Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

MediaTek desenvolve o futuro da conectividade com tecnologia via satélite 5G NTN

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Perez
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

MediaTek desenvolve o futuro da conectividade com tecnologia via satélite 5G NTN

Tecnologia oferece cobertura mesmo em áreas remotas, como florestas, facilitando o monitoramento de veículos, cargas e o acesso a pessoas em situações de emergência

A comunicação via satélite é um conceito que se desenvolveu durante as últimas décadas e nos permite ter acesso a serviços como, por exemplo, televisão e internet, entre outros. E graças aos novos protocolos desenvolvidos por organizações como a 3GPP, estamos próximos de ter novas implementações que consigam combinar redes celulares terrestres 5G e via satélite, conceito conhecido como “redes não terrestres” (NTN), A tecnologia terá grande utilidade em países com dimensões continentais, como o Brasil, no qual é possível encontrar várias regiões com áreas de sombra (onde o cliente tem o sinal interrompido para ligações e internet por conta de barreiras físicas como montanhas) ou onde simplesmente não há cobertura de rede. Segundo dados do IBGE, mais de 70% das propriedades rurais no país não têm acesso à internet, por exemplo.

A ideia é melhorar a próxima geração de conectividade, ampliando em grande parte o alcance dos dispositivos e mantendo todos conectados. A base para essa tecnologia está no relatório 3GPP Release 17. Espera-se que os serviços via satélite 5G iniciem este ano e se expandam nos próximos anos.

A desigualdade na conectividade é um dos desafios que enfrentamos em todo o mundo, e é acentuada na América Latina. De acordo com a OCDE, somos uma das regiões com menor nível de acesso à internet, com países como o México com 66,4% de cobertura, a Colômbia com 60,5%, a Costa Rica com 81,3% e o Brasil com 81,5%, longe dos países colocados em primeiro lugar, como a Coreia do Sul a Noruega ambas com 99%.

Em busca de soluções inovadoras para os desafios cotidianos, a MediaTek é uma das empresas que lideram o projeto de padronização 3GPP NTN, com o objetivo de promover a criação de um ecossistema aberto que beneficie o maior número de pessoas, ampliando a cobertura, inclusive em áreas remotas ou de difícil acesso. Com essa tecnologia e possível ampliar sensivelmente a área de cobertura, complementando os serviços de emergência mesmo em áreas mais distantes (como o meio da floresta Amazônica) e o sistema de rastreamento de veículos e cargas, que é afetado atualmente por zonas onde não há sinal disponível.

As redes não terrestres 5G NTN incluem dois tipos de soluções: a primeira é focada em soluções de Internet das Coisas, onde teremos conexões de baixa velocidade de dados e baixa largura de banda, ideais para serviços de mensagens e localização, agricultura, transporte, logística e outras operações em áreas remotas, adicionando uma camada além do alcance da cobertura celular terrestre.

O segundo tipo de redes NTN está sendo preparado para acabar com a desigualdade restante da cobertura celular, oferecendo serviços de banda larga que incluam voz e dados para regiões pouco povoadas e marítimas, onde há uma necessidade de serviços essenciais como navegação e comunicações em tempo real. É por isso que a MediaTek lidera o projeto de padronização 3GGP NTN, com o objetivo de criar um ecossistema aberto que beneficie o maior número de pessoas.

Umas das condições necessárias de todas as redes NTN é que o acesso não implique em carga operacional ou de hardware adicional para os usuários finais. Deve existir e funcionar perfeitamente nos principais dispositivos do mercado de massa, como smartphones, tablets e dispositivos Mi-Fi, e ser parte de uma assinatura de celular normal. Ao compartilhar a mesma pilha de protocolos, os modens podem ocasionalmente integrar tecnologias terrestres e via satélite em uma única solução 5G completa, capaz de alternar perfeitamente entre redes terrestres e via satélite no mesmo dispositivo.

“Na MediaTek, acreditamos que a conectividade via satélite será um dos pilares para acabar com a desigualdade digital e levar a conectividade a todos os cantos. Estamos liderando o caminho na padronização das redes não terrestres e estamos entusiasmados por fazer parte da próxima geração de conectividade 5G, que mudará a forma com a qual interagimos e nos comunicamos em todo o mundo”, comenta Alexander Rojas, gerente de vendas e desenvolvimento de negócios da MediaTek.

A MediaTek se tornou uma das principais desenvolvedoras de 5G NTN com base nos padrões 3GPP, liderando a indústria com suas primeiras soluções no mercado. Com isso, busca oferecer novos tipos de conectividade que nos ajudem a melhorar o acesso, a qualidade de serviços e o desenvolvimento, inclusive nas regiões mais remotas, o que agora será possível graças aos desenvolvimentos de redes não terrestres, que complementarão a oferta já existente.

Sobre a MediaTek Inc.:

A MediaTek Incorporated é uma empresa global de semicondutores que habilita quase 2 bilhões de dispositivos conectados por ano, e suas plataformas AIoT são utilizadas com confiança por fabricantes globais de dispositivos para produtos que alimentam uma grande variedade de aplicativos. Somos líderes de mercado no desenvolvimento de sistemas inovadores em chip (SoC) para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e produtos IoT. A MediaTek é o fornecedor número 1 de Wi-Fi em banda larga, roteadores, dispositivos eletrônicos de consumo e jogos, e seus chipsets Wi-Fi 6 estão alimentando os mais recentes equipamentos de rede para experiências de computação mais rápidas. Nossa dedicação à inovação nos posicionou como uma força de mercado em várias áreas importantes de tecnologia, entre as quais tecnologias móveis com alta eficiência energética, soluções automotivas e uma ampla gama de produtos multimídia, como smartphones, tablets, TVs digitais, 5G, dispositivos de assistente de voz (VAD) e wearables. A MediaTek capacita e inspira as pessoas a expandir seus horizontes e a alcançar seus objetivos por meio de tecnologia inteligente, com mais facilidade e eficiência do que nunca. Trabalhamos com as marcas que você ama para tornar a alta tecnologia acessível a todos, e isso impulsiona tudo o que fazemos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar