Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Samsung apresenta Exynos 2200, o processador com GPU Xclipse alimentada pela arquitetura AMD RDNA 2

Samsung apresenta Exynos 2200, o processador com GPU Xclipse alimentada pela arquitetura AMD RDNA 2

O novo processador móvel premium possui ray tracing acelerado por hardware e tecnologia de processamento de última geração baseada na arquitetura Arm

A Samsung Electronics, líder mundial em tecnologia avançada de semicondutores, anunciou hoje seu novo processador móvel premium, o Exynos 2200. O Exynos 2200 é um recém-projetado processador móvel com uma poderosa unidade de processamento gráfico (GPU) Samsung Xclipse baseada na arquitetura AMD RDNA 2.

Com os núcleos de CPU baseados na arquitetura Arm® mais avançados do mercado e uma unidade de processamento neural (NPU) atualizada, o Exynos 2200 permitirá a melhor experiência em jogos para smartphones, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia.

“Construído com o mais avançado processo EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4 nanômetros (nm) e combinado com tecnologia móvel, GPU e NPU de ponta, a Samsung criou o Exynos 2200 para fornecer a melhor experiência para usuários de smartphones. Com a Xclipse, nossa nova GPU móvel construída com tecnologia gráfica RDNA 2 da líder do setor AMD, o Exynos 2200 redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos aprimorados e desempenho de IA”, disse Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics. “Além de trazer a melhor experiência móvel para os usuários, a Samsung continuará seus esforços para liderar a jornada na inovação de chips lógicos.”

O primeiro ray tracing acelerado por hardware para smartphones oferece uma melhor experiência de jogo

A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido único que está posicionado entre o console e o processador gráfico móvel. Xclipse é a combinação de 'X' que representa Exynos e a palavra 'eclipse'. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo e empolgante capítulo.

Com a arquitetura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu alicerce, o Xclipse herda recursos gráficos avançados, como a tecnologia ray tracing (RT) acelerada por hardware e sombreamento de taxa variável (VRS) que antes estavam disponíveis apenas em PCs, laptops e consoles.

O ray tracing é uma tecnologia revolucionária que simula de perto como a luz se comporta fisicamente no mundo real. Ao calcular o movimento e a cor característica dos raios de luz à medida que refletem na superfície, o ray tracing produz efeitos de iluminação realistas para cenas renderizadas graficamente. Para oferecer gráficos e experiências de usuário mais imersivos, mesmo em dispositivos móveis, a Samsung colaborou com a AMD para desenvolver o primeiro ray tracing acelerado por hardware em uma GPU móvel.

Já o sombreamento de taxa variável é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os desenvolvedores apliquem uma taxa de sombreamento mais baixa em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar em áreas de maior importância para os jogadores, melhorando a taxa de quadros por segundos para uma jogabilidade mais suave e fluída.

Além disso, a GPU Xclipse é composta com várias tecnologias, como o governador multi-IP avançado (AMIGO), que aprimora o desempenho e a eficiência geral.

“A arquitetura gráfica AMD RDNA 2 fornece soluções gráficas avançadas e com baixo consumo de energia para PCs, laptops, consoles, automóveis e, agora, para smartphones. A GPU Xclipse da Samsung é o primeiro resultado de várias gerações planejadas de gráficos AMD RDNA em SoCs Exynos”, disse David Wang, vice-presidente sênior do Radeon Technologies Group da AMD. “Mal podemos esperar que os clientes de smartphones apreciem as ótimas experiências de jogos com base em nossa colaboração tecnológica.”

Conectividade 5G aprimorada e recursos de segurança reforçados

O Exynos 2200 é um dos primeiros processadores do mercado a integrar os mais recentes núcleos de CPU Armv9 da arquitetura Arm, que oferecem uma melhoria substancial em relação ao Armv8 em termos de segurança e desempenho, duas áreas que estão se tornam cada vez mais importantes nos dispositivos móveis.

A CPU octa-core do Exynos 2200 foi projetada em uma estrutura tri-cluster composta por um único e poderoso núcleo principal Arm Cortex®-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 equilibrados em desempenho e eficiência e quatro pequenos núcleos Cortex-A510 com eficiência de energia.

“As experiências digitais do futuro exigem novos níveis de desempenho, segurança e eficiência”, disse Rene Haas, presidente do IP Products Group (IPG) da Arm. “Como um dos primeiros processadores a incorporar os novos núcleos de CPU Armv9, o Exynos 2200 da Samsung aproveita a estratégia Total Compute da Arm e os principais recursos de segurança, como Memory Tagging Extension (MTE), para fornecer a computação específica e o processamento especializado necessários para potencializar as experiências móveis do futuro.”

O Exynos 2200 oferece uma inteligência artificial (IA) mais poderosa graças à NPU atualizada. O desempenho da NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA. A NPU agora oferece uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.

Além disso, o Exynos 2200 possui um modem 3GPP Release 16 5G rápido que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave (onda milimétrica). Com o Novo Rádio E-UTRAN – Conectividade Dupla (EN-DC), que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, este modem pode aumentar a velocidade até 10 Gbps.

Por segurança, o Exynos 2200 é desenvolvido com Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves criptográficas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Além disso, um HW de criptografia em linha para UFS e DRAM foi reforçado para que a criptografia de dados do usuário seja compartilhada com segurança apenas dentro do domínio seguro.

Uma experiência visual aprimorada e imagens de qualidade de nível profissional

A arquitetura do processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2200 foi redesenhada para compor os mais recentes sensores de imagem de resolução ultra-alta de até 200 megapixels (MP). A 30 quadros por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmera única e 64+36 MP no modo de câmera dupla. Ele também pode conectar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras. Já no caso de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K).

Juntamente com a NPU, o ISP utiliza uma câmera de IA avançada com reconhecimento de conteúdo para resultados mais refinados e realistas. Ao registrar uma fotografia, a câmera de IA baseada em aprendizado de máquina reconhece vários objetos, o ambiente e os rostos dentro da cena. Em seguida, ela aplica configurações ideais para cor, balanço de branco, exposição, faixa dinâmica e muito mais para produzir imagens de qualidade de nível profissional.

Com suporte à resolução de 8K, o codec multiformato (MFC) avançado do Exynos 2200 dá vida aos vídeos. Ele decodifica vídeos de até 4K a 240fps ou 8K a 60fps e codifica até 4K a 120fps ou 8K a 30fps. Além disso, o MFC integra um decodificador AV1 com baixo consumo de energia, permitindo maior tempo de reprodução. A solução de exibição avançada apresenta HDR10+ adicionando mais alcance dinâmico e profundidade à imagem e oferece taxas de atualização de até 144Hz para uma experiência de transição mais responsiva e suave ao rolar a tela ou jogar.

O Exynos 2200 está atualmente em produção em massa.

* O desempenho real pode variar dependendo do dispositivo e do ambiente do usuário.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo