Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

KNX - Protocolo aberto de automação

A associação KNX foi fundada em maio de 1999 pelas empresas EIBA, EHSA e EBCI, ela não possui fins lucrativos e é regida pela legislação belga, possuindo assim a propriedade do logotipo da marca KNX em todo o mundo. A associação possui acordos com mais de 75.000 parceiros em todo o mundo.

Hoje há milhares de produtos que utilizam do protocolo KNX e mais de 200 mil instalações que utilizaram esse padrão ao redor de todo o mundo. Entenda como esse tipo de protocolo pode facilitar a comunicação entre diversos equipamentos de marcas distintas e trazer diversas soluções para seus projetos de automação.

O que é KNX?

KNX é um protocolo aberto de automação, podendo ser aplicado em apartamentos, residências, prédios empresariais, condomínios, hotéis, hospitais, estádios, aeroportos, shopping, clubes etc.

Sua função é realizar o controle, automação e monitoramento, garantindo interoperabilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes.

Pela sua padronização, KNX possui facilidade na substituição ou manutenção de algum sensor ou atuador, de forma que não haja interrupção de operação do sistema.

Até Julho de 2021, foram listadas mais de 450 marcas que fabricam produtos compatíveis com KNX.

KNX oferece integração plena entre marcas diferentes, flexibilidade, segurança, conforto, custo-benefício e facilidade na sua atualização e manutenção, ou seja, mesmo que os produtos em uso anteriormente saíam de linha é possível realizar esses processos.

Cada device tem seu próprio microprocessador interno. KNXe não depende de centrais de automação, portanto, os dispositivos enviam comandos entre si diretamente, conquanto haja alguns gateways que realizam funções bem especiais).

Isso tudo faz com que sistema KNX sejam particularmente preferíveis para instalações onde a operação diária é critica e não pode parar.

Para entender melhor o que é, como implantar e como o KNX funciona, separamos muitas informações importantes.

Para que serve o Software KNX ETS?

A programação dos equipamentos no sistema é sempre feita através de um único software, chamado ETS, não importando a marca e modelo dos equipamentos em uso. Este software permite projetar, documentar e diagnosticar qualquer tipo de instalação KNX.

Ele é necessário para programar tudo e colocar o sistema em funcionamento, porém, não é necessário no cotidiano, pois o sistema KNX não depende de servidor ou central de automação. As programações são alimentadas nos equipamentos via USB ou via Ethernet.

Atualmente, o software está na versão 6 e é vendido com uma licença única, sem custos adicionais. A aquisição é feita online, diretamente no site KNX.ORG e já foram vendidas mais de 85 mil licenças do mesmo.

Vantagens do KNX no seu imóvel

É importante reforçar que muitos equipamentos são similares entre eles, porém a faixa de preço pode sinalizar a quantidade de funções que podem ser programadas dentro do ETS.

Porém, geralmente os que são mais caros oferecem mais vantagens do que os outros. São elas:

Os produtos KNX são testados por laboratórios independentes.
Todos os fabricantes de produtos KNX são obrigados a possuir o ISO 9001.
As instalações KNX são flexíveis e podem sempre ser atualizadas no futuro a qualquer momento, isso devido sua estrutura descentralizada que permite que os sistemas possam ser modificados e adicionados conforme necessário.
Em KNX, a menor aplicação possível é um sistema que conecta 3 dispositivos: uma fonte de alimentação, um sensor e um atuador. Este sistema básico pode ser atualizado posteriormente com quantos dispositivos forem necessários.
Um sistema KNX pode consistir em mais de 50.000 dispositivos.
Em hotéis, por exemplo, há total integração com softwares de BMS que melhoram o controle de acesso e facilitam o controle de luzes, cortina, ar condicionado, aquecimento, áudio e vídeo por parte do hóspede. Estão disponíveis gateways que permitem integrar o sistema KNX com outros protocolos de automação e monitoramento como BMS/SCADA/M-BUS/MODBUS/DALI etc.
O cabo BUS KNX pode ser passado na mesma infraestrutura da rede elétrica.

Principais funções do KNX no cotidiano dos usuários

As soluções de automação que utilizam o protocolo KNX possuem inúmeras funcionalidades, simplificando os processos do dia-a-dia.

Conheça as suas principais funções:

Ligar e desligar luzes;
Controle de tomadas e de sistemas de áudio/vídeo;
Controle de aquecimento, ar condicionado e ventilação;
Controle de cortinas e persianas;
Cortinas podem ser acionadas automaticamente através de sensores de luminosidade;
Controle de válvulas;
Auxiliar na vigilância e disparo de alarmes;

Caso seja detectado um aumento na velocidade do vento do lado externo do edifício, avisos podem ser emitidos quando houver, por exemplo, portas e janelas abertas.

Medir energia, temperatura e tempo;
Permite gerar macros e cenas;
Permite acesso remoto;

Em uma residência é possível criar cenas dependentes de temporizadores, com a finalidade de simular presença na casa quando os donos estiverem ausentes por muito tempo. Dessa forma, luzes podem ser acionadas por sensores de presença.

Tipos de linhas e fontes de alimentação

Os meios de comunicação utilizados são BUS, via cabo de par torcido, radiofrequência (RF), Ethernet e Powerline.

O padrão KNX inclui determinações precisas sobre quais cabos BUS são aceitáveis.

O cabo de automação deve ser de par trançado, blindado, sendo que a blindagem do mesmo não deve ser conectada à terra em nenhum dos lados. Dessa forma, essa blindagem funciona puramente como uma gaiola de metal.

As instalações devem ser realizadas seguindo as seguintes topologias:

Linhas
Estrela
Árvores

Instalação do KNX

Uma linha KNX permite até 256 devices, caso seja necessário mais do que isso, deve-se usar um acoplador de linha, sua função é unificar as diferentes linhas, dessa forma se cria diferentes áreas com 15 linhas cada.

Ligar o sistema KNX à rede Ethernet tem as seguintes vantagens:

A infraestrutura de rede existente no edifício pode ser usada para as linhas principais e de backbone KNX (maior velocidade, melhor custo-benefício e mais conveniente);
Edifícios podem ser monitorados e controlados via Ethernet de qualquer lugar do mundo;
Vários sites individuais podem ser observados e mantidos a partir de um local central na Internet;
As instalações do cliente KNX podem ser analisadas e programadas remotamente através da Internet pelo instalador ou administrador do sistema.

Por que buscar capacitação em KNX?

É o melhor e mais completo sistema de automação, presente em 60 países, atendendo clientes de pequeno e grande porte.

Para quem trabalha na área de automação é um diferencial essencial para se destacar nos melhores projetos e conseguir os melhores clientes. Um profissional certificado KNX tem seu nome registrado no site internacional, de maneira que os clientes possam facilmente localizar estes profissionais em seus países.

Pensando em auxiliar ainda mais o mercado brasileiro, o Grupo Discabos se tornou um centro de capacitação oficial KNX no Brasil, oferecendo capacitação nessa área. Além disso, é distribuidor oficial da Eelectron, marca italiana focada em soluções de automação KNX.

Confira o treinamento KNX de capacitação que estamos realizando e os novos produtos da Eelectron.
TREINAMENTO KNX
PRODUTOS EELECTRON


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo