Transformação digital pode impulsionar nosso crescimento como nação, inclusive mais sustentável: Estamos fazendo a nossa parte

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marize Vossen
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Por Sylvio Mode, Presidente da Autodesk

Ao olhar para o início de 2021, as perspectivas não eram as mais animadoras. Mais uma vez, fomos desafiados a conviver em cenário de constante incerteza, e na expectativa das descobertas científicas que conteriam o avanço da pandemia que continua assolando o mundo. A chegada das vacinas era a notícia mais aguardada por muitos, pois representava, no mínimo, uma chama de esperança para o retorno às atividades presenciais, além das próprias vidas.

O ano passou, as vacinas chegaram, novas variantes do vírus foram descobertas, o “novo normal” foi absorvido por todos e, o ano que parecia duvidoso, se mostrou muito produtivo para alguns setores, sobretudo em tecnologia. Na Autodesk, avaliamos 2021 como um ano em que pudemos agregar muito valor nos mercados em que atuamos. No Brasil, nossas soluções em software para projetos e infraestrutura foram implementadas por várias empresas, trazendo economia, agilidade, eficiência e transparência na gestão de obras e projetos. Acordos de cooperação técnica foram assinados com diversos órgãos governamentais, em diferentes áreas de atuação, permitindo a gestão moderna e transparente de recursos públicos, redução de desperdício, na execução de projetos que visam um mundo mais sustentável. Fomos capazes de gerar valor real a nossos clientes, transferidos de imediato à sociedade.

Sinto-me privilegiado em conduzir uma empresa que, ao fechar um ano tão desafiador, pode prestar contas e apresentar casos reais, bem-sucedidos, de criação de valor em diferentes áreas de atuação, em diversos Estados, cidades, trazendo alto retorno a investimentos privados e governamentais, e impacto positivo e sustentável na sociedade.

Podemos nos orgulhar em prover tecnologia para formação profissional e geração de mão de obra qualificada de forma 100% gratuita, em milhares de salas de ensino e laboratórios espalhadas pelo país. Podemos também mostrar a participação generosa de nosso time, entregando, junto com nossa tecnologia, seu tempo e dedicação, como no projeto de preservação digital do Museu do Ipiranga em São Paulo, com mapeamento completo em 3D do edifício e das obras de arte do seu acervo, preparando a entrega aos brasileiros e turistas, a revitalização de mais um importante patrimônio histórico.

Também entregamos valor `a sociedade em importantes parcerias com a iniciativa privada, como a que firmamos com os Estúdios Globo, grande cliente e parceiro de nossa área de Mídia e Entretenimento (tecnologia de efeitos visuais), onde juntos, para suprir uma lacuna de mão de obra nesta área, desenvolvemos uma escola gratuita para cursos de formação remota em 3D Motion Design e de 3D Modelagem e Animação, formando novos talentos para o mercado, inclusive para contratação pela própria Globo.

E a lista não para: Com a metodologia BIM (Modelagem de Informação da Construção, na sigla em inglês), proporcionamos à Prefeitura de Salvador a implantação de uma plataforma que reduziu em até 90% o tempo de aprovação de alvarás, desburocratizando o processo e com isso beneficiando tanto empresas, quanto o cidadão, que acessa mais rapidamente o projeto contratado. No Paraná, quando aulas presenciais tornaram-se novamente uma realidade, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foi a primeira instituição brasileira a planejar um retorno seguro das aulas para toda comunidade acadêmica com uso de soluções de Inteligência Artificial da Autodesk, capazes de representar os espaços e de propor alternativas de design com melhor mobilidade, considerando distanciamento social, circulação de ar, e demais variáveis fundamentais para o sucesso deste retorno.

Indiscutivelmente, são vários os cases de sucesso ao longo do ano, passando pelas áreas de mídia e entretenimento, AEC, infraestrutura, entregando economia, mobilidade, eficiência, melhores prazos, menos desperdício, transparência, enfim, projetos que promovem sustentabilidade, que entregam obras mais limpas, que permitem capacitação e promovem a mudança cultural em setores tradicionais como os de mineração, metalurgia, óleo e gás.

Não fizemos tudo ainda. Temos como missão continuar avançando nas descobertas tecnológicas, sempre à frente da nossa era, para proporcionar ao mundo mais avanços, pois o que nos separa de um crescimento exponencial é a falta de capacitação. Mesmo com inúmeros esforços em várias frentes, ainda nos dias de hoje encontramos Universidades de grande porte pelo Brasil que, ao poderem ter sempre nossa tecnologia mais avançada, continuam estagnadas em versões de softwares desatualizadas, antigas, formando seus alunos com ‘gaps’ de conhecimento e formação que não precisariam ter. Temos que fechar de vez este ‘gap’, e não descansarmos até que as instituições de ensino atualizem seus laboratórios, dando acesso, aos estudantes, à tecnologia – e formação - de ponta, entregando melhor expectativa de futuro em suas escolhas profissionais, para almejar o “Estado da Arte” nos projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção.

E o que dizer do futuro que está logo ali? Direcionar ainda mais esforços por meio de novos acordos de cooperação nas áreas de gestão de rodovias, execução de construções complexas de grandes obras de infraestrutura que o Brasil tanto precisa, criação de projetos de adequação de parques e edifícios que atendam às normas de construção mais sustentáveis, e dar continuidade a iniciativas de fomento a capacitação técnica, proporcionando aos profissionais e estudantes estarem aptos a surfar a onda de demanda por bons recursos técnicos, demanda que já existe, e deve seguir existindo enquanto buscamos fechar a grande carência por competitividade que sofremos desde sempre em nosso país.

A largada para a transformação digital já foi dada, vamos continuar trabalhando para proporcionar aos nossos clientes e a sociedade soluções cada vez mais modernas, inteligentes e conectadas, para projetos mais sustentáveis que contribuam para a construção de um mundo melhor.