Brasil,

Globo acelera a integração de dados entre unidades de negócio com tecnologia Red Hat

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Maior empresa de comunicação da América Latina unificou sua plataforma de informações a partir da centralização de dados

A Globo, maior empresa de comunicação da América Latina, que integrou suas unidades de negócios e vem passando por um processo de transformação digital, contou com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções open source, implementando uma solução gerenciada de containers. O fornecedora apoiou a empresa no desenvolvimento de uma plataforma flexível de alto desempenho e que ainda possibilitou reduzir custos das operações de gerenciamento de dados.

Um dos desafios da Globo era alinhar a comunicação entre a equipe de assinatura digital com a de outras unidades de negócio, possibilitando uma melhor entrega do conteúdo e a integração entre diferentes áreas da empresa e com seus parceiros.

Para reduzir a complexidade, a Globo buscou adotar uma interface de programação de aplicativos (API) centralizada e uma plataforma de integração que pudesse providenciar um hub central para governança.

“Não tínhamos uma forma estruturada de distribuição das informações para todo a empresa. Para padronizar, precisávamos de uma solução ágil e robusta que ajudasse a entregar valor rapidamente para o negócio. O Red Hat OpenShift Dedicated, plataforma de containers gerenciada, em conjunto com o Red Hat Fuse, foram perfeitos para as nossas necessidades”, afirma Igor Almeida, Gerente de Integração, Automação e Portais na Globo.

Integração na nuvem

O Red Hat Fuse, parte do Red Hat Integration, é uma plataforma de integração distribuída que conecta desde sistemas legados e APIs a redes de parceiros e dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Já o Red Hat OpenShift é uma plataforma de container Kubernetes empresariais, que unifica as operações de TI em uma solução completa, abrangendo a nuvem e ambientes locais, incluindo recursos de orquestração e gerenciamento. O OpenShift Dedicated, a versão gerenciada de alta disponibilidade do Red Hat OpenShift, é operado e suportado em clusters privados pela Red Hat. No caso da Globo, a nova solução é implantada na Amazon Web Services (AWS).

“Para uma transformação digital aberta, integral e ilimitada, que permita gerar eficiência, agilidade, flexibilidade e inovação em todas as áreas, as empresas precisam contar com uma plataforma sólida, flexível, segura e escalável. O Red Hat OpenShift se posiciona no mercado como a opção que reúne essas condições necessárias para construir, implementar e executar qualquer aplicação”, explica Marcio Serra, Sales Manager do Financial Services Industry.

Para continuar seu desenvolvimento nativo em nuvem, a Globo está pronta para adicionar novos serviços ao seu ambiente Red Hat OpenShift e aproveitar os benefícios da alta disponibilidade. “O Red Hat OpenShift Dedicated nos dá a flexibilidade para criar, testar e implantar pipelines para fornecer alto valor de negócios com mais rapidez, enquanto o Fuse nos ajuda a conectar qualquer coisa com rapidez e facilidade. Juntos, essas inovações se transformaram em ferramentas muito valiosas para apoiar nossos objetivos de negócios”, afirma Almeida.

Entrega de informação padronizada

A Globo usou as soluções da Red Hat para automatizar e padronizar a entrega de informações e conteúdo para suas equipes e unidades de negócios, mesmo em plataformas diferentes. A padronização do Integrated Broadcast Management System (IBMS) do Grupo e seus recursos ajudam a empresa a fornecer programação consistente, além de informações de direitos de exibição para suas plataformas de streaming, como no Telecine Play e no Globoplay.

“A Red Hat oferece suporte à governança de serviços e organização de negócios aprimorada. Em vez de pertencer a cada departamento, os dados corporativos são centralizados para acesso por meio de APIs e caminhos de integração criados com o Red Hat Fuse”, explica André Vilardo, arquiteto de Sistemas e Líder de Integração, Professional Service na Globo.

Com uma plataforma nativa em nuvem e recursos de integração robustos, a Globo criou um ambiente ágil e flexível para streaming de dados de alto desempenho e processamento de microsserviços em maior escala. Usando o Red Hat OpenShift para coordenar o fluxo de dados internos - de grades de programação e direitos de conteúdo a recursos humanos e informações financeiras - a Globo agora pode transmitir 85 mil mensagens por hora. Além disso, a adoção de integração e entrega contínuas (CI/CD) e abordagens ágeis, ajudou a Globo a concluir 50 novas implantações por semana para aprimorar seus recursos de processamento de dados.

Sobre a Globo

Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo reúne canais de TV aberta e de TV por assinatura, além produtos e serviços digitais. Seus canais lineares falam com mais de 100 milhões de pessoas todos os dias no Brasil. E, graças a sua ampla rede de afiliadas parceiras que cobre todo o país, é capaz de ser local, regional e nacional ao mesmo tempo. Iniciou em 2018 a sua jornada de transformação para uma empresa mediatech, fortemente apoiada em tecnologia, voltada para o relacionamento direto com o consumidor. Oferece uma experiência completa ao público, conjugando a capacidade de produzir conteúdo de qualidade com a expertise tecnológica, com distribuição em várias plataformas, como a TV Globo, canal de TV aberta; seus 26 canais de TV por assinatura; o Globoplay no streaming; seus produtos digitais de jornalismo, G1; esporte GE.globo; e entretenimento Gshow, entre outras.

Sobre a Red Hat

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com o sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas da Fortune 500. Atuando com fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat ajuda as organizações a se preparar para o futuro digital.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar