Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Para leigos: 10 termos que você precisa conhecer na hora de comprar seu roteador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ester Jacopetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Para leigos: 10 termos que você precisa conhecer na hora de comprar seu roteador

Descubra os principais termos técnicos na hora de escolher o melhor Wi-Fi para sua casa e garanta uma conexão eficiente, segura e de qualidade.

Para quem tem dificuldade em acompanhar a rapidez da evolução da tecnologia, é comum não entender novos jargões e termos técnicos que parecem bem complicados. Ao pensar em melhorar o Wi-Fi da sua casa, por exemplo, você pode se deparar com algumas expressões e nomenclaturas que parecem um tanto estranhas. Mas, não se preocupe! Os especialistas da Mercusys prepararam um guia simplificado para ajudar a entender o básico e ainda facilitar a escolha do melhor roteador para você.

1 - MU-MIMO: Vamos começar por uma tecnologia com nome bem fofo. Traduzindo para o nosso dia a dia, é como se os roteadores, que possuem essa função, conseguissem conversar com vários dispositivos ao mesmo tempo, tornando a conexão mais rápida e estável. Os dispositivos MU-MIMO usam várias antenas para entregar essa conexão simultânea, enquanto os roteadores tradicionais criam uma fila para distribuir a conexão entre os dispositivos.

2 - 2.4GHz e 5GHz: Agora vamos para algo que só parece complexo, principalmente porque une números e letras. Mas é mais simples do que você pensa, estas são as frequências de rádio presentes nos roteadores modernos. A conexão 2.4 tem um maior alcance e é mais eficaz em penetrar paredes, porém uma velocidade reduzida comparada a 5G, que é mais rápida, mas é indicada para ambientes sem muitos obstáculos, como paredes, espelhos e etc.

3 - Wi-Fi 6: Essa é uma boa para você ficar atualizado nas rodas de conversa. Se você busca mais desempenho e segurança, esse é o padrão de Wi-Fi do momento e o que você que vai querer ter em casa. Imagine uma avenida mais larga e segura para os dados viajarem, Wi-Fi 6 oferece velocidades de conexão até 40% mais rápidas em comparação com a geração anterior o Wi-Fi 5. Permitindo que mais dispositivos operem na mesma rede sem reduzir a velocidade da conexão.

4 - OFDMA: Quanta letra agora, né! Bora simplificar. Essa é uma tecnologia que faz seu roteador conectar mais dispositivos ao mesmo tempo sem perder qualidade. Ou seja, com OFDMA, vários dispositivos podem transmitir e receber dados simultaneamente, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência geral da rede. Para você que ficou curioso, OFDMA significa "Orthogonal Frequency Division Multiple Access" (Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência, em português). E é simplesmente uma técnica de modulação e acesso múltiplo usada em comunicações sem fio.

5 - Beamforming: Imagine uma lanterna apontando diretamente para onde você precisa. Esse é o papel do Beamforming, levando o sinal do Wi-Fi diretamente para o aparelho conectado. Ao direcionar o sinal, há menos probabilidade de interferência com outros dispositivos eletrônicos e redes próximas. Isso é feito ajustando a fase dos sinais em várias antenas para concentrar o sinal na direção desejada, resultando em uma conexão mais forte, menos interferência e maior eficiência na comunicação sem fio, incluindo radares e celulares.

6 - Porta Gigabit vs. Porta Fast Ethernet: Simplificando, a primeira é para quem busca velocidades maiores na internet (acima de 100Megas e até 1.000 Mbps), ideal para redes de alta velocidade e para suportar múltiplas conexões. E a segunda, mais antiga, para velocidades menores, compatível com aparelhos mais antigos.

7 - Criptografias (WPA3 vs WPA2): Bom, esses são os soldados que protegem o seu Wi-Fi. A WPA3 é a mais moderna e segura, evitando invasões indesejadas. Como você parece estar já bem familiarizado vamos aprofundar um pouco mais. Essa segurança introduz criptografia mais forte, proteção contra senhas fracas e dificulta consideravelmente os ataques de força bruta reduzindo as chances de um hacker invadir a rede.

8 e 9 - Halo Mesh e EasyMesh: Essa é para você que busca uma solução para aquela área da casa que o Wi-Fi não chega. Os roteadores Mesh permitem expandir o Wi-Fi para todos os ambientes da casa usando dois ou mais roteadores espalhados por diferentes cômodos. A diferença é que o EasyMesh segue um padrão internacional e é compatível com diversas marcas. Ou seja, você só precisa adquirir um novo dispositivo e aproveitar melhor o pacote de internet contratado.

10 - Controle de Pais: É uma ferramenta oferecida todos roteadores da Mercusys, que permitem aos pais ou administradores da rede monitorar e restringir o acesso à internet de dispositivos específicos. Muito além de garantir a segurança dos pequenos, permite controlar e monitorar o que é acessado na sua rede Wi-Fi, definindo horários e limites e até mesmo como segurança, pois permite acompanhar os pequenos que estiverem conectados fora de casa servindo como ferramenta de rastreio e localização.

E, uma dica extra: Muitos dispositivos da Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, contam com os aplicativos que garantem que a instalação do novo roteador seja feita em minutos, ou seja, caso você só queira simplicidade, essa e outras muitas funções facilitam as configurações e te auxiliam no dia a dia. Consulte os modelos compatíveis em no Site.

Sobre a Mercusys

Fundada em 2001, a Mercusys, marca do grupo TP-Link, é uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede como roteadores, repetidores, adaptadores e switches SOHO. Cooperando com renomados profissionais técnicos a nível global, a empresa desenvolve produtos inovadores com excelente custo-benefício. A marca, que tem como filosofia “criar um mundo mais inclusivo através da tecnologia”, é impulsionada pela inovação e visa proporcionar a seus usuários uma experiência Wi-Fi democrática, simples, estável, fluída e inteligente. O compromisso com a excelência está entre os pilares da Mercusys, que possui uma vasta rede global e o sonho de enriquecer vidas por meio de melhores conexões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar