Substitutos do Tinder: roletas de bate-papo para encontrar a alma gêmea

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mel Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O Tinder e seus concorrentes estão perdendo rapidamente seu público — isso é um fato e é visível a olho nu. Após um aumento muito rápido de popularidade em meio à pandemia do coronavírus Covid-19, o Tinder perdeu cerca de 5% dos usuários ativos em 2021. Mas essa não é uma quebra tão grande quando comparada com as estatísticas dos anos anteriores.

Se olharmos mais profundamente para o passado, podemos ver que, entre 2013 e 2022, as classificações do Tinder na App Store caíram 42%. Uma situação semelhante é observada com outras aplicações de namoro populares.

Qual é a razão para isso?

A geração jovem e ativa não percebe o formato de comunicação via mensagens de texto que é oferecido pela grande maioria dos sites e aplicativos de namoro. Além disso, os usuários estão muito cansados de que esses serviços estão cada vez mais tentando ganhar dinheiro com eles, fazendo com que quase todas as funcionalidades sejam pagas.

Não é de surpreender que os serviços usuais de namoro na web tenham sido substituídos por uma alternativa, as roleta de bate-papo por vídeo.

A roleta de bate-papo é um site ou aplicativo que conecta usuários aleatórios via vídeo e permite que você converse sobre uma variedade de tópicos. Este é um formato maravilhoso para quem deseja fazer novos conhecidos e não quer se limitar apenas a trocar mensagens de texto.

Chat roulettes populares que recomendamos

CooMeet

Principais características

A principal característica do CooMeet é o seu filtro de gênero exclusivo, graças ao qual o sistema conecta homens apenas com mulheres e nunca comete erros. Só isso já seria suficiente para considerar esta chat roulette como uma excelente plataforma para conhecer novas pessoas para um potencial romântico.

Características de uso

Tudo é o mais simples possível: você vai ao site ou aplicativo, concorda com os termos de uso e, literalmente em um clique, se conecta a uma pessoa aleatória. Sem configurações complicadas, preenchimento de um perfil e afins. Apenas comunicação ao vivo.

Histórico de aparência e funcionalidade

O CooMeet foi lançado pela primeira vez em 2011 e tem sido uma das roletas de bate-papo mais populares desde então. Isso acontece em grande parte devido ao seu filtro de gênero, que não comete erros. Para muitos usuários, esse é um parâmetro chave.

Vantagens e desvantagens

Além do filtro de gênero, as vantagens do CooMeet incluem um site com navegação amigável e aplicativos móveis, um tradutor de mensagens embutido, excelente sistema de moderação, vídeo e som de alta qualidade, mesmo com uma conexão com a internet medíocre. A desvantagem é o acesso pago, mas esta é uma medida necessária para que a empresa possa ter uma moderação de alta qualidade e para que não existam anúncios ou outras publicidades intrusivas no sistema. No entanto, todos os novos usuários têm um período de teste gratuito para avaliarem se gostam do produto.

Azar

Principais características

O Azar não é apenas uma roleta de bate-papo por vídeo, mas toda uma combinação multimídia que junta um bate-papo de vídeo aleatório, uma plataforma de streaming de vídeo, uma rede social e um mensageiro.

Características de uso

O serviço do Azar se destina a um público jovem e ativo que quer obter os recursos e funcionalidades mais úteis em um aplicativo. O Azar está disponível em versão web (não muito popular) e em aplicativos móveis para iOS e Android.

Histórico de aparência e funcionalidade

O desenvolvimento ativo do Azar começou em 2015 e, desde então, o aplicativo vem se desenvolvendo de forma muito ativa, estando repleto de novos recursos e ferramentas úteis para conhecer e se comunicar com novas pessoas. Literalmente a cada atualização, o Azar apresenta novas funcionalidades, o que definitivamente agrada a muitos de seus usuários.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Azar é óbvia, ou seja, o serviço pode substituir vários aplicativos de uma só vez, proporcionando aos usuários as mais amplas oportunidades de conhecer e se comunicar com novas pessoas. Ou apenas se divertir. Por outro lado, para muitos usuários, tais funcionalidades podem parecer supérflua e é mais provável que escolham um aplicativo com menos funções, mas mais simples e compreensível.

Chatroulette

Principais características

O Chatroulette foi a primeira roleta de bate-papo por vídeo da história, lançada no outono de 2009. Alguns pode objetar que a roleta de bate-papo Omegle apareceu mais cedo e isso é verdade. No entanto, apesar do Omegle ter sido lançado antes, na primavera desse ano, ele não possuia o recurso de bate-papo por vídeo na época, apenas bate-papo por texto. Portanto, o Chatroulette é legitimamente considerado a primeira roleta de bate-papo por vídeo. E esta é a roleta de bate-papo mais típica, com todas as suas vantagens e desvantagens.

Características de uso

O Chatroulette é um bate-papo por vídeo muito minimalista no qual você simplesmente dá ao sistema acesso à câmera e ao microfone, pressiona "Iniciar" e, depois de alguns momentos, você está conversando com uma pessoa aleatória. Por favor, note que o Chatroulette não tem um aplicativo móvel, mas a versão web é bem otimizada para dispositivos móveis. Portanto, você definitivamente não terá nenhum desconforto particular ao usá-lo.

Histórico de aparência e funcionalidade

O site Chatroulette foi criado em 2009 por Andrey Ternovsky, um estudante em Moscou. Já em 2010, o Good Morning America, o The New York Times e outras publicações populares escreveram sobre o Chatroulette. Na primavera do mesmo ano, a audiência diária do Chatroulette muitas vezes excedia 1,5 milhão de pessoas. Mas depois, devido ao sistema de moderação de má qualidade, o site começou a perder rapidamente seu público, e o surgimento de alternativas dignas apenas acelerou esse processo de queda. Foi apenas em 2020 que a situação melhorou, após a implementação de um algoritmo de moderação baseado em inteligência artificial.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do Chatroulette é a sua simplicidade e conveniência. Esta é uma roleta de bate-papo muito minimalista, que até mesmo um iniciante que nunca tenha usado esses sites antes vai saber usar. Mas o Chatroulette ainda tem muitas desvantagens: a falta de aplicativos móveis, não tem um sistema de moderação de qualidade, as atualizações de funcionalidades são raras e o seu público é pouco ativo.

Chatous

Principais características

O Chatous é outro exemplo da clássica roleta de bate-papo. Mas, se o Chatrandom tem apenas uma versão web e nenhum aplicativo móvel, então o Chatous tem o oposto — apenas aplicativos para iOS e Android.

Características de uso

Aqui tudo é muito simples. Você inicia o aplicativo, se cadastra em poucos cliques, cria uma lista de seus interesses e imediatamente começa a procurar pessoas. O princípio de operação é absolutamente o mesmo que na maioria das outras roletas de bate-papo por vídeo.

Histórico de aparência e funcionalidade

O serviço Chatous existe desde 2013 e continua bastante popular. Aqui você pode conversar com pessoas aleatórias via vídeo, trocar mensagens e arquivos multimídia no mensageiro embutido, procurar por pessoas com a mesma mentalidade usando hashtags e adicionar usuários como amigos.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens do Chatous são os seus aplicativos móveis convenientes e uma interface de serviço intuitiva. É muito fácil de entender e um prazer de usar. Mas alguns usuários podem sentir falta de uma versão web, além de ter poucas funcionalidades para uma roleta de bate-papo por vídeo moderna.

Bazoocam

Principais características

O Bazoocam é uma roleta de bate-papo completamente típica, com funcionalidades básicas e um conjunto de configurações. O Bazoocam tem um site minimalista, um pouco primitivo até, mas para muitos isso é suficiente para uma comunicação confortável.

Características de uso

Tudo é extremamente simples aqui. Você acessa o site da Bazoocam, pressiona "Iniciar" e espera por uma conexão com uma pessoa aleatória. O cadastro não é obrigatório. A qualquer momento, você pode mudar para o próximo interlocutor. Há também uma seção separada para comunicação apenas com mulheres, mas redireciona o usuário para outra seção do site com streaming de vídeo (transmissões ao vivo).

Histórico de aparência e funcionalidade

O site do Bazoocam não indica quando exatamente essa roleta de bate-papo por vídeo foi lançada. Mas, se usarmos o serviço Whois, veremos que o domínio bazoocam.org foi registrado em 2010. Ou seja, não muito depois do aparecimento do Chatroulette. Além da funcionalidade clássica de roleta de bate-papo, o Bazoocam oferece mini-jogos online e um serviço de transmissão de vídeos (streaming) para maiores de idade.

Vantagens e desvantagens

As vantagens do Bazoocam incluem o fato de não ser necessário criar um cadastro, a facilidade de configuração e um público bastante ativo. As desvantagens são a falta de um filtro de gênero completo e aplicativos móveis, um sistema de moderação medíocre, uma interface desatualizada e a atualização extremamente rara de novos recursos.

Tinychat

Principais características

O Tinychat é uma plataforma de streaming de vídeo onde você pode transmitir o seu próprio stream ou assistir a vídeos de outros usuários.

Características de uso

No site do Tinychat, você poderá ver imediatamente as transmissões ao vivo atuais e se conectar a qualquer uma delas. Para sua conveniência, há uma guia People Near You (Pessoas perto de você), onde as transmissões de usuários que estão perto de você são coletadas automaticamente.

Histórico de aparência e funcionalidade

A plataforma Tinychat foi lançada em 2012 e permaneceu uma plataforma de streaming muito procurada desde então. Mesmo apesar da sua funcionalidade bastante limitada, o Tinychat ainda é relevante e atrai milhares de usuários de todo o mundo.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Tinychat é a capacidade de encontrar pessoas que pensam da mesma forma, compartilhar seus pensamentos junto de um público enorme, ficar no centro das atenções e reunir espectadores leais ao seu redor. Por outro lado, deve-se entender que o Tinychat não é particularmente adequado para encontrar novas pessoas com a perspectiva de desenvolver um relacionamento romântico.

Então o que escolher?

De fato, não há uma resposta única para essa pergunta. Não existem sites de namoro ou roletas de bate-papo que sejam perfeitas. Qualquer serviço tem vantagens e desvantagens óbvias. Cabe a você decidir quais funções e recursos são sua prioridade, bem como quais problemas você está pronto para suportar.

A única maneira de escolher é experimentar diferentes opções, compará-las e depois usar a que funciona melhor para você. Sim, você terá que gastar algum tempo nessa tarefa, mas, no final, todos os esforços valerão a pena e você encontrará o site que melhor atenda a todas as suas necessidades. Boa sorte e se divirta online!