Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia e sustentabilidade: por que reciclar smartphones em prol do planeta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Bezerra
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Tecnologia e sustentabilidade: por que reciclar smartphones em prol do planeta

HMD Global mostra como hábitos sustentáveis podem prolongar a vida de dispositivos móveis e ainda reduzir danos ao meio ambiente

Feito com 60% de plástico reciclado, Nokia G60 5G foi desenvolvido para durar por mais tempo

Não é novidade que o debate sobre meio ambiente e sustentabilidade tem ganhado mais visibilidade. O aquecimento global, por exemplo, é um processo que mostra o quanto os hábitos de consumo influenciam diretamente na saúde do planeta. Falar dessa temática e lembrar do uso quase descartável de aparelhos eletrônicos é inevitável.

Com mais de 6,4 bilhões de usuários de smartphones no mundo, segundo dados da April 2023 Mobile User Statistics, mudar a forma como encaramos os telefones, assim como entender sobre seus ciclos de vida, é um passo em direção a um mundo mais ecológico.

Segundo o pesquisador e especialista em pegada de carbono Mike Berners-Lee, usar o mesmo celular por três anos, em vez de comprar novos modelos assim que são lançados, proporciona uma economia de cerca de 160kg de CO2 - o que corresponde a dirigir de Londres até Frankfurt.

"Como parte dessa jornada, nós da HMD Global estamos avançando na forma como imaginamos, projetamos, fabricamos e vendemos nossos telefones, ajudando a mantê-los fora de aterros sanitários e úteis por mais tempo. Isso começa com nosso compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o nosso negócio, para que possamos atingir 50% até 2030 e zerar até 2050", detalha Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil.

Como manter aparelhos tecnológicos úteis por mais tempo

Algumas ações do cotidiano são eficazes para prolongar a vida dos aparelhos - evitando, assim, constantes trocas e descartes dos dispositivos. A primeira delas é a atualização para o software mais recente, o que oferece uma experiência melhor e mais segura. Outro ponto é sempre reparar danos em vez de trocar o dispositivo. Muitas empresas, incluindo a HMD Global, oferecem serviços de reparo online para que o usuário possa consertar facilmente qualquer avaria, desde uma tela quebrada até substituir a bateria.

"Temos orgulho de ter uma classificação de sustentabilidade EcoVadis Platinum. Isso significa que estamos no top 1% das empresas e na posição 98 entre empresas auditadas por seu compromisso com práticas sustentáveis ​​na fabricação de equipamentos de comunicação", complementa Favaro.

Reciclar, desconectar e muito mais

Cerca de 90% dos materiais dos smartphones são reutilizáveis. Hoje, já existem várias maneiras de reciclar um aparelho, incluindo programas de troca e quiosques de recolhimento de dispositivos.

Uma tática para ajudar o meio ambiente é deixar o carregamento no modo avião, que é mais rápido do que o carregamento normal uma vez que há menos processamento em segundo plano. O carregamento mais rápido também é positivo já que o aparelho precisa ficar menos tempo conectado à fonte de alimentação.

Desconectar o aparelho durante a noite também vai auxiliar nesse processo de agredir menos a natureza. Manter um telefone conectado por longos períodos pode acelerar a degradação da bateria, o que significa que o usuário terá que carregar com mais regularidade, pois o telefone chegará a 0% mais rápido do que quando foi adquirido.

Além disso, é uma boa prática evitar telas brilhantes antes de dormir. O ideal é investir no modo noturno ou escuro, que reduzem a luz azul e o brilho, diminuem o consumo de energia e aumentam a vida útil da bateria. O Android 12, por exemplo, ainda permite que o usuário deixe sua tela mais escura.

Aparelhos sustentáveis

A HMD Global trabalha com a oferta de aparelhos sustentáveis no mercado de tecnologia. Um exemplo recém-chegado ao mercado brasileiro é o Nokia G60 5G. O aparelho foi fabricado de forma sustentável, com 100% de plástico reciclado na parte traseira e 60% de plástico reciclado na estrutura, além de contar com conexão 5G. Ele ainda vem com três anos de atualizações do sistema operacional Android (13, 14 e 15) e atualizações mensais de segurança.

Além disso, o carregamento rápido de 20 W carrega o telefone rapidamente e gera uma bateria de longa duração, mesmo após anos de uso - é possível fazer 800 recargas completas sem reduzir a qualidade do aparelho. Com a otimização de Software, o Nokia G60 5G possuí até dois dias de utilização, com isso é possível ficar até 4 anos sem perder a qualidade da bateria.

Segundo levantamento da HMD Global, se um milhão de pessoas mantivessem seu Nokia G60 5G por mais um ano, economizariam o mesmo CO2 necessário para abastecer 5.652 residências por um ano inteiro.

Para mais informações, entre em contato conosco:

Sobre a HMD Global

Com sede em Espoo, Finlândia, a HMD Global Oy (“HMD”) é a casa dos telefones Nokia e dos serviços HMD. A missão da companhia é tornar a conectividade acessível para todos. A HMD projeta e comercializa vários modelos de smartphones e celulares e conta com um portfólio em expansão, repleto de ofertas de serviços inovadores. Com um compromisso contínuo com a segurança, durabilidade, confiabilidade e qualidade, a HMD é a licenciada exclusiva da Nokia para telefones, tablets e acessórios. Para mais informações, acesse www.hmdglobal.com.

Nokia é uma marca registrada da Nokia Corporation. Qualcomm e Snapdragon são marcas registradas da Qualcomm Incorporated. Google, Google Fotos, Android e Android One são marcas comerciais da Google LLC. Todas as especificações, recursos e outras informações do produto fornecidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Podem ser aplicadas variações na oferta. Verifique a disponibilidade local.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar