Brasil,

TRABALHO E CARREIRA: Tecnologia criada no PR para seleção e recrutamento on-line registra 11 milhões de acessos por mês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EAI Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com velocidade de startup, curitibana Selecty lança versão 4.0, pivota modelo de negócios e já colhe bons resultados.

Márcio Monson, CEO da Selecty.

Durante a pandemia da Covid-19, apenas em 2020, o recrutamento digital saltou algo em torno dos 85%, segundo dados recentes do setor. Acompanhando esse ritmo, empresas de tecnologia para seleção de talentos também impulsionam seus negócios. A curitibana Selecty é uma delas. A empresa que iniciou sua caminhada há 12 anos, em 2021 lançou uma nova versão de sua plataforma e viu o faturamento dar um salto nos 12 meses seguintes (a receita recorrente cresceu 75%), oferecendo uma tecnologia com inúmeras funcionalidades, desde a gestão das vagas até o processo de admissão, totalmente on-line.

O número de empresas fornecendo tecnologias para Recursos Humanos teve grande expansão nos últimos 5 anos e foi acelerado pela nova realidade do trabalho remoto nesses longos meses de pandemia. “Percebemos o crescimento acelerado do mercado de HR techs e que nosso produto era muito bom, mas que a tecnologia já estava defasada. Por isso, resolvemos migrar tudo. Atualizamos a tecnologia e também melhoramos a experiência do usuário, com uma interface mais intuitiva. O produto também ganhou novos recursos que fortaleceram a metodologia própria que desenvolvemos ao longo dos anos”. “Mas se reinventar é muito mais difícil do que começar do zero!” confessa o empresário e empreendedor, Márcio Monson.

A operação brasileira da ManpowerGroup – líder mundial em serviços de Recursos Humanos (RH) e fornecimento de mão de obra – utiliza a plataforma Selecty desde 2015, quando contratou o software para usar no projeto das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em que foi fornecedora oficial de mão de obra dos jogos. Hoje, a empresa possui alto índice de digitalização de suas atividades, sendo a operação brasileira destaque mundial em crescimento, entre os 80 países onde a companhia atua.

Já na vertical de RH Corporativo, onde a Selecty atende diretamente as empresas contratantes apoiando o time de RH das organizações, uma empresa que revolucionou seus processos de recrutamento e seleção e admissão foi a Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina, com 111 unidades e mais de 8 mil funcionários efetivos. Os processos de abertura e aprovação de novas vagas, testes técnicos nos processos seletivos e admissão de novos colaboradores foram totalmente digitalizados, reduzindo o tempo das contratações e melhorando a experiência dos candidatos.

A Selecty reúne experiência e inovação e vem sendo o parceiro tecnológico dos recrutadores, suprindo todas as necessidades destes profissionais. A ferramenta é de interface amigável e mantém a qualidade de uma contratação presencial. A versão 4.0 oferece, por exemplo, geolocalização, recurso que permite que os candidatos sejam encontrados com base na distância entre sua casa e a empresa contratante. Também, a plataforma dispõe da ferramenta Capty, opção que possibilita importar perfis diretamente da internet e da tecnologia de Parsing, que permite a leitura automática de currículos em formatos como PDF e Word direto para o sistema, sem a necessidade de digitação. Estão disponíveis, ainda, testes on-line (personalizados ou não); e vídeo-entrevistas. A plataforma é completa para gestão de recrutamento e seleção, embarcada em uma metodologia única, que possibilita às empresas atrair, selecionar e admitir talentos de forma 100% remota.

Cuidar da contratação de quem busca trabalho é assunto sério. A pandemia expôs as dores de quem precisou ser desligado da empresa. Recuperando-se aos poucos, o Brasil vem dando sinais de melhora. O País gerou mais de 320 mil postos de trabalho em novembro de 2021, com mais admissões do que demissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em maio, contudo, quase 15 milhões de brasileiros estavam desempregados.

Buscando contribuir com a recolocação deste enorme contingente, a Selecty coloca a disposição dos recrutadores os recursos de sua plataforma tecnológica. Do lado do candidato, ela auxilia criando uma jornada amigável e digital nos portais de vagas, facilitando cadastro, candidatura às oportunidades e coleta de dados admissionais (mensalmente são mais de 11 milhões de acessos nos portais dos clientes Selecty). Já para o selecionador a ferramenta busca turbinar seu potencial, automatizando os processos, organizando os processos seletivos e sugerindo candidatos baseado em inteligência artificial.

A EMPRESA

A Selecty é uma empresa curitibana que nasceu em 2009 como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por Monson no MBA cursado na Fundação Getúlio Vargas. “Na época, a banca gostou do projeto e então chamei mais dois colegas para montarmos uma software house e trabalharmos na incubadora da instituição. A ideia era para ser uma plataforma de ERP [Enterprise Resource Planning]. Na época desenvolvíamos software sob demanda e também trabalhávamos na criação de produto próprio. Mas o produto foi crescendo muito”, conta.

A partir de 2010, depois de participarem de uma Licitação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), os amigos e sócios encararam o primeiro grande desafio: digitalizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas para as 52 unidades do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SESI Paraná (Serviço Social da Indústria) em todo o estado do Paraná. Venceram a etapa e, descobrindo um nicho de mercado, abandonaram a ideia do ERP para criar um software próprio de recrutamento e seleção. “Aproveitamos a oportunidade de aprendizado ao atender o RH da FIEP e investimos no produto, após um ano vimos que o sistema estava incrível, então resolvemos lançá-lo como produto SaaS (software como serviço)”, revela Márcio.

Com a filosofia de crescer de forma sustentável, a HR Tech curitibana acabou construindo ao longo dos anos parcerias sólidas com seus clientes, optando por uma atuação como boutique (atendimento personalizado de poucos clientes) e por uma jornada bootstraping (crescimento auto financiado). Mas o CEO revela a nova estratégia: “2021 já está na história da Selecty, pois marcou o início do novo modelo de negócios. Nosso objetivo agora é tracionar nosso crescimento, impactando mais empresas com nossa metodologia de recrutamento, seleção e admissão on-line”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar