Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quatro situações que demandam atenção ao modo de descartar os eletroeletrônicos e eletrodomésticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Welton Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Preocupada em conscientizar a população em relação à sustentabilidade, a ABREE orienta como realizar o descarte ambientalmente correto em situações cotidianas

Existem diversos motivos que levam à necessidade de descartar os resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos (REEEs). Independentemente das razões variadas, é imperativo um descarte ambientalmente correto para evitar contaminações e danos ao meio ambiente. Pensando nisso, o presidente da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, Nilson Maestro, elaborou quatro dicas que envolvem o descarte ambientalmente correto desse tipo de resíduo, baseando-se em situações comuns que requerem a ação pela população.

“Estamos empenhados em conscientizar a população, pois o Brasil é, atualmente, o quinto maior gerador de resíduos eletroeletrônicos do mundo, segundo a pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021, da The Global E-Waste Monitor 2020. E apesar disso, ainda há pouca reciclagem e descarte ambientalmente correto de REEEs no País. Estima-se que somente 3% desse resíduo seja reciclado em toda a América Latina, conforme apontado por uma pesquisa da Organização das Nações Unidas. Precisamos reverter esse cenário, e a única maneira é a conscientização”, explica Maestro.

O presidente da ABREE destaca algumas situações e considerações sobre reciclagem que precisam ser internalizadas pela população:

- Mudança – um cenário muito comum que requer o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é a mudança de residência. Seja devido à necessidade de adequação de espaço futuro ou às dificuldades de transporte do equipamento. Para esse cenário, é interessante avaliar o que realmente precisa ser descartado como resíduo. Em alguns casos, é possível realizar doações de equipamentos bons e em funcionamento. Quando não houver essa opção, é necessário organizar o transporte para um ponto de recebimento adequado. Sempre que houver a necessidade de descartar esse tipo de resíduo, é possível acessar o site da ABREE (https://abree.org.br/), e na área de Pontos de Recebimento realizar uma busca utilizando o CEP residencial para encontrar o local mais próximo para efetuar o descarte. São mais de 4 mil pontos de recebimento em todo o País, abrangendo quase 1,3 mil municípios.
- Trocas ou upgrades – outro cenário comum é a substituição de equipamento ou a atualização de peças. Muitas pessoas se preparam para trocar de aparelhos específicos em épocas determinadas, como gamers que frequentemente trocam monitores, teclados e mouses, ou entusiastas de futebol que buscam oportunidades para adquirir televisores melhores durante campeonatos. Nesses momentos, é interessante levar o equipamento antigo para um ponto de recebimento, que muitas vezes já estão localizados nas lojas que vendem os equipamentos novos. Acumular equipamentos antigos pode se tornar um problema e levar, no futuro, a um descarte inadequado.
- Limpeza de garagem e guarda-roupas – a famosa limpeza da garagem, do sótão, do guarda-roupa e até de armazéns geralmente gera uma grande quantidade de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Isso ocorre porque, quando as pessoas trocam esses equipamentos, tendem a guardar os antigos, seja por não se atentarem ao descarte na hora da troca ou também por terem esperança de consertar os equipamentos quebrados. Quando o acúmulo de coisas, incluindo os REEEs, gera a necessidade de uma limpeza, a tendência é que muitos REEEs sejam descartados com o resíduo comum, o que é um erro e pode acarretar contaminações severas. Por isso, é necessário separar esse tipo de resíduo, assim como qualquer resíduo reciclável, destinando cada um ao devido lugar. Isso é parte essencial da limpeza.
- Quebra – a quebra de um eletroeletrônico ou eletrodoméstico é a principal razão para o descarte desses equipamentos. Isso pode ocorrer em momentos diversos e nem sempre há possibilidade de concerto, causando frustração devido aos gastos e contratempos. Apesar das dificuldades, é importante lembrar que, independentemente da situação, é necessário encaminhar os REEEs corretamente para reciclagem, buscando um local adequado que receba o resíduo e não o descartar com resíduo sólido comum.

Maestro ressalta que, embora diversas situações exijam o descarte, toda a cadeia de logística reversa começa com o descarte adequado feito pelo consumidor. Além disso, o descarte inadequado pode gerar diversas formas de contaminação, e o preço a longo prazo é muito alto, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana, que podem ser afetadas de maneiras irreversíveis.

“É por isso que é essencial que a população tenha em mente a importância do descarte adequado em momentos de necessidade. Existem milhares de pontos de recebimento da ABREE nas cidades brasileiras, e o descarte é mais simples do que parece, basta que esse conhecimento chegue às pessoas”, finaliza Maestro.

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é uma entidade gestora sem fins lucrativos que estabelece e gerencia a implementação de um sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de pós consumo doméstico, promovendo economia em grande escala. Com 55 associados que representam 184 marcas, a ABREE é responsável pelas etapas de homologação e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de fornecer informações para todos os envolvidos na cadeia, que são responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para obter mais informações, acesse http://abree.org.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar