Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

IA no saneamento será um dos temas em debate no Smart City Business Congress 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvia Giurlani
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O CEO da SmartAcqua Solutions focalizará os benefícios que podem ser obtidos com o uso da Inteligência Artificial na gestão e combate às perdas de água

O futuro começa no presente. É com essa certeza que prefeitos, empresários, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada irão se reunir durante a 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 “SCB-Br” que será realizado no período de 24 a 26 de maio, no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo. O objetivo do Instituto Smart City Business America, organizador desse encontro, é o de possibilitar aos participantes pensar e planejar em conjunto como criar as bases para a concretização de cidades inteligentes no país, por meio do emprego das tecnologias inovadoras e disruptivas. Otimizar o saneamento básico é uma parte importante dessas ações e é com essa convicção que a SmartAcqua Solutions participará ativamente do evento, do qual é uma das patrocinadoras.

Durante a solenidade de abertura, o CEO da empresa, Hélio Samora, entregará às prefeituras vencedoras do prêmio InovaCidade um estudo mostrando o índice de perdas de água em seus respectivos municípios e os benefícios que poderiam ser obtidos se essas perdas fossem reduzidas em 50%. Ele também irá ministrar duas palestras e a solução SmartAcqua será demonstrada no estande da empresa na exposição que será realizada em paralelo ao congresso.

“Já há um entendimento que é na troca de ideias entre os diferentes setores públicos e privados e na colaboração mútua que será possível implementar soluções e tecnologias que realmente permitam transformar e melhorar a infraestrutura das cidades brasileiras e criar o futuro que desejamos. E o SCB-Br representa um grande passo nesse sentido por proporcionar a oportunidade de debater assuntos tão relevantes para a sociedade como um todo”, destaca Samora.

E dentre as questões que precisam ser discutidas com seriedade, na visão do CEO da SmartAcqua Solutions, inclui-se o combate às perdas de água tratada, que segundo os estudos realizados pelo Banco Mundial e pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) chegam a 50% em média no mundo todo e que acontecem por diversas razões como vazamentos, erros de leitura, hidrômetros defeituosos, ligações clandestinas, entre outros. “É um problema que pode ser minimizado nas cidades com o uso da IA e dos dispositivos de IoT que contribuem para reduzir significativamente o volume das perdas de água, gerando ao mesmo tempo uma redução de custos para as companhias de saneamento e aumento da receita, entre outros benefícios”, destaca Samora. Esse será o tema que o CEO irá debater durante a palestra que será realizada no dia 25.05, às 14h00 (Reunião Estratégica 11) e que contará também com a mediação de Márcio Schiavo, presidente da Comunicarte.

Como garantir o abastecimento e aumentar a receita no saneamento através da redução de perdas será o assunto da palestra que Samora fará no dia 26.05, às 14h00 (Painel 11 - na Arena 2). Na opinião do CEO, acabar com os rodízios, levar a água potável a maior número de pessoas e ainda obter os recursos financeiros para melhor atender às necessidades da população, bem como às das indústrias, comércio e prestadores de serviços são pautas que devem estar no radar dos prefeitos de todas as cidades do país e a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. “Reduzir as perdas de água permitirá a esses gestores fazer a diferença, melhorando os serviços prestados e contribuindo para a utilização inteligente dos recursos hídricos e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente”, ressalta Samora.

Exposição

Na exposição que acontecerá em paralelo ao congresso, a SmartAcqua Solutions apresentará em seu estande a solução de IA para gestão de perdas de água, que possui a capacidade de reunir numa única plataforma todas as informações que permitem analisar e gerenciar os itens relacionados ao combate das perdas de água potável. Com seu emprego é possível identificar, por meio de relatórios, mapas de calor e outras funcionalidades geradas pelos algoritmos de inteligência artificial, onde, como, quanto e por que essas perdas estão ocorrendo e ainda possibilita estabelecer um planejamento das ações que devem ser tomadas para minimizar substancialmente o problema. A plataforma foi desenvolvida por Enéas Ripoli, CTO da empresa, com base nos mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de tecnologias para otimização e gestão de processos industriais e serviços de infraestrutura, e como consultor especializado no combate e gestão de perdas de água, e por Hélio Samora, que possui mais de 30 anos de experiência em distribuição e implementação de soluções de TI para diversos segmentos industriais.
A plataforma SmartAcqua foi premiada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) na categoria Eficiência Operacional e Inovação no Saneamento e qualificada para financiamento pelo BID. A solução está sendo utilizada com sucesso em projetos no interior de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.
Informações: https://smartacqua.com

Serviço
Smart City Business Brazil Congress 2022
Data: 24 a 26 de maio
Horário:
Dia 24 de maio: 18h00 às 21h00
Dias 25 e 26 de maio: das 9h00 às 18h00
Local: PRO MAGNO Centro de Eventos
Endereço: Avenida Profª Ida Kolb, 513 – Casa Verde – São Paulo/SP – CEP 02518-000
Inscrições: www.scbamerica.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar