Brasil,

A TI nossa de cada dia não para nunca!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Aranha
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Fabio Iamada*

Clique aqui para visualizar a foto de Fabio Iamada, vice-presidente Financeiro e de Marketing da Orys, consultoria especializada em inteligência de dados

Um novo ano começou, mas o desafio para encontrar profissionais qualificados no semento de tecnologia permanece o mesmo. E ganha novos contornos diariamente, sendo um segmento de trabalho superaquecido.

O mercado brasileiro de TI corporativa, pelos apontamentos da IDC, deve se manter em crescimento ascendente. E um dos motivos é a continuidade da necessidade das empresas em fornecer infraestrutura para os funcionários trabalharem no modelo de trabalho híbrido. Ou seja, a TI exercerá um papel essencial para o funcionamento a pleno pulmões de todas as corporações.

No entanto, eu coloco aqui um questionamento: o profissional de alta performance sabe como se diferenciar para conquistar as melhores vagas? Minha experiência em ‘navegar’ nessas águas nem tão calmas, onde cada remada é milimetricamente disputada, destaco aqui as cinco principais características que fazem toda a diferença para um profissional de TI de sucesso.

Não pare no tempo. É fundamental um aprimoramento constante do conhecimento. As tecnologias evoluem diariamente. Portanto, manter o currículo ‘vivo’, com participações efetivas em workshops, cursos e tudo que venha complementar sua sanha por aprendizagem só acrescentam ao perfil deste colaborador.

Compartilhe o conhecimento. Não retenha a informação. A troca de conhecimento auxilia no desenvolvimento de todos de sua equipe e, consequentemente, no seu reconhecimento pela empresa.

Crie raízes. Há um processo de médio prazo para absorver todos os conceitos, as estratégias, a jornada daquele cliente ou daquela organização. Criar raízes demonstra comprometimento e capacidade de entrega.

Não espere acontecer. Se jogue e tome a iniciativa de buscar as melhores soluções. Às vezes, não temos todas as respostas. E a proatividade, certamente, será um diferencial para uma promoção.

Aprenda um idioma. Ou mais! Falar um segundo ou até um terceiro idioma coloca o profissional na dianteira de quaisquer vagas, seja no Brasil ou fora do País.

Enfim, as dicas acima são só uma ponta do iceberg gigante que é a tão propagada e fundamental área de Tecnologia. As lideranças de RH têm um desafio e tanto pela frente para avançar também no projeto de desenvolvimento de habilidades e competências críticas. Há um espaço imenso a ser explorado. Espero poder ajudar na construção de uma carreira em um segmento que esbarra na escassez de talentos e que são disputadíssimos no atual cenário de transformação digital.

* Fabio Iamada, vice-presidente Financeiro e de Marketing da Orys, consultoria especializada em inteligência de dados


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar