Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Elevadores do One Tower, prédio residencial mais alto da América Latina, reúnem tecnologias inovadoras da TK Elevator para arranha-céus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabel Silvares
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Elevadores da TK Elevator para o One Tower possuem tecnologia exclusiva para arranha-céus/ Crédito: Fernando Willadino Elevadores da TK Elevator para o One Tower possuem tecnologia exclusiva para arranha-céus/ Crédito: Fernando Willadino

- Além da velocidade que leva os moradores até o topo do edifício a 290 metros em menos de um minuto, elevadores utilizam solução exclusiva para prédios altos que evita vibrações durante a viagem

- Segurança também é reforçada com dispositivo que age de acordo com as mudanças do clima, como em situações de vento forte

A cidade de Balneário Camboriú no litoral norte de Santa Catarina reúne o maior número de prédios altos do Brasil. Segundo o site especializado The Skyscraper Center, dos dez prédios mais altos do Brasil, seis ficam na cidade. Entre eles, o One Tower, entregue recentemente pela FG Empreendimentos e que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina com 290 metros de altura. O certificado foi conferido pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), organização mundial que pesquisa o crescimento vertical no mundo, audita e certifica os prédios altos de acordo com suas características e diferenciais.

Para transportar os moradores do One Tower pelos 70 andares de moradia do edifício, a TK Elevator - uma das líderes globais de mercado e inovação da indústria de elevadores - aportou soluções especialmente direcionadas para arranha-céus e que integram o portfólio da empresa que é a marca em elevadores nos edifícios mais altos do mundo, como o One World Trade Center, em Nova York (EUA) e no Shangai World Financial Center, em Shangai (China). Em Balneário Camboriú, a mobilidade de outros dois gigantes também é feita com elevadores da marca: Epic Tower e Infinity Coast, com 55 e 66 andares, respectivamente.

A mobilidade no One Tower foi projetada a partir de cinco elevadores que respondem pelo transporte dos moradores com rapidez, conforto e segurança. “A velocidade dos elevadores que atingem o topo em menos de um minuto é parte importante para garantir aos moradores um deslocamento rápido por se tratar de uma torre com quase 300 metros de altura. Mas, os desafios de engenharia vão além desse aspecto com a utilização de tecnologias inovadoras e específicas para arranha-céus, como também na instalação dos equipamentos”, destaca Eduardo Caram, Head de Obras Novas da TK Elevator.

Segundo André Bigarella, diretor de Engenharia da FG Empreendimentos, o One Tower superou desafios construtivos à altura de sua magnitude. “O maiordesafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre. Os elevadores de alta performance da TK Elevator foram fundamentais em todo o processo construtivo e agora brindam os moradores com deslocamentos rápidos e seguros”, explica o diretor.

Nas alturas sem vibrações

Solução que reduz oscilações dentro do elevador e painel com tela touch screen proporcionam mais conforto aos passageiros/ Divulgação TK Elevator

Entre as tecnologias inovadoras dos elevadores do One Tower estão as corrediças ativas (Active Roller Guide), solução exclusiva desenvolvida pela engenharia da TK Elevator para reduzir as oscilações dentro da cabina e proporcionar maior conforto aos passageiros. Em prédios altos essa questão é do ponto de vista técnico ainda mais importante, pois algumas circunstâncias podem causar vibrações na cabina do elevador, como a turbulência do ar e o balanço do edifício devido às rajadas de vento. Na prática, o sistema verifica o movimento da cabina a partir do deslocamento de ar por causa da alta velocidade e com esta leitura é possível corrigir sua posição em relação a um caminho ideal, eliminando vibrações durante todo o percurso.

Outro destaque dos elevadores do One Tower é um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador para garantir a segurança das pessoas.

A instalação dos elevadores do One Tower também exigiu um planejamento diferenciado das equipes técnicas da TK Elevator. Devido ao peso dos equipamentos – a máquina de tração de cada elevador pesa 1.600 quilos – o içamento foi realizado por gruas, uma de cada vez. Para içar a estrutura da cabina, a partir de um guincho com capacidade para 1.700 quilos.

As guias, que funcionam como trilhos para a movimentação perfeita do elevador, foram instaladas a partir de um método chamado de False Car, utilizado para obras acima de 45 andares. Com este método, as 22 toneladas de guias (por elevador), são empilhadas e já fixadas à estrutura do prédio, aumentando a segurança. Foram necessários também 4 quilômetros de cabos de aço para tracionar a cabina, totalizando 3 toneladas de cabos de tração por elevador.

Além de toda a tecnologia em consonância com a sofisticação do empreendimento, o acabamento dos elevadores merece destaque com as cabinas Export com revestimento em aço inoxidável e painel de operação com tela touch screen de alta resolução, que foi customizado com o logotipo do One Tower e que transforma a interação do passageiro com o elevador em uma experiência inovadora.

Sobre o One Tower

O One Tower é uma realização da FG Empreendimentos e reúne em 52.785,06 m² construídos uma torre única com 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis. O edifício conta com dois apartamentos por andar, com quatro suítes cada. A ampla área de lazer está distribuída em quatro andares com mais de 20 ambientes e segue o conceito de home clubs, incluindo wine bar, adega, mini golfe, cinema, espaço para as crianças e pomar.

Os investimentos na obra somam mais de R$ 650 milhões e para a construção foram utilizados mais de nove mil toneladas de aço, 24.992,82 m³ de concreto - o equivalente a mais de oito mil caminhões betoneiras, mais de cinco mil toneladas de contrapiso e reboco e contou com a participação de mais de dois mil trabalhadores de forma direta e indireta.

O projeto de arquitetura de Andres Juan Bandeo privilegia a bela vista para o mar, o que faz do One Tower o novo ponto turístico de Balneário Camboriú. O edifício alcançou duas marcas: é o mais alto do Brasil, entre todas as categorias, e o maior residencial da América Latina.

Sobre a TK Elevator

Com clientes em mais de 100 países, sendo atendidos por mais de 50.000 funcionários, a TK Elevator alcançou vendas de mais de € 8 bilhões no ano fiscal de 2021/2022. Garantimos atendimento ao cliente de alto nível globalmente, a partir de nossa extensa rede de cerca de 1.000 locais. Nas últimas décadas, a TK Elevator se estabeleceu como uma das principais empresas de elevadores do mundo e tornou-se independente após a separação do grupo thyssenkrupp, em agosto de 2020. Serviços é a linha de negócios mais importante da empresa, orgulhosamente fornecida por cerca de 25.000 técnicos de serviço. O portfólio de produtos varia de elevadores padronizados para prédios residenciais de baixo tráfego, a soluções personalizadas para arranha-céus. Além disso, abrange escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque de passageiros e cadeiras e plataformas elevatórias. Soluções integradas IoT, como a plataforma MAX, estão oferecendo serviços aprimorados. Com essas ofertas digitais, não há mais limites para a mobilidade urbana. TKE – move beyond.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar