.

Por fim, é imprescindível implantar medidas de segurança para proteger a solução IoT contra ataques cibernéticos, além do gerenciamento de acessos para garantir que apenas os usuários autorizados possam utilizá-la.

Como mensurar os ganhos da IoT?

Diversos métodos podem ser utilizados para quantificar os benefícios da IoT. Por meio desses dispositivos, é possível mensurar a redução do tempo de parada dos equipamentos, a economia de energia em kwh, além do controle de produtos defeituosos e das perdas. No que diz respeito aos colaboradores, há a possibilidade de quantificar a redução de custos com acidentes e com relação a sustentabilidade, a diluição da emissão de gases poluentes.

Desta forma, adquirindo os dispositivos de IoT, é possível criar novos serviços com base nos dados coletados, personalizando e otimizando a experiência dos clientes. Sendo assim, a Internet das Coisas torna-se um dos pilares fundamentais da Indústria 4.0.

Por meio da conexão de máquinas, dispositivos e sensores à internet, a IoT impulsionará cada vez mais a Transformação Digital das indústrias. No entanto, para acelerar a sua adoção, é imperativo que mercado e governo caminhem em conjunto, apostando em inovações e incentivos que garantem que a IoT se torne mais acessível. Essa colaboração estratégica é a chave para criar um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico, garantindo que as vantagens da IoT sejam amplamente aproveitadas em diversos setores, impulsionando, assim, o progresso industrial do país.

Gabriel Pavão é Co-founder e Head of Partnerships da Fracttal Brasil, startup que está revolucionando a manutenção e a gestão de ativos por meio de tecnologia de ponta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar