Li Peng da Huawei: assistimos a um novo crescimento na comercialização do 5G e do novo 5.5G

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emilly Mariano Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

No encontro 5G Além do Crescimento, realizado pela Huawei no MWC Barcelona 2024, Li Peng, vice-presidente corporativo sênior e presidente de Vendas e Serviços de TIC da Huawei, debateu como as operadoras podem alcançar êxito com redes 5G e de que forma o 5.5G irá ampliar ainda mais o potencial de criar novas receitas e oportunidades.

"O 5G está no caminho certo para o sucesso dos negócios das operadoras", afirmou Li Peng. O 5G começou a ser comercializado em 2019 e, nos últimos cinco anos, alcançou 1,5 bilhão de usuários no mundo inteiro. O 4G demorou nove anos para atingir esse resultado. Atualmente, 20% dos clientes das operadoras, em nível global, utilizam o 5G. Esses usuários geram 30% de todo o tráfego móvel e contribuem com 40% da receita do serviço.

Li Peng explicou também que o 5.5G inicia a utilização comercial em 2024 e, em conjunto com a inteligência artificial (IA) e a computação em nuvem, deve oferecer às operadoras novos produtos e serviços. Ele afirmou que as operadoras devem focar em redes de alta qualidade, na monetização multidimensional, nos serviços emergentes e na IA generativa para aproveitar essas oportunidades de negócios.

Li Peng, vice-presidente corporativo sênior e presidente de Vendas e Serviços de TIC da Huawei, no MWC Barcelona 2024. Divulgação: Huawei.

As redes de alta qualidade continuam a ser a base do sucesso dos negócios

Está provado que usuários de redes móveis buscam atualizações em seus pacotes móveis se as redes forem de alta qualidade. Espera-se assim que o tráfego gerado por esses usuários aumente, permitindo às operadoras maximizar o valor. Cada vez mais operadoras estabelecem metas estratégicas para a construção de redes 5G de maior qualidade.

Algumas operadoras no Oriente Médio, por exemplo, já implantaram redes massivas MIMO (Multiple-Input Multiple-Output), e o desempenho excelente dessas redes fez do FWC 5G (Fixed Wireless Access 5G) um êxito. Atualmente, o FWA 5G conecta aproximadamente 3 milhões de famílias, tornando-o um poderoso motor de crescimento para as receitas das operadoras.

A monetização multidimensional maximiza o valor de cada bit

Mais de 20% das operadoras 5G em nível global já adotaram modelos de negócios por velocidade. Uma operadora tailandesa, por exemplo, lançou recentemente um pacote 5G que permite aos assinantes selecionar diferentes velocidades que atendem melhor às suas necessidades. Esse modelo contribuiu para que a operadora aumentasse a média de receitas por usuário (ARPU) em cerca de 23%. Uma operadora chinesa lançou um pacote que oferece experiências de live streaming de alta definição, sem interferências. O pacote tornou-se bastante popular e contribuiu com o aumento de seu ARPU em cerca de 70%.

Li Peng em seu discurso no encontro. Divulgação: Huawei.

Os novos serviços emergentes permitem o crescimento sustentável a longo prazo

Serviços novos como Novas Chamadas, telefones na nuvem e 3D sem óculos despertam cada vez mais a atenção dos consumidores. Por exemplo, avatares virtuais estão se tornando muito populares e agregando valor às Novas Chamadas. Os usuários consideram pagar mais por serviços que contenham experiências em tempo real.

O 5G também está sendo adotado em muitas indústrias. Na China, registra-se mais de 50.000 casos de uso comercial de redes 5G privativas em mais de 50 diferentes setores. Com as novas caraterísticas do 5.5G, incluindo a latência baixíssima e o passivo, espera-se que sejam criadas ainda mais oportunidades para as operadoras no mercado B2B.

A IA generativa conduzirá a indústria das comunicações móveis à era da inteligência total

De acordo com a consultoria IDC, as remessas globais de telefones celulares com IA chegarão a 170 milhões em 2024. Isso corresponderá a 15% de todos os envios de encomendas de smartphones. A próxima geração de telefones com IA terá maior capacidade de armazenamento, de visualização e de imagem. Aplicações de conteúdo gerado por IA (AIGC) utilizadas por esses telefones irão gerar centenas de bilhões de dados e irão criar novas oportunidades para as operadoras.

Li Peng terminou seu discurso propondo que "juntos com as operadoras iremos desbloquear o potencial do 5G e do 5.5G e alcançaremos um incrível novo crescimento".

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.