Brasil,

• SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Segurança e eficiência energética no coração da Edge AI

Por Amikam Yalovetzky *

Imagine um mundo no qual seus filhos podem desenvolver hábitos de sono saudáveis de uma maneira fácil, mas, acima de tudo, segura e privada. Ou onde seus pais idosos, encontram a tecnologia menos intimidadora e podem interagir com ela de forma mais independente.

A Inteligência Artificial está tornando isso possível, especialmente as soluções de Edge AI, ou seja, aquelas que têm a capacidade de processar e executar tarefas diretamente nos dispositivos, em vez de depender completamente da comunicação com a nuvem.

Se olharmos de perto, perceberemos como a Inteligência Artificial (IA) evoluiu de ser uma inovação distante e acessível apenas através da nuvem para se tornar uma tecnologia onipresente e familiar, integrada nos dispositivos mais pessoais e cotidianos.

A MediaTek está na vanguarda neste aspecto, por meio de suas soluções MediaTek Genio, nas quais se baseiam o brinquedo inteligente Snorble. Este equipamento atua como um companheiro para as crianças e utiliza IA na borda (Edge AI). Ao ser projetado para atender às necessidades emocionais e de sono à medida que as crianças crescem, este dispositivo deve garantir que a experiência de uso seja segura e que a privacidade das comunicações seja mantida.

A solução MediaTek Genio permite realizar processamento avançado de IA e Processamento de Linguagem Natural (PLN) no dispositivo, facilitando interações em tempo real sem depender de dicionários na nuvem. Além disso, ao não requerer Wi-Fi para seu funcionamento diário, torna-se mais portátil e fácil de usar, ou seja, é capaz de colocar no centro as necessidades dos usuários e resolver seu dia a dia.

Por outro lado, soluções como ElliQ 3.0 oferecem experiências personalizadas e seguras para os idosos, graças às suas melhorias de hardware e à integração de capacidades avançadas de IA generativa, impulsionadas por nosso novo SoC (sistema em um chip) da MediaTek com 8 núcleos + chip de IA.

Este desenvolvimento aproveita a Edge AI para oferecer respostas rápidas, melhorar a privacidade, assegurar um funcionamento independente e otimizar a eficiência energética. Essas facilidades transformam o ElliQ 3.0 em um assistente pessoal mais poderoso e fácil de usar, projetado para promover uma vida mais saudável, independente e socialmente conectada para os idosos.

Resposta aos desafios

Como podemos ver, a Edge AI, implementada diretamente nos dispositivos, emerge como uma solução inovadora aos desafios que, durante muito tempo, limitaram a inteligência artificial na nuvem, oferecendo benefícios tangíveis a contextos familiares, pessoais e a vários setores industriais.

A diminuição no tempo de latência é uma das grandes vantagens da Edge AI e um dos principais desafios enfrentados pela inteligência artificial na nuvem, já que, para oferecer respostas, esta depende do envio de dados para análise. Em contraste, nossas Unidades de Processamento de Inteligência Artificial (APUs) aproveitam sua eficiente arquitetura para a aceleração de IA em dispositivos como smartphones, tablets e smart TVs, para mencionar apenas alguns exemplos.

O resultado desse avanço tecnológico é um desempenho e uma eficiência energética significativamente superiores. Além disso, destaca-se como benefício adicional a redução da dependência de conexões constantes à internet, o que abre a porta para uma nova dimensão de uso.

A capacidade de interagir com dispositivos e resolver consultas sem requerer uma conexão permanente não apenas potencializa a portabilidade destes, mas também minimiza as possibilidades de exposição a vulnerabilidades na rede. Essa transição para uma maior autonomia dos dispositivos é um marco na forma como concebemos a tecnologia em nosso dia a dia, priorizando a segurança e a eficiência.

A conveniência da Edge AI também se destaca como uma estratégia econômica crucial na era digital. Sua influência na redução de custos operacionais é notável, particularmente no que se refere à largura de banda.

Ao realizar o processamento de forma local, essa tecnologia permite uma gestão mais eficiente do volume de dados transmitidos pela internet, oferecendo uma redução significativa nos custos associados à largura de banda e ao consumo de dados.

Essa vantagem pode ser muito significativa para as indústrias inundadas por aplicações que geram quantidades massivas de dados, como os dispositivos IoT em contextos tanto industriais quanto de consumo e empresariais. O potencial de economia neste aspecto é considerável e poderia transformar a economia operacional de setores inteiros.

Além disso, ao reduzir nossa dependência da infraestrutura na nuvem, os dispositivos equipados com Edge AI não apenas se tornam mais autônomos, mas também mais amigáveis com a proteção do meio ambiente.

A eficiência energética que caracteriza esses dispositivos promete uma notável diminuição nos custos de energia e operação, uma vantagem não apenas para a rentabilidade empresarial, mas também para a sustentabilidade ambiental.

Como vimos, essas tecnologias podem permitir dispositivos mais inteligentes e personalizados, melhorar a segurança e a privacidade, e facilitar uma colaboração mais estreita e eficiente entre humanos e máquinas. Com a evolução em direção à Indústria 5.0, a Edge AI desempenha um papel crucial na criação de sistemas interativos que não apenas otimizam os processos de produção, mas também melhoram o bem-estar humano e promovem práticas sustentáveis, abrindo um novo universo de possibilidades.

*Amikam Yalovetzky é gerente sênior de marketing da MediaTek

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar