Brasil,

Cresce presença de mulheres em cursos de tecnologia e desenvolvimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Besseler
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Boas oportunidades de trabalho estão atraindo cada vez mais mulheres para a área de tecnologia. Na SoulCode Academy, de educação tecnológica, as mulheres já representam 55% dos alunos

A área de tecnologia é uma das principais geradoras de vagas no mercado de trabalho. Somente no primeiro semestre de 2021, o aumento do número de vagas nas 30 maiores fintechs no país foi de 466%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos. Dados da Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, apontam que, até 2025, o Brasil vai precisar de 797 mil profissionais para atuar em tecnologia da informação e da comunicação.

As projeções da associação, divulgadas em dezembro de 2021, apontam para uma demanda de 159 mil profissionais ao ano, enquanto apenas 59 mil pessoas devem se formar na área anualmente. As chamadas tecnologias maduras, como Big Data & Analytics, Nuvem, Web Mobile, devem ser responsáveis por grande parte (59%) da geração de empregos na área. Seguidas pelas tecnologias emergentes (43%), como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain e Segurança da Informação, e pelas tecnologias de nicho (3%), que inclui Redes Sociais, Realidade Virtual, Robótica e Impressão 3D.

Educação tecnológica e oportunidades

O segmento, antes dominado pelos homens, vem atraindo cada vez mais mulheres, que estão buscando formação profissional em áreas como programação e desenvolvimento. Segundo pesquisa do Banco Nacional de Empregos, de janeiro a maio de 2021 o interesse das mulheres em vagas de TI cresceu 22% na comparação com 2020, passando de 10.375 para 12.716 candidaturas.

O aumento do interesse das mulheres pelos cursos da área de tecnologia também foi registrado na SoulCode Academy, edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. Lançada em dezembro de 2020, a edtech oferece cursos totalmente gratuitos em áreas como engenharia de dados, Web Full Stack Jr, Front-End e Mobile e Google Cloud Computing e Salesforce. Atualmente, as mulheres representam 55% dos alunos da edtech.

Uma das alunas formadas pela SoulCode é Samantha da Costa Cavarzzan, de 23 anos. Natural de Xanxerê, em Santa Catarina, Samantha tem formação em estética e, mesmo atuando na área, não enxergava chances de ascensão na carreira e nem de melhorar sua remuneração.

Influenciada por alguns amigos que já trabalhavam em empresas de tecnologia, em 2019 resolveu iniciar uma nova formação e passou a cursar Engenharia de Software, com foco em Java Script, na Unicesumar. Com a faculdade em andamento e segura de sua escolha, no mesmo ano decidiu sair definitivamente do trabalho com estética e concentrar todas as energias na formação em tecnologia.

Em janeiro de 2021 viu a postagem de um professor sobre o curso de Web Full Stack, da SoulCode, inscreveu-se e foi selecionada. O curso, integral e com duração de quatro meses, foi conciliado com a faculdade, e os dois foram feitos em paralelo e a distância. “O curso foi uma imersão e uma excelente oportunidade de troca e interação com pessoas de todo o Brasil, de diferentes classes e gêneros”, lembra Samantha.

Ainda durante o curso, Samantha trabalhou em um projeto com mais quatro alunos e recebeu uma proposta de trabalho da Niteo, startup brasileira que soluciona desafios de negócios por meio da tecnologia, e é parceira da SoulCode.

“Os principais pilares da SoulCode Academy são inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. Para ajudar a diminuir a disparidade de qualificação profissional entre gêneros, tivemos, inclusive, uma turma voltada apenas para mulheres”, relembra Fabricio Cardoso, cofundador e duretor-geral da edtech. “Ficamos muito felizes quando vemos que nossos alunos, como a Samantha, encontraram um novo caminho, que permitiu ressignificar sua carreira e sua vida”, comemora.

Para Josmar Machado, CEO da Niteo, iniciativas que qualifiquem profissionais são fundamentais. “A expansão do nosso mercado depende da formação qualificada, que garante o crescimento em escala tendo como uma base uma equipe forte, ágil e inovadora”, revela o executivo.

Como prova de que o mercado de tecnologia não para, Samantha foi contratada no mês de junho pela Niteo para atuar como analista de dados júnior e já faz planos para seguir sua especialização na área de dados. “Mesmo com o trabalho em home-office me sinto totalmente integrada à rotina e aos colegas de trabalho, o que me motiva a aprender cada vez mais”, reconhece a analista.

Feliz com a ressignificação de sua carreira e com o caminho que decidiu seguir, Samantha já começou a influenciar pessoas e atraí-las para o segmento. O namorado também fez o curso da SoulCode e o próximo deverá ser o irmão.

Sobre a SoulCode Academy

A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. A startup nasceu em dezembro de 2020, em meio à maior pandemia das últimas décadas, em face à alta demanda de profissionais capacitados na área de programação. O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos. Fundada por Carmela Borst, Fabricio Cardoso, Juana Pinkalsky e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas.

Para mais informações sobre a SoulCode Academy acesse o site https://soulcodeacademy.org

Sobre a Niteo

A Niteo soluciona desafios de negócios por meio da tecnologia, elevando a eficácia e a eficiência operacional de empresas de diferentes segmentos. Fundada em 2005, oferece serviços especializados para análise de dados avançada, aplicação de inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos low-code e capacitação de profissionais em tecnologia. Possui cases de sucesso em mais de 250 empresas como Tigre, Itaú, Aon, Suzano Papel e Celulose, Ontex, B3 e Heineken.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar