Brasil,

Indústria investe em tecnologia de reconhecimento de imagem para redução de fraudes no varejo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelly Siqueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Levantamento realizado pela Arker aponta que somente em 2021 mais de 50 mil fotos foram utilizadas para comprovação de ações comerciais no varejo físico do Brasil

Estudo exclusivo produzido pela Arker – startup de tecnologia especializada no mercado de gestão de verbas comerciais, recentemente adquirida pela Neogrid –, revela que a indústria tem investido, cada vez, em tecnologia de reconhecimento de imagem para redução de fraudes no varejo físico.

Realizada com base nos dados coletados de sua plataforma de gestão de verbas comerciais, utilizada por grandes empresas de Bens de Consumo como Grupo Bimbo, M. Dias Branco, Genomma Lab, Ontex e PepsiCo, o levantamento aponta que somente em 2021 mais de 50 mil fotos foram utilizadas para comprovação de ações comerciais promovidas em pontos de vendas.

Ainda segundo a Arker, um dos principais tipos de fraudes identificadas são, por exemplo, pagamentos duplicados.

“Em geral, a indústria aloca de 3 a 8% de sua receita bruta em contratos e verbas comerciais no varejo e distribuidores. Porém, em muitos casos, a gestão de tais investimentos ainda é feita manualmente, por meio de trocas de e-mails e tabelas do Excel, por exemplo. O que, além de ser extremamente suscetível a erros ou perdas, também se mostra suscetível também a fraudes”, diz Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Tecnologia a mão

Para reduzir o número de fraudes em comprovações de ações comerciais, uma iniciativa adotada pelas indústrias que investem, sobretudo, no varejo físico tem sido a implantação de tecnologias de reconhecimento de imagem, que além de evitar fotos duplicadas, ainda comprovam se ação foi, de fato, realizada, por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics.

“Cientes desse cenário, desenvolvemos uma plataforma de gestão de verbas comerciais que, entre outras funcionalidades, automatiza o compliance de uma determinada ação comercial via reconhecimento de imagem, seja de uma foto ou de um documento. Na prática, funciona assim: cada ação gera uma senha e um QR Code que, ao serem capturados pelo aplicativo da Arker, são analisados e registrados em nosso sistema. Além de não permitir fotos duplicadas, nossa solução ainda cruza, de forma automática, o local onde o registro foi feito, reduzindo o risco de fraudes no uso de verbas e efetuando 100% dos pagamentos com comprovação”, explica Thomaz.

De acordo com relatório da McKinsey, no mundo todo empresas de bens de consumo investem mais de 20% de sua receita anual em ações comerciais. No entanto, as estatísticas mostram que o retorno sobre esses investimentos tem sido limitado. Na América do Norte, por exemplo, 72% dessas campanhas não foram lucrativas; percentual esse similar ao identificado pela Arker nas empresas brasileiras analisadas.

Sobre a Arker

A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM). Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar