Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

4 aplicações da IA no setor de mobilidade e delivery

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafa Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Freepik Freepik

Dia a dia das entregas e estoques pode ser melhorado com o auxílio de inteligências artificiais, segundo sócio-executivo da Gaudium, Bruno Muniz

Empresas e negócios estão sempre em busca do melhor aproveitamento do tempo e otimização de tarefas do cotidiano. Com o sucesso das aplicações recentes da inteligência artificial, muitos são os mercados que vêm se aproveitando da tecnologia para melhorar atividades e processos, e nos setores de transporte e entregas isso não é diferente.

Um levantamento da Gaudium, empresa de tecnologia focada nos mercados de logística e transporte, apontou que as movimentações financeiras de aplicativos de transporte e delivery regionais somaram mais de R$ 1 bi no ano passado, e espera-se que o delivery cresça 7,5% até o final deste ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, explica que a expansão contínua desses mercados se dará com o auxílio de IAs, que têm grande potencial para fazer parte do processo. “Na era digital, a inteligência artificial é uma ferramenta indispensável para impulsionar o crescimento das empresas. A tecnologia possibilita previsão de demanda, personalização e mais agilidade no dia a dia. Ela veio para ficar e pode tornar todos os setores mais interessantes e competitivos”, pontua Muniz.

A seguir, o executivo dá quatro exemplos de aplicação para os mercados de mobilidade delivery:

1- Suporte ao usuário

A inteligência artificial pode ser usada para fornecer suporte aos usuários das plataformas de transporte e delivery, respondendo perguntas sobre opções de pagamento, rastreamento de pedidos, reagendamento de entregas e políticas de cancelamento. Isso permite economizar tempo e custos com algumas demandas operacionais dos consumidores, sem deixar de dar a atenção necessária às dúvidas.

2- Planejamento de rotas

Com todos os endereços de entregas a serem realizadas, uma empresa de delivery pode aplicar a IA para fornecer as melhores opções de rota de acordo com o horário e a análise de tráfego, garantindo um menor tempo entre o centro de distribuição e a casa do comprador.

3- Gestão de estoque

Integrando a inteligência artificial ao estoque, ela poderá analisar dados passados para fazer a previsibilidade da demanda por determinados produtos. Dessa forma, evitam-se desperdícios e excessos, e as empresas podem ajustar com mais precisão o carregamento de seus estoques.

4- Rastreamento

Desde que esteja integrada à plataforma da empresa e com acesso à geolocalização da frota, a inteligência artificial pode enviar atualizações em tempo real sobre o andamento de uma entrega, a localização de um veículo, tempo estimado de chegada e outras informações relevantes aos usuários. Ele pode responder a perguntas sobre o status da viagem, fornecer notificações sobre o veículo e ajudar a lidar com possíveis atrasos ou problemas.

Sobre a Gaudium

A Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, foi eleita em 2022 a 2° melhor pequena empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro e uma das 150 do Brasil pela Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, portal de conteúdo sobre tecnologia, negócios e mobilidade, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar