Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Opera One, o primeiro navegador com IA nativa, é oficialmente lançado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lyncon Pradella
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Opera One, o primeiro navegador com IA nativa, é oficialmente lançado

O navegador principal da Opera passa hoje o bastão para o novíssimo Opera One no Windows, Mac e Linux. A novidade apresenta a primeira IA de navegador verdadeiramente nativa, chamada Aria, e possui um novo Design Modular, uma arquitetura de navegador redesenhada e recursos inovadores como as Tab Islands

O Opera One, a última versão do navegador Opera, encerrou a fase de testes e agora está pronto para download. Prevista para ser a 100ª versão do Opera, a novidade marca o início de um novo ciclo de evolução para o principal produto da empresa norueguesa de navegadores.

Redesenhado do zero para inaugurar uma nova era de navegação baseada em IA, o Opera One é o primeiro navegador a vir com uma inteligência artificial integrada, a Aria. Ela pode ser acessada por meio de uma nova linha de comando, assim como pela barra lateral do navegador. Este recurso oferece acesso gratuito a uma solução baseada em GPT, juntamente com informações atualizadas da web.

Desde o início deste ano, a Opera tem feito movimentos ousados na área de IA generativa. O objetivo é fornecer aos usuários uma experiência de navegação repensada, que aumenta a produtividade e criatividade por meio das inúmeras interações possíveis com a Aria.

"Como pessoas que se preocupam com a inovação em navegadores, achamos adequado repensar o papel do navegador à luz dos recentes avanços na área de IA. Ao contrário de outras empresas de navegadores, a Opera não apenas adicionou serviços de IA ao seu navegador. Voltamos à prancheta e redesenhamos nosso navegador principal. O Opera One é construído em torno da Aria, nossa IA de navegador nativa, e é a materialização do nosso trabalho até agora", disse Joanna Czajka, Product Director da Opera.

O primeiro navegador Opera com IA de navegador nativa

A Aria, a nova IA de navegador da Opera, é um componente fundamental do Opera One. Com este recurso, os usuários do Opera One têm acesso a um serviço líder em IA generativa gratuitamente. Essa novidade é o resultado da colaboração da Opera com a OpenAI, mas com capacidades expandidas.

Com base no próprio motor de IA da Opera, a Aria se conecta ao GPT da OpenAI e é aprimorada com capacidades adicionais, como adicionar resultados ao vivo da web. A Aria pode ser considerada uma especialista em web e em navegação, permitindo que os usuários colaborem com a IA ao procurar informações online, gerar texto ou código ou obter respostas para suas consultas sobre produtos. Quando se trata de suporte ao cliente, a Aria possui conhecimento sobre todo o banco de dados de documentação de suporte da Opera e utiliza o conhecimento atual da empresa para responder às perguntas dos usuários.

Os usuários do Opera One também têm acesso a uma nova linha de comando que permite usar o atalho ctrl+/ (Windows) ou cmd+/ (Mac) para exibir uma sobreposição e interagir com a Aria. Sempre que surgir uma dúvida, eles podem usar estes comandos para fazer uma pergunta à Aria e interagir imediatamente com a resposta da IA do navegador na barra lateral ou continuar navegando.

A Aria também faz uso do recurso de Prompt de IA que a Opera introduziu na versão de teste. Após receber feedback dos usuários e realizar testes extensivos, a capacidade de obter prompts contextuais ao clicar com o botão direito ou destacar texto no navegador agora também está integrada à Aria.

Reconhecendo a popularidade do ChatGPT, o Opera One também oferece aos usuários acesso ao popular serviço na barra lateral do navegador.

Ao contrário de outras soluções de navegadores, a IA na Opera é uma experiência controlada pelo usuário, o que significa que eles podem optar por usar os serviços de IA ou não. Para usar a Aria, eles precisam abrir a IA do navegador na barra lateral e fazer login ou se cadastrar em uma conta gratuita do Opera, caso ainda não tenham uma.

Tab Islands: uma nova forma intuitiva de interagir com abas

Um elemento chave do Opera One são as Tab Islands e a forma como elas alteram o comportamento das abas do navegador. As abas são uma parte fundamental da navegação, mas a forma padrão de interagir com elas não evoluiu muito desde os primeiros dias da web e não corresponde mais à riqueza da internet e às inúmeras maneiras como a utilizamos. Por exemplo, pesquisadores descobriram que o design de abas existente nos navegadores dificulta a alternância entre tarefas. Além disso, de acordo com a própria pesquisa da Opera, a maioria das pessoas se sente sobrecarregada com a bagunça de suas abas e gostaria que os navegadores criassem uma maneira para ajudá-las neste gerenciamento.

As Tab Islands do Opera One abordam esse desafio e buscam uma nova forma de manter as abas relacionadas juntas de maneira intuitiva, com base no contexto, sem obrigar os usuários a mudar seus hábitos ou sequer pensar nisso. Os usuários ganham flexibilidade na interação com suas abas: podem manter diferentes contextos de navegação separados, mover abas, agrupá-las para torná-las menores e retornar a elas mais tarde ou salvá-las em marcadores ou quadros.

Quando um usuário cria um itinerário de viagem e pesquisa hotéis e rotas, as abas abertas nesse contexto permanecerão juntas em uma ilha de abas dedicada. Ou talvez eles tenham um grupo de documentos do Google que usam para o trabalho? Esses documentos também terão automaticamente sua própria ilha de abas. Conforme navegam e mais ilhas de abas são criadas, os usuários do Opera One podem facilmente distinguir os tópicos em que estavam concentrados e alternar entre eles.

O novo Design Modular e a nova arquitetura do Opera One com Multithreaded Compositor para uma navegação mais suave do que nunca

A Opera tem uma história de se reinventar para atender às necessidades em constante mudança de seus usuários, assim como à evolução da web. Com o Opera One, o navegador foi redesenhado de acordo com o Design Modular. A nova filosofia de design, que está sendo implementada no principal navegador da Opera pela primeira vez, permite que a Opera construa ao longo do tempo um navegador mais poderoso e rico em recursos, pronto para um futuro baseado em IA generativa. O navegador Opera está começando sua metamorfose em um navegador que se adaptará dinamicamente às necessidades dos usuários, trazendo apenas os recursos principais para o primeiro plano: os módulos relevantes dentro do Opera One se ajustarão automaticamente com base no contexto, proporcionando ao usuário uma experiência de navegação mais fluida e sem esforço.

Além de repensar a aparência de sua interface, a Opera também reestruturou seu navegador para desktop, implementando uma nova arquitetura de navegador com um Multithreaded Compositor para oferecer uma camada de interface do usuário mais rápida e suave. Com o Multithreaded Compositor, o Opera One é o primeiro navegador Chromium importante que dá vida à interface do usuário como nunca antes. Combinado com os novos Princípios de Design Modular, essa nova arquitetura permite a implementação de novos recursos e permite que a Opera continue se diferenciando de outros navegadores baseados em Chromium.

O Opera One é o início de um novo ciclo de evolução para o navegador principal Opera, com muitas atualizações centradas em IA que aprimorarão muito a experiência web dos usuários planejada para o restante do ano.

Baixe o Opera One agora

A IA generativa veio para ficar e o Opera One oferece um ponto de entrada intuitivo para o espaço, permitindo que os usuários comecem imediatamente a aprimorar suas vidas aproveitando seu potencial de maneira controlada.

Enormemente popular na versão para desenvolvedores, o Opera One está agora pronto para download. Não perca a única maneira de obter um serviço no nível do ChatGPT 3.5 expandido com resultados ao vivo da web gratuitamente.

O Opera One está disponível gratuitamente no Windows, macOS e Linux. Para baixá-lo, acesse https://opera.com/one.

Para acessar o presskit do Opera One, clique aqui.

O vídeo do Opera One pode ser encontrado aqui.

Sobre a Opera

A Opera é uma inovadora da web com mais de 25 anos de inovação que começou com o navegador web Opera. Enquanto a Opera está aproveitando sua marca e base de usuários engajados para crescer e desenvolver novos produtos e serviços para pessoas que procuram uma experiência de internet melhor, os navegadores web para PC e celular da Opera, a plataforma de descoberta de conteúdo Opera News e os aplicativos dedicados a jogos, Web3 e e-commerce já são as escolhas confiáveis de centenas de milhões de usuários ativos e engajados. A Opera tem sede em Oslo, Noruega, e está listada na Bolsa de Valores NASDAQ com o símbolo OPRA. Baixe e acesse os produtos e serviços da Opera em www.opera.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar