Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uso de satélite para levar internet à Amazônia já acontece antes de Elon Musk

Sencinet avança em conectar escolas no Peru e estruturas do poder judiciário no Estado do Amazonas

Apesar de toda expectativa gerada nos últimos dias em torno do projeto que envolve a Starlink, rede de satélites da SpaceX, do bilionário Elon Musk para levar acesso à internet a lugares remotos, a realidade é que o uso deste tipo de tecnologia envolvendo satélites não chega a ser uma novidade na América Latina. Prova disso é que a Sencinet, integradora de telecomunicações e serviços em nuvem, está em plena fase de operação em dois projetos iniciados há mais de seis meses.

Em outubro do ano passado, a empresa venceu duas licitações neste sentido. Uma delas se refere ao Programa Educação Básica para Todos (MINEDU / 26), do Ministério da Educação do Peru. O outro é relativo à conexão entre a Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e suas unidades jurisdicionais do interior do Estado.

O projeto peruano tem como foco instalar e manter equipamentos como antenas VSAT em 1.303 escolas em áreas de difícil acesso por três anos em território peruano para conexão, via satélites nas bandas Ka e Ku. A operação, que está em plena fase de execução, permitirá que cerca de 200 mil estudantes peruanos tenham internet disponível em seus estabelecimentos de ensino até o final deste ano.

Já no caso do poder judiciário amazonense, o serviço envolve a utilização de satélite na banda Ku, contemplando o fornecimento de equipamentos, instalação, operação, manutenção e gerência proativa dos serviços contratados.

O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que ao longo da história, a empresa já desenvolveu inúmeros projetos semelhantes em países como Brasil e Colômbia, levando conexões de qualidade a regiões remotas da floresta amazônica que só podem ser alcançadas de barco, por exemplo.

“O satélite é usado como um link de comunicação primário ou backup para garantir a flexibilidade e escalabilidade de rede ao permitir aumento da largura de banda larga para novas aplicações e crescimento em locais remotos”, completa.

O executivo comenta ainda que novas tecnologias como a “Spot beam” facilitam ainda mais a consolidação dos satélites nesse tipo de uso. Isto porque este novo modelo de atuação permite que a potência do sinal do satélite seja direcionada para pontos específicos do país, ao contrário do modelo tradicional, no qual toda a potência do sinal é distribuída por uma larga cobertura, como um país inteiro ou um continente inteiro. Essa inovação permite o reuso de frequências e o uso de feixes específicos que cobrem cada região, entregando maior potência a menores custos.”, comenta.

Sobre Sencinet

A Sencinet é integradora de telecomunicações e serviços que atua no mercado corporativo de médias e grandes empresas. Ele vem projetando e entregando soluções de comunicação de missão crítica em toda a América Latina há décadas. Seu portfólio de produtos e serviços SDWAN, segurança, nuvens híbridas, satélites e redes foi projetado para resolver os desafios de conectividade e segurança das corporações. Esses quatro componentes permitem o design de soluções sob medida que ofereçam as melhores condições para viabilizar a digitalização das empresas, a evolução das redes corporativas e aplicações de Internet e nuvem, com os mais altos níveis de segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo