Brasil,

Tecnologia nas lentes para Catarata melhora visão de idosos ativos em computadores e celulares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Catarata é considerada, atualmente, a principal causa da cegueira na população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, cerca de 25% da população, acima dos 50 anos, sofre da condição, conforme estudos realizados pela Fiocruz. Com o perfil deste público, muito mais ativo social e profissionalmente, a procura pela correção da patologia tem aumentado significativamente, pois homens e mulheres mais velhos percebem os sintomas com maior facilidade e, temendo comprometer as atividades de rotina, recorrem ao tratamento para preservar sua autonomia.

"A demanda pela cirurgia de Catarata cresceu porque a expectativa de vida aumentou e as pessoas idosas estão muito mais ativas, viajam mais, trabalham e estão conectadas, usando diariamente computadores e celulares. Por isso, a necessidade de enxergar bem é essencial para exercer todas essas tarefas.”, destaca o Dr. José Jesu Sisnando, Preceptor de Catarata da Residência Médica da UFPA (Univ. Federal do Pará).

Como identificar a Catarata?

A patologia é causada pela perda progressiva da transparência do cristalino, lente natural dos olhos, localizada atrás da íris e que possui a função de focalizar os raios de luz diretamente para um ponto específico da retina, regulando o foco dos objetos. No entanto, em determinado ponto, a opacidade começa a prejudicar a visão e dificultar a realização de algumas atividades rotineiras ao longo de anos.

O mais comum é a acomodação do cristalino, após os 40 anos, com a perda de foco para perto, que resulta na mudança na forma do cristalino, através de alteração na sua curvatura e espessura central, modificando o poder dióptrico do olho. A evolução é lenta e, naturalmente, se desenvolve a presbiopia (conhecida como vista cansada), antes do surgimento de catarata. O diagnóstico pode ser feito em uma consulta oftalmológica de rotina.

Tecnologia como aliada

O tratamento totalmente eficaz na cura da Catarata é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular (LIO) artificial. No Brasil, as lentes intraoculares TRIVA TRIFOCAL, fabricadas na Alemanha pela Humanoptics e distribuídas com exclusividade pela Advance Vision, são as que oferecem a maior tecnologia e design inteligente, sendo uma opção para alcançar o desejo de independência dos óculos. Através de três áreas focais estendidas, são capazes de corrigir tanto a visão de longe, como a intermediária e a de perto, podendo tratar miopia, hipermetropia e astigmatismo com grande eficácia.

Outro diferencial da TRIVA TRIFOCAL é a tecnologia - com platô focal estendido de 36 cm para perto e 80 cm intermediário, com a quantidade menor de anéis - sete - que proporciona ótima visão para longe, diminuindo os efeitos de aberração de alta ordem, cujos sintomas são visão desfocada, distorção das imagens ou imagem fantasma.

A lente é otimizada para a visualização de computador, tablets e smartphones e protege contra os efeitos adversos da luz azul, o que a torna ideal para pacientes que fazem grande uso de dispositivos com telas, tornando a experiência mais confortável. “O que pude perceber de diferente nessa lente é que o anel central com a zona óptica bem ampla diminui bastante a formação de halo e glare (reflexos), uma queixa frequente dos pacientes, além da visão intermediária do computador ficar bem mais confortável, segundo os pacientes”, observa Dr. José Jesu Sisnando.

“O mercado oftalmológico tem avançado muito, o que é extremamente positivo, pois ainda há quem tenha receio de fazer a cirurgia de catarata. Mas depois que a patologia é formada, não existem medicamentos, dietas ou óculos que possam reverter o processo”, finaliza.

Sobre a Advance Vision

A Advance Vision faz parte do grupo JL Health, focado no mercado de saúde desde 2002. É uma empresa especializada em produtos oftalmológicos, representando marcas internacionais que traduzem alta tecnologia, qualidade superior, segurança, excelência clínica e treinamento, visando atender a demanda de médicos especialistas. Estes produtos e equipamentos agregam um diferencial às clínicas, oferecendo aos pacientes, inovação, segurança e eficácia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar