Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mercado aquecido de tecnologia pode abrir oportunidades para tech recruiters: veja dicas para se especializar na área

Dados do Indeed mostram que vagas de tecnologia são as mais difíceis de preencher do mercado, 59% das vagas de DevOps Engineer, entre janeiro e abril de 2022, continuam abertas após 60 dias

A indústria de tecnologia é um dos setores que mais cresce no mundo, mas a oferta de profissionais parece não estar acompanhando a demanda. Segundo dados do Indeed, site de empregos número 1 do mundo, das 15 vagas mais difíceis de preencher, 11 estão relacionadas à tecnologia. No Brasil, dados do Indeed de janeiro a março de 2022 mostram que o cargo mais difícil de preencher na lista é Engenheiro de Operações de Desenvolvimento (ou Engenheiro DevOps), no qual 59% das vagas permanecem abertas por pelo menos dois meses.

Madalina Secareanu, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa do Indeed para LATAM, explica que o mercado aquecido faz com que, além dos próprios profissionais de tecnologia, o recrutamento especializado em tecnologia também é uma área com oportunidades no Brasil. “Recrutadores de tecnologia buscam e posicionam candidatos para todos os tipos de funções de tecnologia, desde programação e desenvolvimento até segurança e manutenção”, diz ela.

As perspectivas para os recrutadores que desejam se especializar em tecnologia são enormes, pois são eles os grandes responsáveis por encontrar candidatos para preencher os cargos na área. Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2019, apontou que o número de formados nessa área chegou a 46 mil profissionais por ano, enquanto a demanda estimada, até 2024, chegaria a aproximadamente 70 mil.

Para quem gosta de diversificar suas tarefas, o caminho também é atrativo. Os recrutadores de tecnologia têm muitas responsabilidades, desde administrar testes técnicos até tomar decisões cruciais de contratação. Por fim, há também uma boa perspectiva de crescimento na área. Com experiência, é possível se tornar um profissional de RH de alto nível.

Dicas para começar na área

Pensando no crescimento desse mercado, o Indeed listou algumas dicas para os recrutadores que desejam iniciar ou se especializar na área de tecnologia.

1. Aprenda sobre o setor em sua área

É importante aprender sobre o setor, especialmente em sua área geográfica, para determinar a base de candidatos. Em cidades maiores, pode ser mais fácil encontrar vários candidatos qualificados para um trabalho, enquanto regiões menores podem exigir mais buscas.

2. Entenda os diferentes tipos de empregos

A indústria de tecnologia é extensa, então um recrutador de tecnologia pode recrutar para muitas funções diferentes. Preparar estratégias para preencher os cargos mais comuns pode ajudar o processo de contratação a avançar rapidamente. Considere as habilidades comuns que o candidato precisa ter, as linguagens de programação e software que ele deve conhecer e a quantidade de experiência e educação necessária.

3. Familiarize-se com perguntas e testes comuns de entrevista

Um recrutador de tecnologia provavelmente será a primeira pessoa a selecionar ou entrevistar o candidato, portanto, estar confortável com perguntas básicas de entrevista e testes de programação pode ajudar a tomar decisões de contratação mais acertadas. Aprender quanto tempo os testes geralmente levam para serem concluídos e os requisitos mínimos para passar em diferentes avaliações é importante. Outra dica é fazer uma lista de elementos que se espera ouvir nas respostas da entrevista para ter um sistema de classificação padronizado.

4. Saiba onde procurar candidatos

Um recrutador de tecnologia pode ser mais proativo sabendo onde procurar candidatos. Conectar-se diretamente com candidatos em diferentes plataformas, incluindo quadros de contratação de programação de nicho e redes de contratação maiores, pode ajudar a reunir um grupo mais amplo de candidatos. Alguns lugares para procurar candidatos em potencial são faculdades, bootcamps, eventos para networking e conferências.

Metodologia

Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de janeiro de 2022 até o fim de março de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação.

Sobre Indeed Brasil

Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego - totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o 'Perfil de Empresas', o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed

Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo