Reclamações sobre serviços de telecom começam 2022 registrando queda de mais de 20%
No Dia do Consumidor, Conexis destaca o impacto das ações de autorregulação na melhora da percepção dos usuários. Janeiro de 2022 registrou 45.734 queixas a menos que janeiro de 2021.
O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações manteve, no começo de 2022, o índice de queda acima de 20%. Em janeiro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as reclamações caíram 21,4% em relação a janeiro de 2021.
Durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas 213.577 reclamações, já em janeiro de 2022 foram 167.843, uma redução de 45.734 queixas.
As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado.
A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor.
“Neste dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor e é preciso destacar as ações adotadas pelo setor nos últimos anos para melhorar a percepção do usuário. Os dados de queda nas reclamações mostram que esse trabalho tem dado resultado. Um dos pontos de maior destaque da autorregulação é a plataforma Não Me Perturbe, que permite bloquear ligações de telemarketing de serviços de telecom e de oferta de crédito consignado, mas o SART tem feito além e atuado em diversas áreas”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Entre os pontos tratados dentro do SART está o compromisso de melhorar, simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021.
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.
Serviços
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, inclusive naqueles que historicamente registravam os maiores números de reclamações. A maior queda nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia móvel 22,8%.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário