Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Descomplicando a tecnologia: o que realmente importa ao escolher um novo monitor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Faria
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Descomplicando a tecnologia: o que realmente importa ao escolher um novo monitor

Por Marina Correia*

Escolher um monitor, assim como qualquer produto eletrônico, depende de outros fatores além do preço. Isso porque o mercado atual possui modelos bem variados e cada um contempla recursos distintos, feitos para sanar as necessidades de quem trabalha com artes visuais, curte games ou apenas quer ter uma tela para uso casual e entretenimento. Conhecer todos esses detalhes pode parecer complicado, mas com certeza é um alívio na hora da compra para evitar possíveis arrependimentos.

A primeira coisa que é necessário ter em mente ao comprar um novo monitor é seu objetivo principal como usuário. Supondo que a pessoa utilize a tela para fazer projetos de arquitetura ou artes digitais, a resolução é um ponto crucial. Existem diferentes níveis de resolução e as mais populares são o Full HD, QHD e UHD. Por isso é importante entender cada uma delas e a diferença que essa característica causa na qualidade do conteúdo exibido.

Imagens em Full HD (1080x1920), por exemplo, não são suficientes para ver detalhes de cor e sombra nos desenhos. Para uma melhor definição, o QHD (2560x1440) pode suprir melhor essa necessidade, pois tem quase duas vezes mais pixels que o popular Full HD. No caso de quem procura o que há de mais avançado em qualidade de imagem nos monitores, o UHD (3840×2160), popularmente conhecido como o 4K, é a melhor escolha por oferecer quatro vezes mais resolução que o Full HD, com cerca de 8 milhões de pixels. Busque também por funções complementares como o HDR, essa tecnologia é capaz de melhorar os tons de preto e brilho da tela, deixando seu trabalho ainda mais realista.

O conforto também é importante, já que provavelmente a pessoa irá passar várias horas em frente ao equipamento criando projetos. Busque por modelos com suportes ergonômicos e soluções na tela que não agridam os olhos. É importante que você consiga ajustar altura e inclinação para uma ergonomia perfeita, além de funções extras como a diminuição das luzes azuis, configuração automática de brilho e temperatura das cores. Acredite, depois de horas de trabalho essas tecnologias farão toda a diferença, evitando que você agrave possíveis cansaços de visão, por exemplo.

Os gamers também precisam ficar bem atentos na hora de comprar um monitor, considerando que investir em um gabinete potente não é o suficiente para aproveitar toda a performance dos jogos mais recentes. O que o jogador precisa é dinamismo e uma das principais funções que podem ajudar nesse quesito é a taxa de atualização. Medidas por Hz, essas taxas representam a quantidade de vezes que o monitor consegue atualizar o frame exibido, evitando que a movimentação dentro do jogo pareça a de um filme antigo rodado por um projetor manual, ou seja, bem mais fluída. Quanto maior for a taxa de atualização melhor a performance do jogo exibido.

Sabe aqueles borrões que aparecem especialmente em games com muita velocidade? Esse fenômeno é chamado de ghost e é preciso observar outra característica do monitor para evitá-lo: o tempo de resposta. Durante a transmissão de uma imagem, a sequência de cores é alterada constantemente. A velocidade que um pixel demora para acender e desligar completamente à medida que reproduz movimentos na tela é conhecida como tempo de resposta. Quando o pixel anterior demora muito para apagar, acaba criando o efeito que atrapalha a performance. Se o intuito for jogar games de alta performance, procure displays que tenham essa especificação com o menor tempo possível. O mercado atual já disponibiliza modelos com impressionante 0,1 milissegundo de resposta.

E para aqueles que desejam fazer um pouco de tudo e ainda assistir séries e filmes, existem modelos Smart com sistema operacional integrado e os aplicativos de streaming mais conhecidos. Alguns até podem ser usados para trabalhos de escritório, sem a necessidade de um PC completo, pois contempla programas como o office 360. Para quem deseja ter uma casa conectada, os modelos Smart podem se integrar ao ecossistema inteligente para controlar outros dispositivos da casa, receber comandos de voz e muito mais. Essas telas facilitam o dia a dia dos consumidores de formas variadas, complementando o seu hub de Internet das Coisas (IoT).

*Marina Correia é gerente de monitores da Samsung Brasil

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo das TVs, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, aparelhos digitais, sistemas de rede e memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED. Para as notícias mais recentes, visite a Samsung Newsroom em news.samsung.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar