Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric reúnem forças em novo Hub de Inovação para acelerar a transição verde de data centers

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Rariz
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Novo Hub de Inovação para acelerar a transição verde de data centers - Danfoss Novo Hub de Inovação para acelerar a transição verde de data centers - Danfoss

Hub localizado em Fredericia, Dinamarca, reunirá o setor de data centers de toda a Europa para encontrar soluções concretas para acelerar a transição verde.

Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric - juntamente com a Danish Data Center Industry (Associação da Indústria de Data Centers da Dinamarca) - estão lançando uma nova iniciativa pan-europeia chamada Hub de Inovação de Zero Emissões Para Data Centers, localizado em Fredericia, Dinamarca. O objetivo é promover soluções comuns para a transição verde dos data centers.

A computação na nuvem exerce um papel fundamental na transformação digital e verde da sociedade – permitindo que as pessoas tirem proveito de ferramentas e negócios digitais para trabalhar e crescer de forma mais eficiente. Apenas na última década, dobrou o número de usuários da Internet – e o tráfego global aumentou 25 vezes, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia).

Conforme a adaptação digital continua a avançar e, para alcançar as metas de zero emissões, a indústria de data centers está trabalhando para reduzir sua pegada energética em várias áreas, tais como eficiência energética, refrigeração, cadeia de suprimentos e aperfeiçoamento da rede elétrica.

Com o lançamento hoje do Hub de Inovação de Zero Emissões, a Danish Data Center Industry, Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric estão reunindo as principais partes interessadas do setor europeu de data centers - incluindo agências reguladoras, pesquisadores, operadoras, provedores de serviços públicos, ONGs, e serviços de malha/rede elétrica.

O consórcio funcionará como ponto de encontro onde os principais atores poderão estabelecer colaborações e desenvolver novas soluções inovadoras que possam ser implementadas rapidamente em prol da transição verde. Ao mesmo tempo, ele oferecerá uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas e obter orientações e suporte de proeminentes pesquisadores. Inicialmente, o foco será desenvolver soluções que reduzam ou equalizem as emissões de carbono dos data centers e contribuam para a estabilização da malha elétrica.

O Hub será dedicado a projetos incluídos nos Escopos 1, 2, e 3, que são os diferentes tipos de emissões de gases de efeito estufa que uma empresa ou organização produz. Mais especificamente, para reduzir as emissões (Escopo 1), o Hub analisará projetos de alternativas para a geração de diesel e combustíveis substitutos e reutilização de calor. Quanto às emissões indiretas (Escopo 2), o Hub terá como objetivo melhorar o uso de fontes de energia livres de carbono, tais como eólica e solar, para a geração de energia. E para as emissões incorporadas (Escopo 3), o Hub estabelecerá parcerias com fornecedores, provedores de serviços e universidades para pesquisar como descarbonizar matérias primas como concreto, aço, e alumínio, permitindo que data centers sejam construídos de forma mais sustentáveis no futuro.

A Danish Data Center Industry atuará como destaca o Secretariado da iniciativa e o CEO da associação, Henrik Hansen: “Essa iniciativa reflete o nível de comprometimento e responsabilidade que a indústria de data centers está disposta a assumir para superar os desafios que temos pela frente. O caminho para data centers carbono zero requer soluções que vão além da capacidade da indústria de solucionar problemas de forma independente. A abordagem de código aberto com relação às partes interessadas, tanto dentro quanto fora da indústria, acelerará significativamente o passo da indústria em direção ao marco de zero emissões, em linha com as ambições da UE para data centers até 2030”, afirma Hansen.

O lançamento do novo Hub de Inovação de Zero Emissões foi realizado dia 29 de setembro em Fredericia.

Depoimentos dos parceiros:

Danfoss

Jürgen Fischer, Presidente da Danfoss Climate Solutions:

“Queremos revolucionar o modo como construímos data centers! A Danfoss já está trabalhando com nossos clientes para construir data centers descarbonizados, mas precisamos agilizar as coisas e fazer isso através de parcerias para além das fronteiras e indústrias. É por isso que a Danfoss tem a satisfação de lançar o Hub de Inovação de Zero Emissões para Data Centers, um local de reunião neutro onde os principais atores do setor poderão estabelecer colaborações para construir data centers melhores e mais sustentáveis.”

Google

JP Clausen, VP de Engenharia e Inovação em Data Centers :

"O ritmo rápido da digitalização, possibilitado pela indústria de data centers, traz muitos benefícios para pessoas e empresas – do acesso rápido a informações a uma maior conectividade. Esse desenvolvimento, porém, também requer que a indústria de processamento de dados como um todo eleve seus padrões de sustentabilidade o mais alto possível e estabeleça uma ponte com o resto de sociedade. A Dinamarca é um corredor verde para a Europa e o resto do mundo. É por isso que estou tão feliz e orgulhoso por termos sido bem-sucedidos em trazer o Hub de Inovação para Fredericia."

Microsoft

Sean James, Diretor Sr. de Pesquisas para Data Centers:

"A Microsoft está entusiasmada por poder juntar-se a essa iniciativa com a Danfoss, Google e Schneider Electric. Nosso compromisso é claro: conforme vamos atendendo a demanda de nossos clientes e expandindo a capacidade de nossos data centers, isso deve ser feito sem aumentar nossa pegada de carbono. Acreditamos que parcerias como essa são essenciais para impulsionar inovação em eficiência energética e promover fontes de energias renováveis. Ao alavancar nossa expertise conjunta em soluções para computação na nuvem, e energia e arrefecimento sustentáveis, desejamos transformar o projeto e as operações dos data centers para promover um futuro mais verde.”

Schneider Electric

Mic Seremet, Desenvolvedor de Produto, Schneider Electric Kolding:

“Nossa rede elétrica está sob pressão enquanto realizamos a transição de algumas poucas plantas centralizadas movidas por combustíveis fósseis para um cenário energético decentralizado com um grande número de fontes renováveis. Isso significa que devemos repensar nosso horizonte energético. Como parte do Hub, estamos olhando mais à frente para contribuirmos para essa transformação com soluções concretas, tais como uma plataforma tecnológica que transforme os data centers em atores ativos do esforço de descarbonização, ofereça flexibilidade para implementar tecnologias inovadoras para recursos energéticos e acelerando ao mesmo tempo a construção de data centers para ajudar a facilitar essa transformação. O NZIH está perfeitamente alinhado com o nosso compromisso de sermos uma Empresa de Impacto, reunindo nossas forças para impulsionar a agenda de sustentabilidade."

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar