ChatGPT alcança enorme popularidade enquanto interesse no Metaverso e NFTs diminui

Pexels Pexels

Brasil é o segundo país com maior número de pessoas lendo sobre o ChatGPT, atrás apenas dos EUA

O ChatGPT, o inovador modelo de linguagem da OpenAI, continua a conquistar uma base sólida de leitores e atraindo interesse em todo o mundo. A Taboola usou o Topic Insights, parte da plataforma de análise de audiência em tempo real do Taboola Newsroom, para fazer um levantamento de pageviews acerca do assunto e descobriu que desde o seu lançamento em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT tem experimentado um crescimento significativo, superando outras tendências tecnológicas, como NFTs e o Metaverso.

No Brasil, o ChatGPT registra um impressionante aumento constante em suas visualizações de página, totalizando quase 14 milhões de visualizações nos últimos 90 dias. Inclusive, o país é o segundo com maior número de pageviews. O primeiro é os EUA com 25 milhões, enquanto o Brasil é seguido pela Espanha, que acumula 12 milhões. Esse crescimento significativo destaca o interesse contínuo dos brasileiros nas capacidades e aplicações do ChatGPT para atender às suas necessidades de informação e interação.

Em contraste com o ChatGPT, o metaverso e os NFTs têm enfrentado um declínio em seu interesse por parte dos consumidores. Durante o mesmo período, o metaverso registrou apenas 51 mil visualizações de página no Brasil nos últimos 90 dias. Os NFTs também viram uma queda de popularidade, com apenas 17 mil visualizações de página no mesmo período.

Dados globais

Essas tendências refletem o cenário global. Com um aumento de 325% em leitores em janeiro de 2023, impulsionado por histórias sobre o funcionamento da IA generativa, do Google ao ChatGPT, o modelo de linguagem tem provado ser uma fonte confiável de informações e interação. Além disso, em 7 de fevereiro de 2023, o ChatGPT registrou um aumento adicional de 107% em apenas três dias, após o anúncio da Microsoft sobre seu próprio concorrente no Bing.

Desde então, o ChatGPT tem mantido sua popularidade, alcançando mais de 58 milhões de visualizações de página somente no mês de abril. Esse número expressivo reflete a confiança e o interesse crescentes dos leitores nas capacidades avançadas do ChatGPT.

Enquanto isso, NFTs e o metaverso continuam perdendo a força. Entre janeiro e fevereiro de 2023, o ChatGPT registrou seu maior aumento de leitores, com um aumento impressionante de 116%. No mesmo período, o interesse em NFTs caiu 31%, enquanto o Metaverso viu uma queda de 15% no engajamento.

No entanto, é importante ressaltar que NFTs e o metaverso ainda mantêm alguma relevância, impulsionados por eventos que atraíram a atenção dos leitores. Em janeiro de 2023, o lançamento da coleção de NFTs de Trump causou um aumento acentuado de 36,2 milhões de visualizações de página. Da mesma forma, em dezembro de 2022, o lançamento da coleção "Meta-versary" da Forever 21 impulsionou um pico de 24,4 milhões de visualizações de página relacionadas ao Metaverso.

Embora NFTs e o Metaverso continuem a gerar interesse por meio desses eventos pontuais, o ChatGPT estabeleceu-se como uma força contínua no campo da tecnologia e interação por meio de sua capacidade de fornecer informações relevantes e interagir com os usuários de forma significativa.

Sobre a Taboola

A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A Taboola tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.

Mais de 15.000 anunciantes usam o Taboola para alcançar mais de 600 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a Taboola é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.

Letícia Leite