Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projetos empresariais precisam prever infraestrutura para inteligência de negócios e segurança desde o início

Este é mais um desafio para os profissionais de facilities, que devem antever as necessidades estruturais de todas as áreas para garantir inteligência de negócios, eficiência operacional e segurança em todos os espaços operacionais

Os gestores de facilities são os responsáveis por assegurar que todas as áreas de uma empresa tenham a infraestrutura e os recursos necessários para sua eficiência operacional, segurança e inteligência aos negócios. Por esta razão, já enfrentam diversos desafios em seu cotidiano na busca pelas melhores soluções do mercado. Mas agora, depois da pandemia, as expectativas se ampliaram com a responsabilidade de garantir também o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, além da segurança cibernética e privacidade.

“Facilities é o elo de ligação entre todas as áreas de uma companhia e seu papel é fundamental para a unificação dos processos e atendimento das necessidades de todos os profissionais. Por isto, os gestores de facilities são acionados de imediato quando se pensa em qualquer novo espaço operacional ou projeto de modernização e devem sempre prever as demandas futuras, especialmente em termos de novas tecnologias e segurança”, afirma José Castro, gerente de Relações Institucionais da Genetec Brasil.

Para auxiliá-los nesta tarefa, a Genetec Inc., fornecedora líder de tecnologia em soluções unificadas de segurança pública e privada, gestão operacional e inteligência de negócios, aponta os principais pilares a serem considerados desde o início de novos projetos, nos quais a colaboração de facilities com as áreas é essencial para evitar transtornos e riscos futuros:

· Segurança patrimonial – as soluções de segurança estão cada vez mais modernas e integradas às demais ferramentas tecnológicas da empresa. Por isto, precisam ser contempladas desde o início dos projetos a fim de evitar atrasos na finalização da obra ou a necessidade de correções para adequação de cabeamentos e espaços depois da entrega feita pela construtora. Ou pior, revisão de todo o projeto em função da impossibilidade de providenciar a infraestrutura necessária para todos os sistemas ou de dificuldades de expansão por conta de limitações na infraestrutura.

· Fluidez de pessoas e veículos dentro do edifício – é preciso já no começo do projeto definir como será o controle de acesso de pessoas e veículos ao local, preferencialmente por meio de uma plataforma unificada que permita aos sistemas conversarem entre si e oferecerem uma visão geral da operação em uma única tela. Com isso, são evitados problemas operacionais no fluxo de visitantes, prestadores de serviços e funcionários, além de erros comuns e atrasos nos processos manuais de coleta das informações que subsidiam os relatórios. “Outro aspecto fundamental hoje é garantir que estes controles sejam feitos e visualizados pelos gestores de diferentes áreas por meio de seus celulares, independentemente de sua localização e do horário. A disponibilização destas informações móveis facilita a tomada de decisões para impedir aglomerações desnecessárias, prevenir e evitar eventuais invasões ou acessos não autorizados a áreas restritas”, explica Castro.

· Garantir videomonitoramento para ter visão panorâmica do que ocorre em todas as áreas da organização, o que agiliza eventuais investigações para dar respostas imediatas a determinadas ocorrências. Com isto é otimizada a operação de segurança, poupando tempo e a necessidade de alocação de recursos humanos, bem como evita a perda de evidências. É preciso pensar estrategicamente no tipo de equipamento a ser usado, em seu controle unificado, e nas áreas estratégicas para sua instalação, além de investir em uma ferramenta garanta a segurança dos dados e a privacidade das pessoas gravadas, entre outros aspectos.

· Assegurar a possibilidade de uso de dispositivos IoT para automação de tarefas e processos de diferentes áreas, com dispositivos variados, capacidade estrutura e energética suficiente, integrados a uma plataforma unificada de segurança e inteligência de negócios, como o Security Center, para evitar futuras imitações em projetos de automação. “No Brasil, a transformação digital tem se intensificado e o uso de Internet das Coisas (IoT) está disseminado em diferentes indústrias, o que torna o provisionamento de infraestrutura para estas soluções indispensável”, acrescenta o gerente.

De acordo com o executivo, a Genetec tem se empenhado em disseminar conhecimentos sobre as novas soluções de segurança, eficiência operacional e inteligência de negócios junto aos profissionais de facilities, devido a sua posição estratégica em companhias de todos os setores. “Com este intuito, nós nos associamos à ABRAFAC, por exemplo, e temos participado de diferentes ações desta instituição para viabilizarmos o intercâmbio de informações com estes profissionais, que têm nos ensinado muito sobre suas demandas e como podemos contribuir para tornar seu dia a dia mais eficiente e seguro, bem como o ambiente profissional mais agradável e colaborativo”, completa Castro.

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de matrículas (ALPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 154 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo